quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM



O professor deve lançar mão de recursos que levem o aluno à motivação para que a aprendizagem ocorra, realmente, de maneira eficaz. Será possível ainda formar cidadãos éticos e interessados no saber?
Os professores estão sempre se perguntando sobre o que devem fazer para que os alunos  realmente aprendam.

Segundo o dicionário Silveira Bueno, motivação quer dizer exposição de motivos ou causas; animação; entusiasmo. Através dessas definições, pode-se constatar que estar motivado é estar animado, entusiasmado. Para isso, é necessário ter motivos para se chegar a esse estado.
Qualquer coisa que se faça na vida, é necessário primeiro a vontade de realizá-la, senão nada acontece. Isso também ocorre na educação. Educação requer Ação e como resultado dessa ação, há o APRENDIZADO. Mas para que se realize a ação e esta resulte no aprendizado é necessário, inicialmente, que haja a VONTADE, nesse caso, a vontade de aprender. O professor deve descobrir estratégias, recursos para fazer com que o aluno queira aprender, em outras palavras, deve fornecer estímulos para que o aluno se sinta motivado a aprender. Como por exemplo:
• Dar tratamento igual a todos os alunos;

• Aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola no momento de montar o currículo, incluir temas que tenham relação, isto é, estejam ligados à realidade do aluno, a sua história de vida, respeitando a sua vida social, familiar;

• Mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor;

• Ser paciente e compreensivo com o aluno;

• Procurar elevar a auto-estima do aluno, respeitando-o e valorizando-o;

• Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras;

• Mostrar-se aberto e afetivo para e com o aluno;

• “Acolher” realmente o aluno;

• Dar carinho e limites na medida certa e no momento adequado;

• Manter sempre um bom relacionamento com o aluno, e conseqüentemente,
um clima de harmonia;

• Fazer de cada aula um momento de real reflexão;

• Ter expectativas positivas acerca do aluno;

• Saber ouvir o aluno;

• Não ridicularizá-lo jamais;

• Amar muito o que faz, a sua profissão de professor;

• Mostrar para o aluno que ele pode fazer a DIFERENÇA, isto é, que ele tem o seu lugar e o seu valor no mundo;

• Perceber que ele, o professor, pode fazer a DIFERENÇA, para o aluno;


O professor deve ensinar o aluno a ser ético e crítico, mostrando a ele que a crítica é boa , desde que feita de maneira adequada e que a ética é fundamental em qualquer relacionamento humano, em qualquer ambiente:
Familiar, Social, Escolar, entre outros.     
By Lully.                                   

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