sábado, 6 de outubro de 2012

SEQUÊNCIA DIAGNÓSTICA FLEXÍVEL

Visca, propõe uma sequência diagnóstica flexível, baseada na Epistemologia Convergente, a qual possui as seguintes características:
- realização da entrevista operativa centrada na aprendizagem(E.O.C.A): levantamento do primeiro sistema de hipóteses com definição em linhas de investigação e escolha de instrumentos;
- utilização de testes: levantamento do segundo sistema de hipóteses linhas de investigação;
- realização da anamnese: verificação do segundo sistema de hipóteses e formulação de um terceiro;
-elaboração do informe psicopedagógico: elaboração de uma imagem do sujeito que articula a aprendizagem com os aspectos energéticos e estruturais;
- devolução da informação aos pais e/ou ao paciente.
A Epistemologia Convergente é um esquema conceitual que se configura em função da realização da assimilação recíproca das diversas contribuições que a Psicanálise, a Escola de Genebra e a Psicologia Social de Pichon-Rivière apresentam em relação ao processo de aprendizagem.(Weiss,1990).By Lully.

Nenhum comentário:

Postar um comentário