quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sala de Recursos Multifuncionais


Vou explicar um pouco de meu trabalho na qual é em Sala de Recursos Multifuncionais. Estas salas são um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.
O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:

- equipamentos (Televisão, aparelho de DVD, scanner, computadores, impressoras);
- mobiliário adaptado;
- jogos pedagógicos adaptados ou não;
- recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros)
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum com atendimentos de 45 minutos (individual) e 1h10 (grupos).

Estas SRM fazem parte da ação do MEC compartilhada com os estados e municípios.
Você encontra mais informações no site do MEC: www.mec.gov.br e/ou publicação de 
Alves, Denise de Oliveira. Sala de recursos multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC, 2006. Nesta publicação traz a definição de AEE, alunos atendidos, perfil do professor e demais informações pertinentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário