PLANO DE AEE PARA EDUCANDO
NOME: .....
IDADE: 12 ANOS SÉRIE: 6º ANO TURNO: VESPERTINO
ESCOLA: ......
PROFESSORA DO AEE: ...........
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: .........
AGENTE DE ATIVIDADE EM ED. ESPECIAL : .........
Problema levantado após um ESTUDO DE CASO relativo ao educando:
- Diagnóstico apresentado pelo educando de Deficiência Mental Leve a Moderada;
- Dificuldade na leitura, na prática de escrita;
- Dificuldade em relatar por escrito suas opiniões, na interpretação oral e escrita, na ordenação de ideias.
* Nas demais questões cognitivas, motoras e comportamentais não apresenta grandes dificuldades .
OBJETIVOS:
· Produzir pequenos textos que aprimorem a sua imaginação e criatividade;
· Ampliar as habilidades de memorização;
· Aprimorar a linguagem, a construção da língua escrita, comunicação e interpretação;
· Aperfeiçoar sua potencialidade de atenção e concentração.
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento: Durante todo o ano letivo.
Frequência: 2 vezes na semana
Tempo de Atendimento: 1 hora cada atendimento
Composição do atendimento: 1 atendimento Individual / 1 atendimento em dupla
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS :
· Atividades envolvendo situações-problemas;
· Expressão Artística: desenhos, pinturas, modelagens, montagens, dramatizações,...
· Práticas Diversificadas de escrita e ou produções textuais envolvendo LUDICIDADE, sequência de fatos, roteiros como referência, etc.
· Atividades com músicas: apreciação musical, cantos, interpretação de letras de músicas, utilização de instrumentos musicais, construções de paródias a partir de música conhecida,...
· Trabalho com Literatura Infantil: leitura e interpretação oral e escrita, interpretação de imagens, recontos, livros sensoriais, ...
· Jogos de Mesa envolvendo frases, palavras, descrição de figuras, ...
· Softwares Educacionais;
· Prática de descrição, narração, reconto de situações vividas e significativas ao educando, através de aulas-passeio, atividades extra-curriculares,...
MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS:
· Instrumentos Musicais;
· Quebra-cabeças;
· Caixa de sapato com histórias em sequência;
· Dominó por temas (animais, família, profissões, frutas...);
· Jogos de Memória Temáticos.
Adequações de materiais:
Não haverá necessidade de adequações.
Materiais a serem adquiridos:
· Livros de Literatura Infantil;
· Folhas de E.V.A
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
· Professora de sala de aula;
· Equipe Técnico-pedagógica;
AVALIAÇÃO
A observação e avaliação do aluno será realizada durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, sendo correlato aos objetivos propostos neste planejamento.
Diga a que parte pertence
Hoje trouxe uma atividade que fiz com meus alunos com deficiência intelectual...
Um deles precisei utilizar imagens junto, peguei várias imagens aleatoriamente com
as referidas na atividade e dispus sobre a mesa para ele ter alguma referência e
assim atingir o objetivo.
Primeiro tente fazer sem o auxílio das imagens, caso seja de difícil compreensão, mostre
apenas só o exemplo com a imagem e instigue a continuar sem este auxílio.
Caso utilizar as imagens e ele não seja alfabetizado, peça para que circule onde é
a parte que foi solicitada, dependendo do estágio de alfabetização peça para escrever a palavra no lado
ou primeira letra, o importante na sala de recursos não é a escrita e sim o entendimento e a relação
que ele faz com o que foi solicitado;
Esta é a atividade...não postarei as imagens, mas você encontra facilmente em imagens no Google.
espero que gostem.
DIGA A QUE PARTE PERTENCE
Exemplo: CALCANHAR – PÉ
TELHADO - ___________________
RAIZ - _______________________
DEGRAU - ___________________
DENTE - _____________________
BICO - _______________________
CABO - ______________________
CAROÇO - ___________________
PONTEIRO - __________________
ESCAMA - ___________________
ALÇA - _____________________
PNEU - _____________________
PERNAS - ____________________
TESTA - ______________________
GAVETA - ____________________
CABELO - ____________________
PÁGINA - _____________________
SOLA - _______________________
GOLA - _______________________
GALHO - _____________________
MANGA - _____________________
ASAS - _______________________
JOELHO - _____________________
RODA - ______________________
PEDAL - ______________________
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.
Veja mais:
Atividades para alunos com dislexia
Vídeo para alunos com dislexia
Dislexia como identificar e ajudar o aluno
Atividade para crianças com dislexia
Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem