PLANO DE AULA
MATEMÁTICA: JOGO TANGRAM
OBJETIVOS:
· Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese.
· Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria.
· Mostrar que a Matemática pode ser divertida.
CONTEÚDO:
. Figuras geométricas.
MATERIAL:
- Um tangram para cada criança, que pode ser reproduzido em cartolinas coloridas.
- giz de cera, canetinhas, cola, papel sulfite
PROCEDIMENTOS:
- Dividir a sala em grupos de 4 a 6 alunos;
- Distribuir um tangram para cada aluno;
- Conversar sobre a origem do tangram e como se joga.
- Os alunos vão construir figuras usando todas as peças do tangram.
- Distribuir exemplos de figuras formadas para tentar reproduzir
- Depois de montada a figura a criança deve colar na folha de sulfite e desenhar montando um cenário.
- Construir um mural com todas as figuras formadas para socialização no grupo.
AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade, a participação e o interesse.
PLANO DE AULA
PORTUGUÊS: JOGO - DESCUBRA SEU NOME
OBJETIVOS:
Identificar seu nome e/ou de seus colegas
Ampliar o repertório de palavras estáveis (nomes).
CONTEÚDO:
- Nomes próprios
DESENVOLVIMENTO:
Os alunos são divididos em dois grupos. É apresentado a um aluno de um grupo as tiras de nomes e o aluno deverá reconhecer o seu nome e mostrar aos outros colegas.
Se acertar marcará um ponto para sua equipe.
Vence a equipe que marcar mais pontos.
Depois do jogo as fichas com os nomes ficarão expostas no cartaz de chamadinha.
Variação:
O aluno deverá identificar em um dos cartões o nome de um colega.
MATERIAL:
Fichas de cartolina azul (meninos) e rosa (meninas) com os nomes dos alunos.
AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.
PLANO DE AULA - CIÊNCIAS
TEMA: “ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS”
OBJETIVOS:
ü Listar os vários tipos de animais domésticos e selvagens
ü Distinguir os animais selvagens de domésticos
ü Identificar a “função” do animal na natureza
RECURSOS
ü Cartaz com animais
ü Álbum de figurinhas
DESENVOLVIMENTO E PROCEDIMENTOS:
1º Momento: Com ajuda do cartaz com desenhos de animais explorar junto as crianças o conhecimento sobre os animais.
2º Momento: classificar os animais usando os atributos: selvagem e doméstico
3º Momento: fazer uma lista dos nomes de animais selvagens e domésticos
4º Momento: montagem de álbum de figurinhas com animais domésticos e selvagens
AVALIAÇÃO
ü Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos.
PLANO DE AULA - HISTÓRIA E GEOGRAFIA
TEMA: “A BANDEIRA COMO SÍMBOLO NACIONAL”
OBJETIVOS:
· Valorizar a bandeira como símbolo nacional
· Conhecer as cores da bandeira nacional e seus significados
RECURSOS
ü Bandeira do Brasil
ü Quebra-cabeça da bandeira do Brasil
DESENVOLVIMENTO E PROCEDIMENTOS:
Mobilização: feita pela professora levantando a conhecimento prévio dos alunos
1º Momento: conversa sobre a bandeira como símbolo nacional, também sobre suas formas e cores (significados)
2º Momento: cada criança recebe um quebra-cabeça da bandeira a fim de colorir e recortar as partes montando no caderno
3º Momento Na aula do dia 19 (DIA DA BANDEIRA) vamos confeccionar um mural com as bandeiras.
AVALIAÇÃO
ü Avaliar durante as atividades: estimulando, orientando e desafiando os alunos.
By Lully
Nenhum comentário:
Postar um comentário