segunda-feira, 23 de julho de 2012

HORA DO CONTO NA PSICOPEDAGOGIA

  Existem vários métodos para contar uma história. Pesquisas falam que daquilo que só escutamos, esquecemos 90% dentro de 72 horas (3 dias). Daquilo que ouvimos e vemos a nossa memória guarda muito mais (cerca de 30%). Portanto, o mais eficiente é ouvir, ver e praticar (até 90%). Contar... Simplesmente contar. Uma história bem contada é sempre fascinante para as crianças. Uma história “ao vivo” é bem melhor do que qualquer programa de televisão porque o contador da história está tão perto que podemos tocar nele. Se o contador consegue, através das palavras e dos gestos, levar as crianças para o mundo da história, ele terá atenção total delas. As crianças não só escutam como também vivem a história com sua imaginação. Existem métodos que ajudam a contar uma história. Aqui vão alguns deles:
 A. DESENHOS 1. Desenhos em A4 ou A3- (Melhor para grupos pequenos) preto/branco ou coloridos. 2. História quebra-cabeça- juntar as peças durante a história (veja NT E-30). 3. História em metro- rolo de desenhos ou texto. 4. Leporello- dobradura que abre e fecha enquanto se conta a história. 5. Ler livros- (melhor para grupos pequenos) 6. Flanelógrafo- um método antigo, mas sempre interessante! 7. Contar e pintar ao mesmo tempo- (veja Open Air Campainers) 8. Histórias na mala ou na caixa de areia- (NT J-02) 9. Textos com lacunas- Um texto escrito em uma cartolina. As palavras que faltam são completadas durante a narrativa. 
B. RETROPROJETOR 1. Retroprojetor- folhas prontas ou desenhadas pelas crianças. 2. Pintura na areia- caixa com fundo transparente no qual se joga areia. 3. Jogo de sombras- objetos ou silhuetas no retroprojetor.  
C. DATASHOW 1. Apresentação- Desenhos de vários tipos em PPT (NT E-09 ), (AT G-20), (AT D-11,12) 2. Desenhos 3D- É necessário óculos 3D (AT G-20).
 D. FILME 1. Fazer um filme com as crianças (por ex.uma entrevista com Jonas dentro do peixe, AT H-02 ingl.) 2. Mostrar um filme bíblico- existem muitos filmes bons, pesquise!  
E. TEATRO 1. Apresentações de peças, esquetes, pantomimas, onde os atores são obreiros ou as próprias crianças. 2. Narração interativa- Todos participam através de movimentos ou sons. (Por ex.: Vozes de animais que entram na arca, ou o vento que soprou dividindo o Mar Vermelho, ondas no mar, chuva etc.) 3. Fantoches, marionetes 4. Contar com a mão- (pintar as mãos desenhando olhos, nariz e boca na palma e no dorso) 5. Dedoches - (melhor para grupos pequenos) 6. Teatro imóvel- Os obreiros ensaiam algumas posições (cenas) conforme a história. Eles usam somente seus corpos, nada de trajes típicos ou qualquer objeto. Eles não falam nem se movem. Somente o contador conta uma parte da história. Em certos momentos ele pede às crianças para fecharem os olhos e quando pede para reabri-los, os obreiros já formaram a próxima cena da história, posicionando-se de modo diferente. 
F. USANDO COISAS DIFERENTES 1. Objetos variados- mostrar objetos que combinam com a história a fim de ilustrá-la (por ex.: uma pedra, história de Estevão NT H-06) 2. Objetos do dia a dia- (uma escova como arbusto, uma panela como casa, uma tigela com água como lago, um vidro de xarope como um doente etc.) 3. Figuras de LEGO ou PLAYMOBILâ (NT B-03, NT E-06) 4. Material da natureza ou de reciclagem- Por ex.: Colocando uma bola de isopor como cabeça em cima de um rolo de papel ou vestir uma garrafa plástica com roupa de retalhos ou guardanapos. Veja mosaico AT G-22 (em alemão). 5. Bonecos do caroço da manga- lavar bem o caroço, deixar secar, desenhar o rosto no caroço seco, usar guardanapo para fazer o lenço, fixar com elástico. 6. Régua de carpinteiro (duplo metro)- formar figuras simples durante a narração, tais como quadrado imaginando janelas, portas, escadas etc. 7. Colher de pau- pintar o rosto na colher, usar guardanapos para fazer a roupa. 8. Pau de cerca- usar um pedaço de pau, fixar um pedaço de papelão em forma de um rosto. 9. Histórias de chapéu- o contador faz a narração trocando sempre de chapéu para imitar os personagens da história. 10. Ouvir e sentir- (melhor para grupos pequenos) Enquanto conta a história, tire objetos de uma caixa que passa de mão em mão. Por exemplo, uma caixa com areia quando fala do deserto; um tecido colorido, história de José; lentilhas, história de Isaque e Jacó etc. 11. Material da praia- modelar a areia e tirar fotos, usar conchas prá fazer desenhos, escrever palavras na areia e tirar fotos, usar material como coco e outros materiais da praia. 12. História surpresa- tirar objetos de uma caixa enquanto conta a história. 13. Histórias com tampas- Pintar um rosto numa tampa. 14. História com agulhas- (melhor com grupos pequenos) agulhas com cabeçinhas coloridas, cada cor representa um grupo de pessoas (NT E-23).  
G. OUTROS MATERIAIS 1. Massinha- (mais para crianças e grupos pequenos) Modelar figuras e formas enquanto se conta a história. (Idéia interativa: As crianças participam modelando também enquanto escutam a história.) 2. Cortar ou rasgar papel enquanto conta a história. 3. Histórias de origami- Usar dobraduras para contar a história. 4. Luz negra- A luz negra reflete somente objetos brancos ou florescentes (Por ex., tecido de algodão, mãos pintadas de branco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário