terça-feira, 10 de julho de 2012

Alfabetização - Nome Próprio



Alfabetização - Uso do Nome Próprio.



De acordo com a Revista Nova Escola, o uso do nome próprio deve ser o ponto de partida para que ocorra a alfabetização na pré-escola (ou no 1º ano do Ensino Fundamental, minha opinião).

".... O trabalho, apoiado nas descobertas da psicogênese (o estudo da origem e do desenvolvimento da escrita) , usa o nome próprio como ponto de referência para que as crianças confrontem suas ideias sobre a língua escrita. além de identificar as pessoas e ser a palavra mais conhecida pelos pequenos, o nome é um modelo que fornece informações a criança sobre as letras e sua quantidade, variedade, posição e ordem, diz a educadora argentina Ana Teberosky no livro Psicopedagogia da Linguagem Escrita. Dominar o próprio nome, o dos colegas e o dos familiares é abrir caminho para conhecer o alfabeto completo.

Uma das atividades mais eficientes é o uso de listas. Mas, para que elas contribuam para o aprendizado, é preciso que levem as crianças a comparar e relacionar a escrita de seu nome com a dos colegas. Há várias formas desafiadoras de fazer isso: procurar o próprio nome na hora da chamada, encontrar os aniversariantes do mês, separar nomes de meninas de meninos".


A consultoria do Programa Além das Letras do Instítuto Avisa Lá organizou uma atividade permanente para a revista, que postarei abaixo, ela é destinada para a pré-escola, mas acredito que pode ser trabalhada no 1ºano, pois para mim é o momento certo de inserir a criança em atividades alfabetizadoras, mesmo assim, de forma lúdica, de forma tranquila, sem cobranças exageradas.


Atividade Permanente: Hora da Chamada


Objetivos:

  • Realizar a leitura do próprio nome e de alguns colegas.
  • Reconhecer a letras.
  • Escrever o próprio nome.

Ano: Pré-Escola

Tempo Estimado: Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.

Material Necessário: Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com nomes das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.

Desenvolvimento:

  • 1ª etapa: Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio: "Vamos descobrir quem veio e quem não veio?" Pegue uma ficha e incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a plaquinha no cartaz.
  • 2ª etapa: Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver grafado "Amanda", conduza a discussão indicando que a palavra começa com o mesmo A de "Ana" e de "Amélia".
  • 3ª etapa: Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: "É de menino ou de menina?" Para nomes parecidos - Rodrigo e Rogério, por exemplo, revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar os diferentes tamanhos dos dois.
  • 4ª etapa: Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser auxiliado com questionamentos: "Tem certeza de que é essa letra?" ou "A letra está do "lado" correto?" Observe as crianças que não precisam mais do modelo na hora de escrever.
  • 5ª etapa: Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo acima do quadro para tirar dúvidas.

  • Avaliação: Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita.Contemple a diversidade da classe.Para estimular quem já aprendeu a escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega - com ou sem o auxílio das fichas, dependendo do caso.
Fonte: Revista Nova Escola nº 216, outubro/2008.

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