Vou dar um exemplo de atividade que fiz com alguns alunos para trabalhar a sequência lógica e organização do pensamento e linguagem, secundariamente pode trabalhar cor, forma, comparação do mais pesado, mais leve...enfim...Você pega um jogo qualquer, vou dar um exemplo do "Jogo Equilibrio Árvore"
Nele você precisa
1. jogar o dado;
2 ver a cor que caiu;
3 pegar a peça correspondente a cor que caiu no dado;
4 colocar na árvore.
Fácil não é? Pois bem, muitos alunos mesmo jogando 2, 3, 5 vezes não conseguem explicar como jogamos.
Aí fiz o seguinte:
Joguei com a criança e cada passo que ela ia seguindo tirei foto; No atendimento seguinte vim com a fotos impressas; Recortamos bonitinhas e pedi que colocasse em ordem.
Fiz as seguintes perguntas?
"Para começar o jogo o que temos que fazer?
- Jogar o dado"
A criança se reconhece na foto com o dado na mão. Colamos na folha e escrevemos o que é que deve fazer.
1 - Jogar o dado;
"E depois o que fazemos?" Ela se reconhece novamente olhando para o dado. Colamos na folha e escrevemos o que é que deve fazer.
2 - Olhar para o dado e ver a cor que precisamos pegar a peça.
"E agora?
- Pegar a peça" onde está essa foto pegando a peça?
....e assim até o fim, perguntando também quem ganha o jogo, quem perde...
É importante fazer bem completo e já amarrando com o próximo passo, por exemplo no passo 2, eu poderia falar e escrever, "olhar para o dado para ver a cor", porém reforçar que é "para pegar a peça" é bem importante.
Alguns alunos você precisa fazer a atividade e jogar para perceberem o que estão fazendo e relacionar.
Aqui eu dei um exemplo de jogo, mas você pode fazer com qualquer um esse processo, o importante é ele relacionar sua ação e explicar os passos e assim sequenciar e organizar seu pensamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário