sábado, 7 de julho de 2012

DICA PARA PREVENIR INDISCIPLINA

É necessário colocar alguns pontos importantes para que a indisciplina seja preventiva. Quando se tem uma conciência da importância de se obter disciplina desde cedo, colocando-a com clareza e segurança, consenso e firmeza, o risco de se instaurar uma indisciplina é mínima. Como relata Maiakowsky (apud ANTUNES, 2006, p. 34), em sua poesia: Na primeira noite eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim e não dizemos nada. Na segunda noite, e já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão. e não dizemos nada Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada. Antunes (2006) coloca que se considerarmos que o gesto de indisciplina que se finge não perceber é a primeira flor colhida e não dizemos nada, depois fica tudo mais difícil. Limite O limite sempre foi muito discutido entre os estudiosos, pois é fundamental tentar encontrar o ponto ideal para esse limite. Conforme Tiba “antigamente o limite era castrador e o castigo corporal.” Como já dizia Aristóteles “a justiça está no meio-termo”. Houve uma preocupação muito grande de atender as reclamações da pedagogia e da psicologia, ocasionando assim um descontrole no rumo da educação. Os pais não conseguiam encontrar o limite certo para educar seus filhos. Zagury coloca que dar limites é: · Ensinar que os direitos são iguais para todos e que existem outras pessoas no mundo. · Fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros. · Mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não podem ser feitas. · Ensinar a tolerar pequenas frustrações no presente para que, no futuro , os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade. · Desenvolver a capacidade de adiar a satisfação. · Saber discernir o que é uma necessidade de seu filho e o que é apenas desejo. É de fundamental importância compreender que não é necessário bater de forma violenta nos filhos para que eles se comportem, nem ser autoritário, fazer só o que os pais querem. Gritar com as crianças e nem provocar traumas emocionais, como a falta de amor e carinho, humilhações e desrepeito à criança. (ZAGURY) Ocorre uma grande confusão de pensamentos em relação a criança e seu desenvolvimento, ela muitas vezes se depara com uma gama de limites sem comprrendê-lo. É importante haver uma clareza sobre as imposições das regras e normas. Para La Taille educar uma criança, longe de ser apenas impor-lhe limites, é, antes de mais nada, ajudá-la cognitiva e emocionalmente a trasnpô-la, ir além deles, pois “a criança não deseja nada além do que não ser mais criança. A criança quer liberdade para agir, conforme seus desejos, vontades e seu instinto. Para Tiba a criança não sabe o que é liberdade pessoal. Simplesmente faz o que tem vontade de fazer. A Liberdade é poder material e psicológico, mas só tem valor quando associada à responsabilidade. Liberdade absoluta não existe, pois está sempre relacionada a algo.

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