Objetivos
- Reconhecer que há mais de uma possibilidade de resolução para a mesma
situação-problema.
- Socializar diferentes estratégias para conhecer e entender outros
procedimentos de cálculo.
Anos
2º e 3º anos
Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Nem sempre o aluno com deficiência intelectual vai conseguir resolver um mesmo
problema com base em diferentes estratégias, mas é importante que ele
compartilhe como conseguiu resolver e perceba como os colegas o fizeram. Se ele
conseguir encontrar uma forma adequada para resolver problemas do campo
aditivo, por exemplo, esse já pode ser um grande avanço. Vale, também,
relacionar os problemas com assuntos cotidianos, que façam parte do dia a dia
da criança. Utilizar recursos visuais, como as figurinhas do álbum citado nesta
atividade, contribui para que o aluno consiga compreender as estratégias que
podem ser utilizadas. Amplie o tempo de realização das atividades, antecipe as
etapas para o aluno sempre que possível e conte com a ajuda dos responsáveis
pelo AEE.
Desenvolvimento
Divida a turma em duplas e apresente o problema: "Paulo tinha 47
figurinhas em seu álbum. Ontem, colou 12. Quantas figurinhas Paulo tem?"
Cada dupla deve discutir as possibilidades de resolução que serão utilizadas.
Circule pela sala e verifique os procedimentos empregados. Nesse momento, não
intervenha ou dê pistas sobre como resolver. Caso a turma apresente
dificuldades, intervenha perguntando: o que aconteceu com as figurinhas? Peça
que registrem seu pensamento. Isso facilita a organização das ideias e permite
que cada um tenha mais clareza do que é solicitado. Proponha que as crianças que
usaram diferentes procedimentos troquem de duplas e expliquem para o colega
como resolveram. Incentive-as a comparar as estratégias, e não apenas o
resultado final. Peça que três alunos expliquem os procedimentos utilizados
para o restante da classe (o ideal é que pelo menos um utilize a contagem). Por
exemplo: o que contou se perdeu e chegou a 51. O segundo contou 12 vezes a
partir do 47 e chegou a 58. O último apresentou a seguinte resolução 10 + 10 +
10 + 10 + 10 + 7 + 2 = 59. Questione: qual foi o caminho utilizado? Por que
você resolveu assim? Outros estudantes que fizeram da mesma forma podem ajudar
a explicar. Proponha uma reflexão sobre os resultados obtidos com base no uso
da contagem e da decomposição. Pergunte: os cálculos para esse problema estão
certos? Em qual deles é menor a margem de erro? Por quê? Peça que eles
registrem o raciocínio utilizado.
Avaliação
Analise os registros feitos por cada aluno e se eles avançaram em relação aos
procedimentos utilizados. Observe também a participação nas situações de
discussão, registrando as opiniões.(Revista Nova Escola) By Lully.
Nenhum comentário:
Postar um comentário