Objetivos
- Ler textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito.
- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita
alfabético.
Conteúdo
- Leitura.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo estimado
Um mês.
Material necessário
Livro Salada, Saladinha (Maria José da
Nóbrega e Rose Pamplona, 56 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-17-2002, 20 reais),
cartolinas e lápis de cor.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem. Escreva
cada uma delas em cartazes para apresentá-las ao grupo e organize um momento
para brincar com elas. Assegure-se de que as crianças consigam recitar os
textos coletiva e individualmente.
Flexibilização para deficiência intelectual
Reproduza esses cartazes em folha sulfite e encaminhe ao AEE para que o
aluno tenha mais oportunidade de aproximação e memorização.
2ª etapa
Apresente o livro Salada Saladinha e proponha a
publicação de uma coletânea de parlendas organizada pela turma. Oriente os
alunos a decidir aspectos como "quem serão os leitores". Em grupos,
eles devem manusear o livro para observar como ele é organizado.
Flexibilização para deficiência
intelectual
Explique individualmente para o aluno, dê exemplos de atividades
semelhantes que ele já participou e mostre algumas produções.
3ª etapa
Produza com a classe uma lista com o nome das parlendas conhecidas e proponha
que selecionem as que vão compor a coletânea. Liste as tarefas que devem ser
cumpridas para a organização da publicação, como a seleção de textos e a
elaboração da dedicatória, das ilustrações e da capa, definindo o prazo para o
lançamento.
4ª etapa
Distribua para cada dupla cópias de parlendas escritas em letra bastão,
misturando um texto selecionado a outros do mesmo gênero que não foram
escolhidos para o livro. Nenhum deles deve conter o título, para que os alunos
tenham de fazer a leitura do texto inteiro a fim de identificá-los. Para
selecionar o o que entregar a cada dupla, atente-se para as características
quantitativas e qualitativas das parlendas. Observe o conjunto abaixo. A tarefa
das crianças é localizar a parlendaSanta Luzia:
Texto I
SANTA LUZIA
PASSOU POR AQUI
COM SEU CAVALINHO
COMENDO CAPIM
SANTA LUZIA
QUE TINHA TRÊS FILHAS:
UMA QUE FIAVA
UMA QUE TECIA
UMA QUE TIRAVA
O CISCO QUE HAVIA
Texto II
SANTA CLARA CLAREOU,
SÃO DOMINGOS ALUMIOU.
VAI, CHUVA!
VEM, SOL!
VAI CHUVA!
VEM SOL!
PRA SECAR O MEU LENÇOL!
Texto III
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TEM FOME
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TE COME
Entregar aos estudantes os textos I, II e III; ou os textos I e II, ou ainda os
textos I e III, consiste em decisões didáticas que apresentam distintos
problemas de leitura. Entre Corre Ratinho e Santa Luzia, há mais contrastes quantitativos e qualitativos
do que entre Santa Luzia e Santa Clara Clareou, o que torna a tarefa mais
desafiadora.
A leitura dos textos I, II e III pode colocar desafios para as crianças
que já pensam nos aspectos quantitativos do sistema de escrita, enquanto a proposta
com os textos I e III é desafiadora para quem está começando a considerá-los. O
tamanho das parlendas, a quantidade de estrofes, as letras usadas e a
existência ou não de termos repetidos nos textos são alguns dos índices a
considerar ao planejar as sessões de leitura.
Como sabem o que está escrito, antecipar onde isso está escrito é a
primeira estratégia usada pelos estudantes. Nessas sessões de leitura, a ação
dos alunos será buscar ajustar as cadeias orais aos segmentos escritos. Não é
óbvia para eles a relação entre o oral e o escrito, entre as partes e o todo.
Desse modo, favoreça que possam colocar em jogo o que sabem sobre o sistema de
escrita, mas passem a incluir, ao longo das sessões, novos aspectos não
considerados inicialmente.
Garanta que todos justifiquem essas antecipações levando em conta as
marcas gráficas do texto. Identificados os textos a ser publicados, recolha as
parlendas não selecionadas, deixando com cada dupla a parlenda escolhida.
Solicite que todos planejem e executem as ilustrações dos textos e da capa do
livro.
Flexibilização para deficiência
intelectual
Diferencie as tarefas em cada grupo e flexibilize o tempo para o aluno
com deficiência. Estimule o desenvolvimento oral dele. Peça que a família leia
parlendas para ele e, de tarefa, que faça as ilustrações do livro.
5ª etapa
Reúna as parlendas ilustradas e a capa, proponha a escrita da dedicatória e
comunique à comunidade escolar o lançamento da coletânea.
Produto final
Coletânea de parlendas.
Avaliação
Observe os progressos dos alunos em relação à construção do sistema de escrita
e ao desenvolvimento de comportamentos leitores:
- Os estudantes memorizaram e se divertiram com as parlendas?
- Ampliaram o repertório de parlendas conhecidas?
- Realizaram as tarefas de leitura, arriscando-se a antecipar o que estava
escrito e verificando as antecipações, considerando as marcas gráficas e os
índices quantitativos e qualitativos?
By Lully.
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