quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Avaliação do aluno - AEE


Olá, 
Como muitos que passam por aqui escrevem pedindo ajuda, pois iniciaram ou iniciarão em Sala de Recursos, vou colocar aqui alguns pontos fundamentais de observação para avaliação. Antes de iniciar um trabalho, uma elaboração de um plano de ação, é necessário avaliar este aluno, seja através de observação, conversa com pais, professores, ou ao longo dos atendimentos,  estes pontos devem ser observados, por isso trago aqui um pequeno roteiro do qual nos ajuda em que ou no que devemos voltar nosso olhar para a partir daí possamos traçar objetivos próprios para cada aluno e para perceber seu desenvolvimento dentro do programa.
Ao avaliar o aluno, cuide para não focar apenas nas DIFICULDADES e sim suasPOTENCIALIDADES, vamos ver aqui alguns pontos:

RACIOCÍNIO LÓGICO
Considere os seguintes aspectos: compreensão de relações de igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e capacidade de conclusões lógicas; compreensão de enunciados; resolução de problemas cotidianos; resolução de situações-problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e de enunciados, causalidade, sequência lógica etc.
DESENVOLVIMENTO E CAPACIDADE MOTORA:
Considere os seguintes aspectos: postura, locomoção, manipulação de objetos e combinação de movimentos, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, coordenação motora.
LINGUAGEM:
Considere os seguintes aspectos compreensão da língua oral, expressão oral, leitura, escrita, uso de outros sistemas linguísticos (LIBRAS, comunicação alternativa etc.)
MEMÓRIA:
Considere os seguintes aspectos: memória auditiva, visual, verbal e numérica.
ATENÇÃO:
Considere os seguintes aspectos: seleção e manutenção de foco, concentração, compreensão de ordens, identificação de personagens.
PERCEPÇÃO:
Considere os seguintes aspectos: percepção visual, auditiva, tátil, sinestésica, espacial e temporal.
AUTONOMIA E INICIATIVA:
Considere os seguintes aspectos: Apresenta cuidado com próprio corpo/higiene, é independente nas diversas situações do cotidiano, possui organização com seu material, alimenta-se sozinho, veste-se sem auxilio, faz suas escolhas...

Cada um tem uma forma de trabalhar, utilizar plano de ação, plano de atendimento, perfil do aluno, entre outros. O importante é você ter claro seus objetivos, as necessidades para com o aluno, a forma que você irá utilizar é com você!

Aqui abaixo está um modelo de perfil de aluno que você pode utilizar:


SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Aluno(a): 
Data de Nascimento:
Escola que frequenta 
Diagnóstico:

PERFIL DO ALUNO

Potencialidades e dificuldades do aluno


Dimensões
Dificuldades
Potencialidades
Desenvolvimento Psicomotor




Linguagem




Desenvolvimento cognitivo




Sociabilidade/afetividade





Aprendizagem



Iniciativa/ Autonomia






Objetivos para o aluno:

 




Planejamento individual:

 


  Atividades:

 

 Atualizado em



É isso, espero que possa ter contribuído de alguma forma, se você tiver outras sugestões ou quiser compartilhar a forma que você faz também me escreva.

abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário