segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O QUE FAZER, CASO A CASO

"Deficiente"
É aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino."Louco"É quem não procura ser feliz."Cego"É aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria."Surdo"É aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão."Mudo"É aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia."Paralítico"É quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda."Diabético"É quem não consegue ser doce."Anão"É quem não sabe deixar o amor crescer.
Deficiência auditiva 
  • A escola precisa providenciar um intérprete para os alunos que já dominam a libras e um educador disponível a ensinar a linguagem a professores e crianças 
  • Fale sempre de frente, os alunos precisam enxergar seus lábios 
  • Sempre que possível, utilize recursos visuais 
  • Use gestos, pois facilitam a compreensão
Deficiência visual 
  • Solicite os materiais específicos, como os utensílios para escrever em braile e o soroban, audiolivros ou lupas e um profissional disposto a ensinar a escola a ler e escrever em braile. Também é fundamental garantir a acessibilidade em toda a escola, como sinalizações e comunicados traduzidos 
  • Acrescente estímulos orais às explicações 
  • Não mude os móveis de lugar com frequência para prevenir acidentes
Deficiência física
  • Os materiais específicos podem ser pranchas ou presilhas para prender o papel na mesa, suportes para lápis e canetas e até computadores
  • Alargamento de portas, instalação de rampas e barras de apoio facilitam a mobilidade dos alunos
Deficiência mental
  • Informe-se com a família e os profissionais que acompanham o estudante sobre as necessidades dele e os instrumentos adequados para a aprendizagem
  • Estimule habilidades sociais e interpessoais
  • Faça avaliações compatíveis com o potencial de cada um. As comparações entre alunos são sempre prejudiciais
  • Planeje metodologias de ensino com recursos diversificados e dê aos conteúdos um significado prático e instrumental.
  •  ( Silvana Lima) By Lully.

Nenhum comentário:

Postar um comentário