Objetivos
- Analisar o modo de introdução do discurso do personagem na fala do narrador:
discurso direto e indireto.
- Constituir um repertório de marcas gráficas.
- Reconhecer as diferenças de efeitos de sentido no uso dos discursos direto e
indireto.
Conteúdo específico
- Pontuação nos discursos direto e indireto.
Tempo
Cinco aulas.
Anos
9º ano.
Material necessário
Cópias de cinco textos de um mesmo gênero (contos, crônicas, lendas ou fábulas)
que utilizem de maneiras variadas o discurso direto (com aspas, travessão,
dois-pontos, parágrafo) e o indireto (com recursos diversos para contar o que
diz o personagem).
Flexibilização
Para que alunos com deficiência auditiva possam participar desta sequência
didática, o primeiro passo é ter cópias dos textos para que todos acompanhem a
leitura. Disponha a turma em duplas, de maneira em que o aluno surdo seja
acompanhado por uma criança bastante concentrada e com expressividade gestual.
Numa primeira leitura peça para que grifem de cores diferentes os trechos em
que ocorre o narrador e os trechos em que ocorrem falas ou pensamentos de
personagens. Em seguida, peça que listem as personagens e que façam a leitura
dramatizada, encenando a história e utilizando mímica. Garanta a participação
do estudante com deficiência auditiva.
Durante a leitura dramatizada, faça com que todos verifiquem os discursos
utilizados e solicite para que marquem o discurso direto e o discurso indireto
em cores diferentes. O uso do travessão como marca do discurso direto deve ser
apresentado para a criança surda, explicando-se que para mostrar o diálogo na
escrita empregamos o travessão (identificado pelo símbolo). Peça que as duplas
observem os diferentes efeitos do discurso direto e do discurso indireto nas
narrativas. Questione a turma: qual discurso utilizado traz mais vida às personagens?
Depois de discutirem oralmente as diferenças de sentido e de efeito dos
discursos com a turma e garantir que tenham grifado os textos, anote todos os
apontamentos no quadro, para acompanhamento do aluno com deficiência auditiva.
Desenvolvimento
1ª etapa
Forme duplas e distribua dois textos.
Eles devem mostrar maneiras diferentes de apresentar a fala dos personagens
(pelo discurso direto e pelo indireto). Discuta as obras dos autores, seu
estilo e as características do gênero. Dê alguns minutos para que todos leiam
individualmente o material. Em seguida, diga que notem como cada autor
organizou o discurso e produziu efeitos utilizando a pontuação para construir o
sentido.
Flexibilização para deficiência
intelectual
Se o estudante ainda não dominar a leitura, faça dupla com ele ou o
coloque com um colega mais competente. Leia alguns diálogos marcando bem a
entonação de voz do personagem e peça que acompanhe sua leitura seguindo as
palavras e pontuações com o dedo.
2ª etapa
Peça que observem qual diferença há
entre os textos em relação aos discursos direto e indireto. Em qual das
maneiras as reações do falante são retratadas com mais fidelidade? Qual jeito
de contar a história deixa o leitor mais distante das reações?
3ª etapa
Retome os dois textos e peça que os
estudantes identifiquem as marcas de 1ª pessoa e de 3ª pessoa, relacionando-as
com seus efeitos de sentido. Diga que os alunos destaquem com lápis coloridos
as formas de representar as falas dos personagens. A intenção é que percebam a
presença no discurso direto de verbos em 1ª pessoa (quando o autor reproduz
literalmente a fala do personagem) e que no discurso indireto os verbos estão
em 3ª pessoa (e o narrador conta o que o personagem falou).
Flexibilização para deficiência
intelectual
Peça que, em casa, o aluno memorize alguns diálogos para apresentar para
os colegas.
4ª etapa
Levante a discussão sobre as diferentes
possibilidades de marcar no texto o discurso direto: dois-pontos, aspas,
parágrafo e travessão. Apresente mais dois textos para que possam observar como
outros autores os utilizaram.
Flexibilização para deficiência
intelectual
Dê ao aluno uma legenda com essas pontuações e peça que circule-as no
texto.
5ª etapa
Apresente ainda um novo texto que
mostre diferentes maneiras de o travessão indicar o discurso do personagem: no
início da frase (por exemplo, em - Oi, tudo bem?), no meio dela ("[...]
- ele perguntou, e continuou - [...]) ou no fim ([...] - Samuel falou).
Peça que façam a mesma análise com os outro sinais. Organize com o grupo o
registro do conhecimento construído por meio da observação, discussão e análise
dos textos estudados.
Avaliação
É hora de os alunos aplicarem o que foi
aprendido no estudo dessa sequência. Organize atividades individuais de análise
de pontuação de textos e depois discuta coletivamente, fazendo intervenções
específicas. Observe também se usam esses recursos de pontuação nas próximas
produções de texto.
By Lully.
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