Objetivos
- Observar e analisar as situações de uso do pretérito perfeito e do imperfeito
em um conto.
- Sistematizar algumas regras que definem o uso dos verbos no pretérito
perfeito e no imperfeito.
Conteúdo
- Análise e reflexão sobre a língua: uso do pretérito perfeito e do imperfeito.
Anos
6º e 7º.
Tempo estimado
Três aulas.
Material necessário
Cópias de trechos de contos de autores consagrados e produções de alunos que
apresentem verbos no passado.
Flexibilização
Alunos com deficiência intelectual, mesmo que já alfabetizados, podem ter
dificuldades em diferenciar o pretérito perfeito do pretérito imperfeito. De
qualquer modo, é importante que eles consigam identificar os elementos que
caracterizam os tempos passados. O conto pode ser lido para o aluno com DI
previamente, no contraturno, e o tempo de cada etapa da sequência, ampliado.
Estimule o desenvolvimento oral desse aluno e peça para que relate à turma
situações do cotidiano que já aconteceram, para que ele faça uso do pretérito.
Registre as ações realizadas pelo aluno para que ele identifique os tempos
verbais e proponha exercícios escritos para que esse estudante complete lacunas
de frases com os verbos conjugados.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente o trecho de um dos contos selecionados. Peça que os jovens grifem os
verbos que consideram conjugados no tempo passado, como neste exemplo, extraído
do livro A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos (1839-1908).
"Tanto gritaram que ele se acostumou, achou o apelido certo, deu para se
assinar a carvão, nas paredes: Dr. Raimundo Pelado. Era de bom gênio e não se
zangava; mas os garotos dos arredores fugiam ao vê-lo, escondiam-se por detrás
das árvores da rua, mudavam a voz e perguntavam que fim tinham levado os
cabelos dele. Raimundo entristecia e fechava o olho direito." Solicite que
releiam o trecho após marcarem os verbos e identifiquem as diferenças de
sentido do uso dos tempos verbais. É importante observarem que algumas ações
ocorrem no passado e estão concluídas. Já outras dão a ideia de terem existido
no passado, mas são inconclusas, processuais e evocam, por exemplo,
continuidade. Pergunte qual a diferença de sentido no texto entre, por exemplo,
os verbos "gritaram" e "entristecia". É necessário
distinguir o valor semântico dessas ações. No caso do primeiro, o texto remete
a uma ação iniciada e acabada. Já no segundo se trata de um fato que ocorreu,
mas não teve fim e se prolonga no tempo. Faça o mesmo com outros pares de
verbos.
2ª etapa
Retome oralmente os aspectos tratados na aula anterior. Aproveite trechos de
textos feitos pelos próprios estudantes e observe de que forma utilizam os
verbos no passado. Os relatos de experiências vividas são boas propostas, pois,
nesse gênero, obrigatoriamente, devem ser utilizados verbos no pretérito
perfeito para representar situações passadas e, nos trechos em que são
descritos ambientes e personagens, deve-se fazer uso do pretérito imperfeito,
como neste exemplo: "Em 2005, fiz uma viagem para a Caverna do Diabo com
meus colegas de escola. Fomos para lá com a desculpa de que precisávamos
conhecer pontos turísticos..." Organize os jovens em duplas e proponha
que, a exemplo do que foi feito na aula anterior, destaquem todos os verbos no
passado e justifiquem seus sentidos no texto. Abra em seguida uma discussão
geral para todos refletirem sobre a situação estudada.
3ª etapa
Relembre ideias já tratadas na aula anterior para que os estudantes se situem
melhor. Discuta com eles alguns casos específicos do uso do pretérito
imperfeito para refletir sobre as diferentes possibilidades de uso desse tempo
verbal. Dê alguns exemplos, como: "Eu falava baixinho e fazia gestos
imitando o meu amigo" (enunciação de fatos ocorridos, descrevendo como iam
prosseguindo) e "Desejava muito fazer aquela viagem" (enunciação de
fatos dos quais não se tem certeza quanto às suas realizações futuras). Por
fim, separe outros textos de autores consagrados ou dos próprios alunos. Peça
que localizem neles exemplos dos casos discutidos. A seguir, a dupla deve
compartilhar suas descobertas com o restante da sala.
Avaliação
Organize duplas e peça que sistematizem algumas regras de uso dos verbos no
pretérito perfeito e no imperfeito. Socialize as normas e chegue a uma única
versão para ficar exposta na sala para consulta.
( Revista Nova Escola) By Lully.
Nenhum comentário:
Postar um comentário