Objetivos
- Comparar diferentes versões de uma fábula, relacionando os diversos sentidos
produzidos pelos recursos de linguagem.
- Apropriar-se de procedimentos de escrita, como planejamento e revisão.
Conteúdos
- Leitura.
- Produção de texto.
Anos
1º e 2º.
Tempo estimado
15 aulas.
Material necessário
Livros diversos que contenham fábulas e cópias das versões de A Menina do Leite presentes em 12 Fábulas de Esopo (Hans Gärtner, 32 págs., Ed. Ática,
tel. 0800-115-152, 28,90 reais) e em Fábulas(Monteiro Lobato, 120
págs., Ed. Globo, tel. 11/3767-7400, 26 reais).
Flexibilização
Antecipar a leitura das diferentes versões do conto para as crianças com
deficiência intelectual (DI) é uma boa medida para ajudá-las a compreender as
atividades da sequência. Estimule o aluno a colaborar com as discussões em sala
- tanto para apontar distinções entre as histórias, quanto no momento de
recontar o conto oralmente. A escrita dos contos em duplas é um bom exercício, mas
o aluno com DI também deve escrever. Caso ele ainda não seja capaz de
reescrever todo o conto sugira que ele construa uma galeria de personagens -
trabalhando com listas e descrições. A turma pode ser avisada de que se
precisarem de informações a respeito dos personagens da fábula, podem contar
com o material produzido pelo colega. Amplie o tempo de realização de cada uma
das etapas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Explore com os alunos fábulas diversas, para que eles conheçam características
e recursos do gênero.
2ª etapa
Distribua cópias das versões de A Menina do Leite para cada estudante.
Realize uma leitura compartilhada e ajude a turma a identificar as diferenças
entre elas. Quais os recursos utilizados pelos dois autores que as fazem ser
diferentes?
3ª etapa
Convide os alunos a escrever suas próprias versões para a fábula, alterando o
que desejarem. Pode ser o final da história, por exemplo. Organize a turma em
duplas para a atividade.
4ª etapa
Peça que os estudantes recontem a fábula oralmente antes de escrevê-la,
propondo que realizem as alterações. Este é o momento certo para explicar a
eles a importância de criar elementos em suas produções, colocando marcas
pessoais na hora da redação.
5ª etapa
No quadro, planeje a reescrita. Questione a criançada sobre os episódios que
não podem faltar. Faça perguntas como "O que colocamos no primeiro
momento?". Se houver dificuldade na percepção desses elementos, sugira a
consulta aos textos de referência e busque com os alunos os indicativos de apresentação
dos personagens, por exemplo.
6ª etapa
É hora de começar a produção. Percorra a sala, orientando as duplas e
observando como os pequenos lidam com o processo de reescrita que exige
mudanças.
7ª etapa
Recolha os textos e analise as produções. Em uma folha à parte, anote os
aspectos que precisam ser revistos pelas crianças, para usar na etapa seguinte.
8ª etapa
Devolva o material às duplas e peça que o revisem. Para ajudar, escolha uma
produção para ser discutida coletivamente. Assuma a função de escriba e divida
o quadro em três partes: na primeira, escreva o planejamento elaborado pela
turma. Deixe o meio para a reescrita e, na última parte, transcreva o texto
selecionado. Para fazer os ajustes necessários, vá fazendo interrogações como
"Isso está repetitivo?". Nas situações conflitantes, proponha a
consulta aos escritos de referência, para que percebam como os autores
resolveram o problema detectado.
Avaliação
Observe os avanços nos procedimentos de leitura, a inferência e a comparação de
informações, o estabelecimento de relações, a síntese de ideias. Em relação à
escrita, observe se os alunos aprenderam a planejar, a articular os
acontecimentos da narrativa em uma sequência temporal, a usar palavras,
expressões e recursos (como a pontuação) de forma a deixar os textos bem
escritos e interessantes a fim de proporcionar boas leituras. Também analise os
procedimentos de revisão. Por fim, avalie as modificações na fábula sugeridas
pelas crianças. Elas fazem sentido em relação ao resto da história?
( Revista Nova Escola) By Lully.
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