sábado, 20 de outubro de 2012

TRABALHANDO COM O LÚDICO!


1)- Cobra-cega 
Objetivo
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil. 
2)- Andar de trem;

Objetivo
 Contribuir para a socialização e a integração das crianças enquanto brincam.
Contribuir para o desenvolvimento
da linguagem; 
 Contribuir para o desenvolvimento da expressão corporal.
3)- Corre cotia
Objetivo
Desenvolver a praxe global (coordenação motora) e agilidade corporal.
4)- Batata quente
Objetivos
Contribuir para a socialização das crianças; 
 Desenvolver a atenção e a agilidade enquanto    brincam.
5)- Põe a mão na cabeça (musica da raposa) 

Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento corporal identificando as partes do corpo; 
Contribuir para a socialização das crianças e para o desenvolvimento da linguagem enquanto cantam a música. 
6)- Vamos passear (jogo simbólico). 

Objetivo
Desenvolver da imaginação e da fantasia, assimilação da realidade ao "eu". 
7)- Produção de massinha

Objetivo
Desenvolver a criatividade e a coordenação motora.



Dinâmicas para Crianças 5

1. CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
FORMAÇÃO: círculos
ORGANIZAÇÃO: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
EXECUÇÃO: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pegá-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.

2. QUAL O PERFUME?
IDADE:  9 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
FORMAÇÃO: círculos
ORGANIZAÇÃO: alunos em círculos, sendo que um irá para o centro com olhos vendados
EXECUÇÃO: o professor dará ao alunos do centro para cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros qual foi o primeiro, etc.

3. TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento perspectivo
LOCAL: Ar livre, salão
FORMAÇÃO: círculo
ORGANIZAÇÃO: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
EXEC.: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

4. COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE:  9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
FORMAÇÃO: círculo
ORGANIZAÇÃO: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
EXECUÇÃO: os companheiros passam a bola entre si e ao sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.

5. GARRAFA MÁGICA
IDADE:  8 anos em diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
FORMAÇÃO: círculo
ORGANIZAÇÃO: os alunos em círculo, o professor no centro
EXECUÇÃO: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

6. COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
FORMAÇÃO: fileiras
ORGANIZAÇÃO: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças penduradas
EXECUÇÃO: ao sinal procurar morder a maçã que lhe corresponde, sem segurá-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro, ou ainda o que comer a maçã primeiro.

7. O CACHORRO E O OSSO
IDADE:  7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
FORMAÇÃO: círculo
ORGANIZAÇÃO: os alunos em círculos. Um sentado ao centro tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”
EXECUÇÃO: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

8. O MICO
IDADE:  7 anos em diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
FORMAÇÃO: círculo
ORGANIZAÇÃO: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
EXECUÇÃO: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

9. ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
FORMAÇÃO: círculo
ORGANIZAÇÃO: alunos numerados seguidamente formando um círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
EXECUÇÃO: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.

Avaliação

O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras. 
Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute sobre os mais variados assuntos (final de semana, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, a chamada entre outros); em seqüência apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia vigente. 

Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti.
Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança"    
 ( Anônimo) By Lully.

Nenhum comentário:

Postar um comentário