Objetivos
- Conhecer geograficamente o espaço do cotidiano.
- Entender as condições de mobilidade existentes.
- Avaliar o espaço e sua influência na qualidade de vida.
Conteúdos
- Espaço e delimitação em escala.
- Mobilidade urbana e meios para sua realização.
Anos
8º e 9º.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Mapa do município ou de segmentos de área metropolitana, lápis de cinco cores
diferentes, além de um preto (de preferência 2B, de grafite macio), régua e um
computador com acesso à internet, se possível.
Flexibilização
Inserir fotos de lugares conhecidos e frequentados pelo aluno com deficiência
intelectual no mapa pode ajudá-lo a traçar seus percursos e a escrever legendas
com descrições. Caso ele apresente limitações motoras, ele pode contar sobre a
sua rotina e falar mais sobre os lugares da cidade que conhece. Neste caso, o
tracejado no mapa pode ser feito por você ou por um colega. Ele também precisa
ter noções elementares de tempo e de quantificação para investigar os valores
de suas viagens. Amplie o tempo de realização da atividade e estimule o aluno a
contar sobre as próprias dificuldades de acessibilidade que enfrenta. Ele tem
muito a contribuir com o grupo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Instigue os estudantes a falar sobre seu cotidiano e observe se eles possuem
conhecimentos sobre mapas e/ou os utilizam em sua rotina. Exponha a primeira
etapa do trabalho e distribua o material. Defina a localização da escola como
um ponto de referência comum.
2ª etapa
Solicite aos alunos que localizem em seu mapa individual a escola, a casa, a
biblioteca, o supermercado ou outros locais frequentados por eles. Acompanhe as
inserções deles nos mapas. Depois, peça para traçarem percursos que são
realizados de ponto a ponto (da escola para a casa, por exemplo). Os traços
devem ser feitos durante uma semana, incluindo o sábado e o domingo, com um
lápis grafite do mesmo número, para que os traços fiquem com a mesma espessura
(se um percurso se repetir várias vezes na semana, o estudante fará um traço
imediatamente ao lado do outro e ele ficará mais espesso que os demais ao fim
da atividade). Eles devem anotar o tempo médio do trajeto ao lado de cada
traço, o tipo de transporte utilizado (ônibus, bicicleta etc.) e o valor gasto
(se um percurso foi feito dez vezes a um custo de R$ 2, o total foi de R$ 20,
por exemplo). Abra para discussão. Cada aluno apresenta seu mapa e fala das
condições de mobilidade disponíveis. Por fim, peça que observem pontos de lazer
(parques, bibliotecas etc.) em seu espaço cotidiano com base nas próprias
observações ou em sites (leia o quadro
Quer Saber Mais? desta matéria) e digam se os
frequentam e se gostariam de frequentá-los.
3ª etapa
Divida a classe em grupos de cinco alunos. Peça para cada grupo elaborar em
conjunto um mapa que reúna os mapas individuais feitos anteriormente. Em uma
nova cópia, eles devem assinalar os pontos frequentados em lápis preto (haverá
repetições, provavelmente, e elas devem ser assinaladas uma ao lado da outra).
Em seguida, cada aluno, com uma cor diferente de lápis, traça seus percursos e
faz uma legenda com a cor correspondente a seu nome. Isso resultará num espaço
cotidiano mais amplo e servirá para mostrar a mobilidade de todos os membros de
cada grupo. Peça que todos analisem o material, avaliando as condições de
mobilidade e dos espaços públicos.
Avaliação
Esta atividade permite dois tipos de avaliação. Na individual, cujo produto
principal é o mapa de cada aluno, deve-se aferir o cuidado e a organização da
observação e a capacidade de "cartografização" das informações -
senso de localização e obtenção de algo visualizável devem ser considerados. Na
coletiva, a experiência individual dará repertório à discussão e à produção do
mapa coletivo e do relatório.( Revista Nova Escola) By Lully.
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