domingo, 7 de outubro de 2012

USO DO LÚDICO NO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

Todo profissional que trabalha com crianças sente que é indispensável haver um espaço e tempo para a criança brincar e assim melhor se comunicar, se revelar: o médico que cria jogos com o objetos do consultório, o vendedor que provoca uma brincadeira com o comprador- mirim, o professor que possibilita situações lúdicas em sala de aula, etc., são exemplos claros desta situação. No trabalho psicopedagógico, chega-se às mesmas conclusões, quer seja no diagnóstico, quer no tratamento. Empregamos a palavra lúdico  no sentido do processo de "jogar", "brincar", "representar" e "dramatizar" como condutas semelhantes na vida infantil. Jean Piaget, em pesquisas sobre a construção do pensamento e da sociabilidade, mostra a elaboração do jogo nas diferentes idades, o que nos permite ter alguns parâmetros para a observação do jogo infantil. Nesse espaço transacional: criança- outro, indivíduo- meio, dá-se a aprendizagem. Por essa razão, o processo lúdico é fundamental no trabalho psicopedagógico.(Weiss, 2000) By Lully.

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