quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Leitura de parlendas na alfabetização inicial


Objetivos 
- Ler textos conhecidos de memória, ajustando o oral ao escrito. 

- Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético. 


Conteúdo
- Leitura. 



Anos 
1º e 2º anos. 



Tempo estimado 
Um mês. 



Material necessário 
Livro Salada, Saladinha (Maria José da Nóbrega e Rose Pamplona, 56 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-17-2002, 20 reais), cartolinas e lápis de cor. 



Desenvolvimento 
1ª etapa
Selecione parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem. Escreva cada uma delas em cartazes para apresentá-las ao grupo e organize um momento para brincar com elas. Assegure-se de que as crianças consigam recitar os textos coletiva e individualmente.

Flexibilização para deficiência intelectual

Reproduza esses cartazes em folha sulfite e encaminhe ao AEE para que o aluno tenha mais oportunidade de aproximação e memorização.
 2ª etapa

Apresente o livro Salada Saladinha e proponha a publicação de uma coletânea de parlendas organizada pela turma. Oriente os alunos a decidir aspectos como "quem serão os leitores". Em grupos, eles devem manusear o livro para observar como ele é organizado. 
Flexibilização para deficiência intelectual 

Explique individualmente para o aluno, dê exemplos de atividades semelhantes que ele já participou e mostre algumas produções. 


3ª etapa
Produza com a classe uma lista com o nome das parlendas conhecidas e proponha que selecionem as que vão compor a coletânea. Liste as tarefas que devem ser cumpridas para a organização da publicação, como a seleção de textos e a elaboração da dedicatória, das ilustrações e da capa, definindo o prazo para o lançamento. 



4ª etapa
Distribua para cada dupla cópias de parlendas escritas em letra bastão, misturando um texto selecionado a outros do mesmo gênero que não foram escolhidos para o livro. Nenhum deles deve conter o título, para que os alunos tenham de fazer a leitura do texto inteiro a fim de identificá-los. Para selecionar o o que entregar a cada dupla, atente-se para as características quantitativas e qualitativas das parlendas. Observe o conjunto abaixo. A tarefa das crianças é localizar a parlendaSanta Luzia: 



Texto I 
SANTA LUZIA 
PASSOU POR AQUI 
COM SEU CAVALINHO 
COMENDO CAPIM 
SANTA LUZIA 
QUE TINHA TRÊS FILHAS: 
UMA QUE FIAVA 
UMA QUE TECIA 
UMA QUE TIRAVA 
O CISCO QUE HAVIA 



Texto II 
SANTA CLARA CLAREOU, 
SÃO DOMINGOS ALUMIOU. 
VAI, CHUVA! 
VEM, SOL! 
VAI CHUVA! 
VEM SOL! 
PRA SECAR O MEU LENÇOL! 



Texto III 
CORRE, RATINHO 
QUE O GATO TEM FOME 
CORRE, RATINHO 
QUE O GATO TE COME 



Entregar aos estudantes os textos I, II e III; ou os textos I e II, ou ainda os textos I e III, consiste em decisões didáticas que apresentam distintos problemas de leitura. Entre Corre Ratinho e Santa Luzia, há mais contrastes quantitativos e qualitativos do que entre Santa Luzia e Santa Clara Clareou, o que torna a tarefa mais desafiadora.
A leitura dos textos I, II e III pode colocar desafios para as crianças que já pensam nos aspectos quantitativos do sistema de escrita, enquanto a proposta com os textos I e III é desafiadora para quem está começando a considerá-los. O tamanho das parlendas, a quantidade de estrofes, as letras usadas e a existência ou não de termos repetidos nos textos são alguns dos índices a considerar ao planejar as sessões de leitura.
Como sabem o que está escrito, antecipar onde isso está escrito é a primeira estratégia usada pelos estudantes. Nessas sessões de leitura, a ação dos alunos será buscar ajustar as cadeias orais aos segmentos escritos. Não é óbvia para eles a relação entre o oral e o escrito, entre as partes e o todo. Desse modo, favoreça que possam colocar em jogo o que sabem sobre o sistema de escrita, mas passem a incluir, ao longo das sessões, novos aspectos não considerados inicialmente.
Garanta que todos justifiquem essas antecipações levando em conta as marcas gráficas do texto. Identificados os textos a ser publicados, recolha as parlendas não selecionadas, deixando com cada dupla a parlenda escolhida. Solicite que todos planejem e executem as ilustrações dos textos e da capa do livro.
Flexibilização para deficiência intelectual 

Diferencie as tarefas em cada grupo e flexibilize o tempo para o aluno com deficiência. Estimule o desenvolvimento oral dele. Peça que a família leia parlendas para ele e, de tarefa, que faça as ilustrações do livro. 


5ª etapa
Reúna as parlendas ilustradas e a capa, proponha a escrita da dedicatória e comunique à comunidade escolar o lançamento da coletânea.


Produto final 
Coletânea de parlendas.


Avaliação 
Observe os progressos dos alunos em relação à construção do sistema de escrita e ao desenvolvimento de comportamentos leitores: 
- Os estudantes memorizaram e se divertiram com as parlendas? 
- Ampliaram o repertório de parlendas conhecidas? 
- Realizaram as tarefas de leitura, arriscando-se a antecipar o que estava escrito e verificando as antecipações, considerando as marcas gráficas e os índices quantitativos e qualitativos?


By Lully.

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