sábado, 9 de fevereiro de 2013

GABINETE PSICOPEDAGÓGICO


1.Informações
Dificuldade na aquisição e processamento da linguagem. Manifesta-se por dificuldade para a distinção e memorização de letras ou grupos de letras, falta de ordem e ritmo na colocação e má estruturação de frases, afetando tanto a leitura como a escrita.
Não é o resultado de falta de motivação, de déficit sensoriais, de ensino inadequado ou de outras condições limitativas, podendo no entanto coexistir com estas condições.
Apresenta diferentes graus de severidade, podendo afetar também o cálculo aritmético.

 
3. Hiperatividade
Manifestação de um baixo nível de atenção, acompanhado por uma atividade motora excessiva, impulsiva e com falta de controle, apresentando diversos tipos de problemas escolares e dificuldades de aprendizagem.
Para o diagnóstico ser exato, é necessário verificar-se um conjunto de sintomas ligados à falta de atenção e hiperatividade, obedecendo aos critérios da quantidade, duração, início e contexto.
O início dos sintomas ocorre antes da idade escolar.
Apresenta-se como uma atenção pouco seletiva e descontínua. Dificuldade para a orientação num único estímulo e dificuldade para a manutenção nele durante período de tempo alargado.
A atenção dispersa-se facilmente com estímulos irrelevantes para a atividade que é desenvolvida no momento e é demonstrada dificuldade em terminar tarefas.
Surgem esquecimentos frequentes de atividades quotidianas ou de algumas rotinas.
5.Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem (Dislexia - Hiperatividade - Déficit de Atenção)
(Anamnese/Consulta com os pais)
Nesta consulta, procura-se reunir o maior número de informação sobre o história da criança. São recolhidas informações sobre o seu Desenvolvimento, Sociabilidade, Escolaridade e Enquadramento Familiar.
Provas de Avaliação
Realização de bateria de testes psicopedagógicos para despiste de dificuldades de aprendizagem e observação do material escolar fornecido pela criança (cadernos diários, fichas de avaliação e informação dos professores)
1.Desenvolvimento de Métodos de Estudo
Avaliação do método de estudo atual
Em conversa com a criança  e adolescentes e com a realização de alguns trabalhos, procura--se chegar à conclusão de qual o método que está a ser utilizado e qual o seu grau de eficiência. É frequente a criança concluir que não segue qualquer tipo de método e que não está a conseguir ter bom rendimento escolar.
Criar Método de Estudo Adequado
Torna-se importante avaliar quais são as suas preferências a nível de trabalho e de ambiente de estudo. A sua capacidade de atenção é tida em conta, para selecionar o tempo dedicado às atividades escolares diárias.
A criação de um método de estudo adequado a cada criança é fundamental para o seu progresso escolar e cria bases para o desenvolvimento de métodos de trabalho essenciais para a sua vida pessoal e profissional.
2.Orientação Escolar e Vocacional
A escolha ligada à vida profissional é uma decisão que deve ser muito bem ponderada e feita com responsabilidade e informação.
Torna-se cada vez mais necessário, reconhecer que a escolha profissional não deve atender unicamente às tendências e aptidões registadas em testes vocacionais, mas também na recolha e investigação de dados acerca das profissões e do mercado de trabalho atual.
Tendo em conta estes fatores, procuro desenvolver (ao longo de 6 a 8 sessões de encontro com o jovem) um trabalho de procura de interesses, vocações e reunião de material sobre as suas possíveis orientações escolares (a nível de agrupamento ou formação técnica) e profissionais.
3.Programas de Intervenção Psicopedagógica
As metodologias de intervenção por mim utilizadas têm sido gradual e progressivamente elaboradas, em função de estudos recentes e da minha prática diária.
As estratégias de ensino multissensorial,estruturado,continuado e ativo são parte integrante da metodologia utilizada.
Apoio crianças dos 1º, 2º e 3º ciclos, especialmente em situações de dificuldade de aprendizagem  relacionadas com déficit de atenção,da memória, da expressão linguística e da gestão de métodos de estudo.
Cada programa elaborado deve ter em conta as características individuais da criança, atendendo ao seu nível etário, o seu percurso escolar, a sua maturidade, as suas capacidades e grau de motivação.
  • Programa de Reeducação Psicolinguística (Dislexia)
  • Programa de Desenvolvimento de Atenção e Memória (Hiperatividade)
  • Programa de Desenvolvimento de Métodos de Estudo
É prestado o serviço de explicações de diversas disciplinas desde o ensino primário até ao 9º ano (correspondente ao 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico).
Esse apoio é desenvolvido individualmente, tendo em atenção as dificuldades escolares apresentadas, procurando adequar método de estudo, organização e gestão do tempo de trabalho.
As explicações podem ser realizadas no gabinete psicopedagógico ou em casa do aluno.. O horário será escolhido conforme disponibilidade de explicando/explicador (manhãs/tardes incluindo fim-de-semana).By Lucilene.

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