quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Atividade para deficiente intelectual













PLANO DE AEE PARA EDUCANDO 
NOME: .....
IDADE: 12 ANOS      SÉRIE: 6º ANO          TURNO: VESPERTINO
ESCOLA: ......
PROFESSORA DO AEE: ...........
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: .........
AGENTE DE ATIVIDADE EM ED. ESPECIAL : .........


Problema levantado após um ESTUDO DE CASO relativo ao educando:

- Diagnóstico apresentado pelo educando de Deficiência Mental Leve a Moderada;
- Dificuldade na leitura, na prática de escrita;
- Dificuldade em relatar por escrito suas opiniões, na interpretação oral e escrita, na ordenação de ideias.

* Nas demais questões cognitivas, motoras e comportamentais não apresenta grandes dificuldades .


OBJETIVOS:
·        Produzir pequenos textos que aprimorem a sua imaginação e criatividade;
·        Ampliar as habilidades de memorização;
·        Aprimorar a linguagem, a construção da língua escrita, comunicação e interpretação;
·        Aperfeiçoar sua potencialidade de atenção e concentração.

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento:  Durante todo o ano letivo.
Frequência: 2  vezes  na semana
Tempo de Atendimento: 1 hora cada atendimento
Composição do atendimento:  1 atendimento Individual /  1 atendimento em dupla

ATIVIDADES  A SEREM DESENVOLVIDAS :
·        Atividades envolvendo situações-problemas;
·        Expressão Artística: desenhos, pinturas, modelagens, montagens, dramatizações,...
·        Práticas Diversificadas de escrita e ou produções textuais envolvendo LUDICIDADE, sequência de fatos, roteiros como referência, etc.
·        Atividades com músicas: apreciação musical, cantos, interpretação de letras de músicas, utilização de instrumentos musicais, construções de paródias a partir de música conhecida,...
·        Trabalho com Literatura Infantil: leitura e interpretação oral e escrita, interpretação de imagens, recontos, livros sensoriais, ...
·        Jogos de Mesa envolvendo frases, palavras, descrição de figuras, ...
·        Softwares Educacionais;
·        Prática de descrição, narração, reconto de situações vividas e significativas ao educando, através de aulas-passeio, atividades extra-curriculares,...

MATERIAIS  A SEREM PRODUZIDOS:
·        Instrumentos Musicais;
·        Quebra-cabeças;
·        Caixa de sapato com histórias em sequência;
·        Dominó por temas (animais, família, profissões, frutas...);
·        Jogos de Memória Temáticos.
Adequações de materiais:
            Não haverá necessidade de adequações.
Materiais a serem adquiridos:
·        Livros de Literatura Infantil;
·        Folhas de E.V.A

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·         Professora de sala de aula;
·         Equipe Técnico-pedagógica;

AVALIAÇÃO
A observação e avaliação do aluno será realizada durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, sendo correlato aos objetivos propostos neste planejamento.

Diga a que parte pertence

Hoje trouxe uma atividade que fiz com meus alunos com deficiência intelectual...

Um deles precisei utilizar imagens junto, peguei várias imagens aleatoriamente com

as referidas na atividade e dispus sobre a mesa para ele ter alguma referência e

assim atingir o objetivo.
Primeiro tente fazer sem o auxílio das imagens, caso seja de difícil compreensão, mostre
apenas só o exemplo com a imagem e instigue a continuar sem este auxílio.
Caso utilizar as imagens e ele não seja alfabetizado, peça para que circule onde é



a parte que foi solicitada, dependendo do estágio de alfabetização peça para escrever a palavra no lado

ou primeira letra, o importante na sala de recursos não é a escrita e sim o entendimento e a relação

que ele faz com o que foi solicitado;



Esta é a atividade...não postarei as imagens, mas você encontra facilmente em imagens no Google.



espero que gostem.




DIGA A QUE PARTE PERTENCE


Exemplo: CALCANHAR – PÉ


TELHADO - ___________________

 RAIZ - _______________________
   
DEGRAU - ___________________

DENTE - _____________________

BICO - _______________________

CABO - ______________________

CAROÇO - ___________________

PONTEIRO - __________________

ESCAMA - ___________________

ALÇA - _____________________

PNEU - _____________________

PERNAS - ____________________

TESTA - ______________________

GAVETA - ____________________

CABELO - ____________________

PÁGINA - _____________________

SOLA - _______________________

GOLA - _______________________

GALHO - _____________________

MANGA - _____________________

ASAS - _______________________

JOELHO - _____________________

RODA - ______________________

PEDAL - ______________________

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