segunda-feira, 9 de julho de 2012

Projeto Literatura



Neste bimestre estou trabalhando com Fábulas, veja as perguntas que eu fiz aos meus alunos:
- o que são fábulas?
- Vocês conhecem alguma fábula?
- Quem são os personagens que estão nas fábulas? (animais)
* Expliquei que fábulas são textos curtos, normalmente são animais, têm um diálogo e termina com uma moral.
* É interessante aproveitar as fábulas para trabalhar valores.
Hoje por exemplo eu contei a fábula "O cão e o osso"
Contei dramatizando, mudando de voz, fazendo paradas...
Após a história eu conversei com os alunos sobre os valores que são retratados nesta fábula. Eles conseguem identificar : gula, ganância, roubo, olho grande, etc. conversei sobre situações do dia-a-dia que também somos iguais ao cachorro, quando temos uma coisa e queremos mais, não ficamos satisfeitos com o que temos, desejamos o que é do outro, etc.
Eu montei um livrinho, como eu já disse em outra postagem e fizemos algumas partes do livro sobre esta fábula, veja as atividades que fizemos:
* Leitura da fábula
* Marcar com um X os valores que são retratados na fábula
* Montar palavras (osso, cachorro, rio ) letras embaralhadas
* Montar frase ( palavras numeradas para formar uma frase)
* Ilustrar a frase montada
* Dobradura

SEXTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2009


Olá amigas, algumas atividades para trabalhar o projeto de Literatura...





Projeto literatura "Os notáveis da leitura"




Olá, gosto muito de trabalhar com projetos e outro projeto que desenvolvemos na nossa escola é o de literatura, ele é desenvolvido durante todo o ano letivo distribuido da seguinte maneira.
1o bimestre - fábulas e Monteiro Lobato
2o bimestre - Contos de fadas e Histórias em quadrinhos
3o bimestre- Lendas, parlendas, trava-lingua
4o bimestre - músicas e poesias
Durante este ano estarei postando algumas idéias para trabalhar com este projeto. Montamos um livrinho com atividades e desenvovemos também atividades práticas como roda de leitura, leitura compartilhada, biblioteca, hora da história, debate, dobradura, ilustração, recorte e colagem, etc.
Como culminância deste projeto fazemos no mês de novembro a feira do livro que estou postando abaixo algumas fotos da Feira do ano passado. bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário