terça-feira, 9 de outubro de 2012

O LUGAR DO JOGO NO TRATAMENTO DIAGNÓSTICO





O jogo é uma importante atividade criativa e curativa, pois permite à criança (re)viver ativamente as situações dolorosas que viveu passivamente, modificando os enlaces dolorosos e ensaiando na brincadeira as suas expectativas  da realidade. Constitui-se numa importante ferramenta terapêutica. Do ponto de vista cognitivo, significa a via de acesso ao saber.
Piaget afirma que o jogo simbólico, que surge ao redor de dois anos, permite à criança assimilar o mundo à medida do seu eu, deformando-o para atender os seus desejos e fantasias. Afirma também que o jogo tem uma evolução, começando com exercícios funcionais( correr, saltar, jogar bolinha, etc.) e seguidos pelos jogos simbólicos( imitar, dramatizar). Aparecem depois os jogos de construção, que vão aproximando-se cada vez mais do modelo, os jogos de regras, introduzindo a lógica operatória.
É muito importante mncionar os elementos de investigação que essa atividade nos oferece, já que é a maneira de nos assegurarmos da eficiência dos procedimentos adotados. Além do mais, o efeito terapêutico está implícito no próprio ato de jogar e, mais precisamente, na interpretação do terapêuta, quando este devidamente preparado, pode inferir o sentido latente que se mostra no jogo, pois ele funciona como uma via de expressão metonímica do desejo. No âmbito da psicopedagogia, tal interpretação significa tornar implícito, ao paciente, os aspectos do seu mundo psíquico que incidem como obstáculos à aprendizagem. É importante que o psicopedagogo possa jogar o jogo da criança, sem no entanto perder de vista o seu compromisso com a aprendizagem e lembrando que toda relação do sujeito com o mundo, depois que deixa de ser consequência de um reflexo, demanda aprendizagem.(Bossa,1994) By Lully.

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