sábado, 6 de outubro de 2012

FORMAS DE ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA


1-Orientação de estudos: O trabalho do psicopedagogo é voltado para a tarefa de organizar a vida escolar da criança que não sabe realizar isto espontaneamente. A ênfase do trabalho recai sobre a melhor forma de utilização do tempo a ser dedicado a cada matéria, bem como sobre a organização a agenda, do espaço para estudo e de todos os fatores relacionados ao "como estudar", ou seja, como ler um texto, como escrever, como estudar para a prova, etc.;
2- Trabalho sobre conteúdos escolares: Refere-se à ênfase no domínio das matérias escolares nas quais a criança não está tendo um bom aproveitamento escolar;
3- Atendimento  a crianças deficientes ou comprometidas: Refere-se ao trabalho que o psicopedagogo realiza com crianças, deficientes intelectuais, com transtornos globais do desenvolvimento, transtornos  globais específicos entre outras, as vezes ele chega a substituir o trabalho da escola;
4- Desenvolvimento do raciocínio: Refere-se à ênfase nos processos de pensamento necessários ao ato de aprender. Geralmente este trabalho é feito por intermédio de jogos, através dos quais o psicopedagogo intervém de modo a possibilitar à criança a construção de procedimentos adequados à solução dos problemas situados no contexto do jogo. Ainda  que situações- problema retiradas da vida escolar possam servir de material, jogos são instrumentos privilegiados.
O trabalho psicopedagógico diz respeito, portanto, a um trabalho complementar ao da escola, ainda que não necessariamente comprometido com o que ela faz.( Macedo,1992).By Lully.

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