Objetivo
- Resolver problemas que envolvam a utilização dos números em diferentes
contextos.
Conteúdo
- Relação entre os números usando estimativa em contexto significativo.
Ano
1º ao 3º.
Tempo estimado
Três aulas.
Flexibilização
Para aluno com deficiência intelectual (tem noção
de quantidade e faz cálculos)
A atividade envolve habilidades de raciocínio elaboradas. Para o aluno se
familiarizar com a consigna previamente, dê tarefas extras para serem
realizadas em casa ou junto ao AEE, como frases simples que envolvam o mesmo
raciocínio. Por exemplo: "Hoje é segunda-feira e Lucas vai ganhar um
presente daqui a _____ dias, na sexta-feira desta semana". Quando fizer a
proposta com a turma toda, preocupe-se em dividir o texto e pedir que ele
responda trecho a trecho, discutindo sobre as resoluções e dúvidas sempre que
for preciso. Saiba que o estudante deve necessitar de mais tempo que os demais
para realizar a atividade, e que não há problema se não completar o texto no
tempo determinado. Organize a dupla com um colega de nível mais próximo de
desenvolvimento, para favorecer mais a atuação e a aprendizagem.
Material necessário
Cópias do seguinte texto:
Na ___ semana de abril, numa ___ feira, cerca de ___ pessoas participaram
da reunião da Associação de Pais e Mestres da escola. No encontro, ___
assuntos foram discutidos. Os presentes comeram ___ salgadinhos no
total e consumiram ___ garrafas de refrigerante de ___ litros cada.
O ponto principal da reunião foi a organização da Festa Junina. Foi
decidido que o evento seria realizado no dia ___ de junho, ou seja,
cerca de ___ dias depois do início das aulas e ___ dias antes do início
das férias de julho. Estima-se que ___ pessoas comparecerão à festa,
bem mais do que os ___ do ano passado. Para elas, haverá ___ barracas
de jogos e ___ barracas de comes e bebes. O ponto alto vai ser a quadrilha,
com ___ alunos participantes.
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua o texto e peça que os alunos preencham as lacunas em duplas. Diga que
o importante não é indicar um número específico, mas saber justificar a opção e
a relação entre os valores que serão completados. Ao fim do trabalho, solicite
aos estudantes que expliquem suas decisões para toda a turma. Para os que
necessitem, forneça uma lista que pode ser usada para consulta, como 150 / 4ª / 30 / 4 / 300 / 41 / 3 / 120
/ 5ª / 5 / 25 / 80 / 8 / 7 e 1,5.
Avaliação
Prepare outro texto com base no modelo. Verifique se os alunos colocaram nas
lacunas os números de acordo com o contexto pedido.( Revista Nova Escola) By Lully.
Nenhum comentário:
Postar um comentário