Atenção
Dentre os princípios fundamentais para o
desenvolvimento da atenção, pode-se citar:
- Concentração:
Normalmente a atenção fixa-se em um determinado objeto, havendo casos em
que ela pode se dividir entre dois objetos, embora com perda de
eficiência, como por exemplo, estudar ouvindo música.
- Intermitência:
A atenção não pode se manter fixa por longos períodos sem perder a
eficácia, de onde se conclui que um período de atenção requer outro de
descanso. Este outro período deve ser preenchido com objetos diferentes:
alternar o estudo com o ato de ouvir música.
- Interesse:
Quanto maior é o interesse em uma determinada área, tanto maior será a
facilidade de atenção.
Memória
Existem vários tipos de memória:
- Visual:
facilidade em evocar as imagens daquilo que se viu.
- Auditiva:
facilidade em evocar aquilo que se ouviu.
- Motora:
evocação rápida daquilo que se fez.
- Afetiva:
lembrança fácil de relações emotivas.
- Locativa:
evocação fácil da região geográfica do objeto ou fato.
- Nominativa:
facilidade em lembrar nomes ou palavras relacionadas.
- A
eficácia variável da memória decorre de que alguns possuem, por exemplo,
mais desenvolvimento na visual que na auditiva, não significando isto que
o indivíduo não possa ou não deva desenvolver todos os tipos.
Associação de idéias
É a capacidade que possibilita ao indivíduo
relacionar e evocar fatos e idéias. Esta capacidade pode ser constatada, por
exemplo, numa conversa informal. É fácil observar quantos assuntos diferentes
vêm à tona por fatos e idéias relacionadas com experiências anteriores dos
interlocutores que são suscitados pela troca de palavras que a conversa exige.
- Analogias
é a melhor forma de integrarmos a aprendizagem.
Conselhos para seu desempenho nos estudos ser o melhor possível
NA SALA DE AULA
- Preste atenção às explicações do professor: assim você terá gravado muito da matéria.
- Observe e descubra o jeito próprio de cada professor lecionar.
- Mantenha a atenção e a concentração na aula.
- Concentrar-se significa livrar-se das distrações, das brincadeiras, das conversas paralelas e desnecessárias.
- Olhe para o professor, acompanhe-o quando escreve no quadro ou faz indicações em mapa ou cartaz.
- Faça mentalmente perguntas sobre o que está sendo explicado; relacione com o que você já sabe e com o que foi estudado nas aulas anteriores.
- Se você não entendeu a matéria, peça esclarecimentos ao professor.
- Se a exposição foi muito teórica, abstrata, solicite exemplos práticos, ou você mesmo procure apresentar exemplos e pergunte ao professor se eles se encaixam no que foi explicado.
- Faça anotações que sejam úteis ao estudo posterior.
- A anotação deve: ajudar a entender a matéria, ajudar na revisão, auxiliar nas tarefas, ajudar na preparação para as provas.
- Antes de ir à escola, dê uma olhada na matéria da próxima aula.
- Solicite ao professor indicações de leituras para aprofundamento da matéria.
- Mantenha uma Agenda escolar e anote: tarefas, trabalhos, pesquisas, etc.
O ESTUDO EM CASA: ORIENTAÇÕES PARA MELHOR PROVEITO
- Comece a estudar hoje, não deixe para amanhã.
- Estude todos os dias.
- Adquira o hábito de estudar e discipline sua mente.
- É mais produtivo estudar um pouco todos os dias, do que muito de vez em quando.
- Uma vez estudando, dedique-se realmente a este objetivo.
- Estude com a intenção de entender.
- Não acumule a matéria para estudar.
- Quando o estudo não é habitual, torna-se pesado e difícil.
- Não revise apenas na véspera ou no dia da prova, você sabe que não funciona.
- Matérias e professores com as quais não nos identificamos, não deverá nos impedir de estudar.
- Peça ajuda nas dificuldades: professores, pais, orientadores, amigos podem ajudá-lo.
- Enfrente os desafios e faça o melhor que puder.
- A escola é apenas o lugar onde você se orienta. O sucesso do estudo depende de você.
- Não seja dependente do professor. Pesquise e descubra você mesmo!
- Os pontos de uma disciplina têm relação entre si e visam ao mesmo objetivo: o conhecimento da matéria. É importante que, ao estudar, você vá procurando sentir a relação entre as matérias.
- Não prossiga seus estudos carregando dúvidas, estas devem ser solucionadas e eliminadas, para que não se tornem progressivas.
- Não faça anotações sem qualquer ordem.
- Em casa, no mesmo dia, desenvolva as anotações da aula. É muito importante passar a limpo os pontos no mesmo dia. A memória ainda está fresca.
- O ponto organizado por você somente será completo e útil para estudar, se você completar suas anotações de aula consultando apostilas, livros, etc.
- O acúmulo de matérias exigirá de você um esforço maior que o normal e poderá levá-lo ao cansaço e ao desinteresse (ou ao desespero).
- Se tiver alguma dúvida que não consiga resolver, anote para que na próxima aula possa perguntar ao professor.
- Adquira o hábito de escrever todos os dias (cartas, diário, anotações, resumos, etc.)
LOCAL DE ESTUDO
- Adquira o hábito de estudar sempre no mesmo lugar. Mantenha um "cantinho de estudo".
- Um mínimo de condições ambientais são necessárias para que o
estudo em casa possa render:
ventilação, pouco ou nenhum ruído, iluminação, a luz deve vir do lado esquerdo ou da frente para evitar sombras. - Mantenha sobre a mesa somente o material necessário para o seu estudo.
- Mantenha à mão o material necessário.
- Sua mesa deve estar sempre bem organizada e projetada para que você possa estudar de forma proveitosa. Uma mesa confusa e desorganizada provoca cansaço, ineficiência, desânimo, frustração, stress, etc, não acumule papéis desnecessários.
- Organize um arquivo lógico, conforme suas necessidades, usando pastas ou caixas.
- Mantenha seu local de estudo em ordem. Um ambiente desordenado causa dispersão da atenção.
TEMPO
- Planeje seu horário. Estabeleça um horário fixo e diário para estudar.Estabeleça seu tempo ideal de estudo.
- Divida sem tempo conforme a necessidade de estudo.
- O horário pode ser modificado, mas não o faça com muita freqüência.
- Não marque compromissos para o horário do estudo.
- Peça a seus amigos para não telefonar ou visitar no horário de estudo.
- Respeite o horário que determinou.
- Estabeleça em seu horário tempos-padrões: Por exemplo - meia hora para cada matéria. Assim o estudo será mais proveitoso.
- Reserve alguns minutos para descansar a mente durante o estudo.
- "Falta de tempo" não é desculpa. Podemos encontrar tempo para tudo!
MATERIAL
- Forme sua biblioteca pessoal, adquirindo aos poucos e de maneira sistemática, os livros fundamentais para o desenvolvimento do estudo.Forme seu acervo pessoal: livros introdutórios, textos fornecidos pelo professor, revistas, enciclopédias, dicionários e apontamentos pessoais.
- Mantenha à mão: papel, fichas, lápis, canetas, marcadores, blocos de notas, etc. Evite desperdício de tempo procurando este tipo de material.
- Aprenda a utilizar as bibliotecas; explore-as ao máximo.
CUIDADOS COM O CORPO
- O sucesso do trabalho intelectual depende da saúde corporal.
- Procure dormir o tempo necessário.
- O sono durante o estudo pode ser combatido lavando-se o rosto e os pulsos com água fria.
- Quando você tiver que estudar e sentir cansaço, um banho morno ou frio costuma aliviar a sensação de cansaço.
- Não tome café ou use estimulantes para manter-se acordado.
- É mais produtivo levantar-se mais cedo para estudar do que dormir mais tarde.
- Dificuldades no estudo podem estar relacionadas a problemas de visão ou audição. Consulte um especialista.
- Não comece a estudar se você está com fome, sede, sono ou dor, pois não terá uma boa concentração.
- Aprenda a ler os sinais de stress em seu corpo.
- Estabeleça momentos de relaxamento durante o estudo.
- Faça exercícios regularmente.
- Use roupas confortáveis.
CONCENTRAÇÃO
- Tire da cabeça e da mesa tudo o que não diz respeito ao que vai ser estudado.
- Resolva pequenos problemas antes de iniciar o estudo (telefonemas, trabalhos, etc)
- Caso se lembre de algo a fazer durante o estudo, anote num papel e faça depois.
- Não demore para começar a estudar.
- O horário fixo e diário formará o hábito de estudar, que lhe servirá de "despertador".
- Evite estudar comendo ou mascando chicletes.
- Evite estudar com rádio ou TV ligados.
- No processo ensino-aprendizagem há um limite de tempo para a assimilação de conteúdos e manutenção da atenção em virtude do stress que causa a atividade intelectual prolongada, além de uma hora e meia.
ESTUDO EM GRUPO
- O número de componentes do grupo não deve ser muito grande, não deve exceder a 5 (cinco) elementos.
- Uma pessoa deve ficar com o encargo de coordenador para dirigir os trabalhos. O coordenador deve ser rígido e evitar dispersões e conversas paralelas que fogem do assunto
- Um trabalho em grupo só se efetiva quando as tarefas são assumidas, os horários são respeitados, enfim, quando se decide aproveitar o tempo e o esforço de um modo comum.
- Marque um horário para começar e terminar o trabalho em grupo.
- Uma vez reunidos no horário combinado, os elementos do grupo devem começar o trabalho sem maiores rodeios, definindo-se as tarefas, etapas e procedimentos.
PROVAS
- Comece a preparar-se para as provas com bastante antecedência.
- Não deixe para estudar apenas na véspera. Na véspera da prova, consulte apenas os resumos e anotações mais importantes.
- Durma cedo na véspera da prova e descanse bem.
- Ouça com atenção as orientações do professor sobre a prova ou leia atentamente o cabeçalho da prova.
- Leia o enunciado de todas as questões e comece pelas mais fáceis.
- Não tenha pressa; o tempo da prova é geralmente suficiente.
- O medo de tirar nota baixa ou a necessidade de tirar nota alta pode causar nervosismo e ansiedade; mantenha a auto-confiança.
- Não estude apenas pela nota; estude pelo prazer de aprender.
- Se você costuma fazer a prova pela ordem das questões, isso poderá prejudicá-lo. Nem sempre as primeiras questões são as que você sabe e poderá fazê-lo perder muito tempo.
- Alguns dias antes da prova verifique se tem todo o material trabalhado pelo professor em ordem.
- Durante a prova, mantenha: calma, atenção e segurança.
- Resolva todas as questões; nunca faça apenas um número de questões que você julga suficiente para tirar a nota que precisa para fechar.
- Pense antes de escrever!
- Não "cole". A fraude pode custar caro!
- Releia a prova antes de entregá-la ao professor.
- Quando receber a prova de volta, observe os erros e aprenda com eles.
- Tire as dúvidas com o professor.
- Não jogue fora a prova quando ela for corrigida e devolvida a você. Ela é documento que pode ser útil mais tarde.
A LEITURA
A idéia é que retenhamos as idéias do autor e,
quando necessário, a reprodução das idéias de modo pessoal, o que confirma a
compreensão.
- A boa leitura depende do número de fixações por linhas
- Captar um conjunto de palavras em cada fixação aumenta a velocidade da leitura.
- Quando se lê sílaba por sílaba ou palavra por palavra, além de a leitura ser mais lenta, o significado permanece truncado.
- Para alguém tornar sua leitura mais eficiente precisa aprender a ler pelo significado., o que se consegue captando conjuntos de palavras.
Tipos de leitura:
- Recreativa, cujo objetivo é trazer satisfação à inteligência.
- Crítica, onde existe um confronto de idéias entre o leitor e o autor.
- Assimilativa, em que o leitor reconhece o autor como autoridade e procura aprender com ele seu conteúdo.
Deficiências de leituras:
O bom leitor procura superar suas deficiências:
- Mecanismo ocular - ignorando o funcionamento deste mecanismo, há pessoas que lêem com movimentos de cabeça.
- Sentido truncado - por ler aos pedaços, o leitor não apreende o significado nem as idéias, o que força o retorno a linhas anteriores, para fixar o sentido.
- Mecanismo fonador - na medida em que lê o leitor tenta
acompanhar os olhos com movimentos labiais, ou articulando a língua embora
com a boca fechada, ou quer fazer "leitura em voz baixa", ou
seja, está subvocalizando.
Para que a leitura seja proveitosa, é preciso levar em conta ainda: - Prazer
- Ambiente: ônibus e cama não são os lugares idéias para a leitura.
- Nível de conhecimento: não adiante ler um livro sobre um assunto totalmente desconhecido por você, com uma linguagem técnica e incompreensível.
- Antes de ler o livro, dê uma olhada na orelha, nos dados sobre o autor, no resumo da capa, no índice, na introdução.
- Velocidade: Cada pessoa tem sua própria velocidade de leitura, o bom leitor sabe ajustar a sua velocidade de leitura de acordo com o assunto. By Lully.
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