A Psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, no seu desenvolvimento.
Dedica-se ao estudo do processo de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais.
Sua atuação pode estar presente tanto no processo natural do aprendizado (prevenção e estimulação), como na percepção de dificuldades (diagnóstico), no planejamento em instituições e no trabalho de re-educação (terapia psicopedagógica).
PORQUE É DIFÍCIL PARA A CRIANÇA APRENDER?
As crianças com dificuldades vivem um baixo rendimento e seu aproveitamento permanece abaixo do esperado.
Dificuldades de aprendizagem refere-se a um ou mais déficits significativos nos processos de aprendizagem essenciais e que requerem técnicas de educação diferenciada para remediação.
Dificuldades específicas podem ser percebidas no atraso do processo de aquisição das habilidades cognitivas, sócio-emocional, psiconeurológicas, como:
- Comprometimento em uma ou mais áreas, tais como FALA, A LEITURA, LINGUAGEM ESCRITA ,MATEMATICA E ORIENTAÇÃO ESPACIAL.
- Bem como, deficiências sensórias, motrizes, intelectuais ou emocionais, ou ausência de oportunidades de aprender podem gerar dificuldades na aquisição da linguagem escrita e raciocínio lógico
HÁ RECURSOS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM?
Existem trabalhos de intervenção e podem ser realizados com um individuo ou em grupo com defasagens ou dificuldades de aprendizagem e as ações para sua correção originam de análises realizadas de modo sistemático e estruturado em diagnóstico.
Depois das evidências observadas, utilizaremos metodologias multissensoriais: Programa de intervenção cognitiva (PEI-básico,1,2), Panlexia, Métodos das boquinhas, Jogos simbólicos, jogos de exercícios e jogos de regras.
Para efetiva reabilitação é necessário investir em formação de compromisso e disciplina.
REABILITAÇÃO COGNITIVA, REEDUCAÇÃO LEITORA E ALFABETIZAÇÃO.
Dificuldades lógico matemáticas, leitura, escrita podem estar acompanhadas de déficits na realização de atividades como:
- Reconhecer símbolos
- Discriminação Visual e Auditiva
- Grafomotoras
- Conduta exploratória
- Compreensão de informações ou ordens
- Formação de conceitos
- Raciocínio e Resolução de problemas
- Memória, Auditiva, Tátil, Visual
- Percepção Auditiva, Tátil, Visual e Psicomotora.
- Concentração e Atenção
- Classificação e Seriação
- Estruturação espacial e temporal
- Análise e Síntese
Podendo ainda apresentar:
- Auto-estima baixa.
- Isolamento
- Agressividade.
- Agitação em excesso ou lentidão.
- Baixo limiar à frustração e situações de fracasso.
- Fobia Escolar
- Baixo rendimento escolar.
- Dificuldades para planejar movimentos e sequenciar tarefas.
Muitas vezes o caráter da dificuldades de aprendizagem faz com que o desempenho escolar seja considerado um fracasso, levando-nos a crer que a pessoa pode estar sem um atendimento adequado para o desenvolvimento de suas habilidades ou competências.
Dentro da Psicopedagogia podemos contar com varias áreas de atendimento, como a Psicopedagogia musical, que trabalha para o desenvolvimento criativo da criança, nas situações de aprendizagem e no resgate da saúde, pois ela movimenta e mobiliza, contribuindo para a sua formação na aprendizagem.
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