segunda-feira, 9 de julho de 2012

PROJETO EU SOU ASSIM



Tema: Eu sou assim...
Período: 2 SEMANAS

 



Linguagem Oral e Escrita
- Trabalhar o nome da criança 
- crachá, músicas, chamadinha, bingo de nomes, bingo de letras, forca, quebra-cabeça, etc.
- Primeira letra, última letra, quantas letras tem, etc.
- História do nome (entrevista com os pais)
- Painel de nomes, lista de nomes, etc.
- Acróstico
- Caixa surpresa (colocar dentro o que mais gostam)
- Poesia "Ou isto ou aquilo" – Cecília Meirelles (trabalhar preferências), Nomes da Gente, 
- Rodas de conversa (preferências, características, respeito à diversidade, cada um é diferente, etc.)
- Alfabeto de nomes
- Nomes e rimas
- Histórias: Menina bonita do laço de fita, As três partes, Maria vai com as outras, Os Porquês do coração, Revolução no formigueiro, etc.

Matemática
- Quantidade: fazer comparações entre os nomes (número de letras), maior nome, menor
- Quantos nomes começam com a mesma letra
- Quantas letras tem o nome (colar bolinhas de crepom ou palitos para cada letra)
- Trabalhar com a idade das crianças (desenhar velas no bolo de acordo com a idade
- Boneco de formas geométricas
- Agrupamento de acordo com as características (cor do cabelo, cor da pele, cor dos olhos, idade, etc.)
- Gráfico de idades (ou de n° de sapato, ou de preferências, etc.) meninos e meninas
- Sequência numérica
- Altura e peso
- Ordem crescente e decrescente (na fila)

Artes Visuais
- Autorretrato
- Confecção de uma boneca de pano ou bonecos de jornal, papelão, massinha, etc.
- Desenhar o contorno do corpo com giz no chão
- Quebra-cabeça com fotos ou figura de crianças
- Painel "somos todos diferentes"
- Cartaz de preferências (brinquedos preferidos, cores, brincadeiras, etc.)
- Álbum individual
- Confecção de livrinho (minha história, minhas preferências, etc.) 
- Releituras de obras
- Expressões faciais

Natureza e Sociedade
- Hístória do nome
- Certidão de nascimento
- Confecção de carteira de identidade
- Características e preferências (cores, programa de TV, música, time, 
Brincadeira, brinquedo, história, lugar de passear, etc.)
- O meu nome e o nome dos colegas
- Diversidade
- Animais de estimação
- Esquema corporal
- Dia do Brinquedo
- Questionamentos do tipo:
* O que eu faço quando estou com raiva?
* O que me deixa com raiva?
* O que me deixa feliz?
* O que me deixa triste?
* O que eu não gosto que fazem comigo?
Criação de regras e combinados

- Estatuto da Criança (direitos e deveres)
- Etapas da vida (bebê, criança, adolescente, adulto, idoso)
- Conversa sobre apelido (discriminação, respeito, etc.)
- Atividades com Gosto e Não gosto
- Emoções e sentimentos
- Palavras mágicas
- Falar sobre o dia-a-dia (atividades diárias)
- Manhã, tarde, noite

Músicas 
- Eu sou um boneco duro
- Meu boneco de lata
- A canoa virou
- Comeu pão
- Abecedário da Xuxa
- Dinâmica do espelho
- Comeu pimenta
- Música "Palavras Mágicas" - Eliana


Movimento
- Mamãe posso ir (seguir ordens, regras, obediência, família)
- Elefante colorido (preferência de cores)
- Descobrir quem é (reconhecer o outro através do tato)
- Gato mia (conhecer o outro pelo som da voz)
- Espelho (mímica)
- História do Banho (higiene)
- Lá vai meu barquinho (preferências)
- Imitar o mestre (conhecimento do corpo e seguir regras)
- Amigos (amizade e quantidade)
- Simão disse (obedecer ordens, regras)
- Morto e vivo (etapas da vida)
- Dança da cadeira (com o nome das crianças)
- Brincadeiras do folclore (da infância dos pais) amarelinha, pula corda, brincadeiras de roda, etc.


Mais sugestões: 
Livro Alfabetização Lúdica, vol. 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário