domingo, 28 de outubro de 2012

BOAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM



EM UM PLANEJAMENTO COERENTE, BOAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DEVEM SER CONTEMPLADAS:
1 – REALIZE SONDAGENS E DIAGNÓSTICOS MENSAIS OU BIMESTRAIS
O objetivo das sondagens é identificar o que cada aluno já sabe e reconhecer seus avanços.
Realize agrupamentos de acordo com as hipóteses de aprendizagem:
 PRÉ SILÁBICO + SEM VALOR / COM VALOR
 SEM VALOR + COM VALOR
 COM VALOR + SILÁBICO-ALFABÉTICO
 SILÁBICO-ALFABÉTICO + ALFABÉTICO
2 – REALIZE, DIARIAMENTE, ATIVIDADES COM FOCO NO SISTEMA DE ESCRITAO objetivo dessa ação é fazer com que o aluno reflita sobre o sistema de escrita, fazendo com que leia e escreva por si próprio. Promova, mesmo que o aluno não leia e escreva convencionalmente, situações em que lancem mão do que sabem sobre a leitura e escrita, através de listas e textos de memória.
3 – REALIZE ATIVIDADES COM FOCO NAS PRÁTICAS DE LINGUAGEMA finalidade dessa prática é trabalhar o propósito comunicativo do texto e a forma como ele faz relação com a vida real. Uma boa dica e desenvolver comportamento leitor e escritor: leia diariamente para seus alunos, realize produção de texto oral com destino escrito, diversifique ações de leitura e escrita feita pelo aluno em dupla, convide sua turma a reescrever textos. Aproveite para analisar o que os alunos compreendem das histórias. A cada reescrita, ocorrem revisões coletivas. Os alunos substituem termos e alteram pontuação e a paragrafação.
4 – UTILIZE PROJETOS DIDÁTICOS PARA ALFABETIZAR
O objetivo dessa ação é resultar em um produto final, planejando etapas de um processo, oferecendo contextos em que a leitura e escrita ganhem sentido na vida real. Ao longo do ano, procure prever projetos de leitura e escrita em seu planejamento. Como produto final, realize ao longo do ano atividades que resultem em mural de indicação literária, coletânea de reescritas, lista dos alunos de cada ano, mural de avisos, etc.
5 – TRABALHE COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICASA intenção dessa ação é fazer seu aluno avançar no processo de aquisição da leitura e escrita, através de atividades com etapas crescentes de dificuldades. Ao longo do ano, planeje atividades sobre determinado tema, analisando os aspectos da linguagem. Um bom exemplo é comparar várias versões de uma mesma história.( Valquíria Miguel Luchezi ) By Lully.

Nenhum comentário:

Postar um comentário