O que é?
É uma dificuldade primária do aprendizado
abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou
três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e
qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis . É o distúrbio (ou
transtorno) do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de
aula. Está relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa
de 15 % das reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries
iniciais (escolas regulares) têm sido identificados problemas em cerca
de 8 %. Estima-se que a dislexia atinja 10 a 15 % da população mundial
Quem pode ser afetado?
A dislexia não é o resultado de má
alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou
baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente pessoas das raças
branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas ou anônimas, pessoas
inteligentes ou aquelas mais limitadas.
Qual a causa?
A dislexia tem sido relacionada a fatores
genéticos, acometendo pacientes que tenham familiares com problemas
fonológicos, mesmo que não apresentem dislexia. As alterações
ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A dislexia, em nível cognitivo-
lingüístico, reflete um déficit no componente específico da linguagem ,
o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons da fala. Uma
criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco importante de
apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas apresenta o distúrbio.
Um gene recentemente relacionado com a
dislexia é chamado de DCDC2. Segundo o Dr. Jeffrey R. Gruen,
geneticista da Universidade de Yale, Estados Unidos, ele é ativo nos
centros da leitura do cérebro humano.
Outro gene, chamado Robo1, descoberto por
Juha Kere, professor de genética molecular do Instituto Karolinska de
Estocolmo, é um gene de desenvolvimento que guia conexões, chamadas
axônios, entre os dois hemisférios do cérebro.
Pesquisadores dizem que um teste genético
para a dislexia pode estar disponível dentro de um ano. Crianças de
famílias que têm história da dislexia poderão ser testadas. Se as
crianças tiverem o risco genético, elas podem ser colocadas em
programas precoces de intervenção.
O que se sente?
Sinais indicadores de dislexia:
A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades diferentes em cada faixa etária e acadêmica
Pré-Escola, pré-alfabetização
Aquisição tardia da fala | |
Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas | |
Crescimento lento do vocabulário | |
Problemas em seguir rotinas | |
Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome | |
Falta de habilidade para tarefas motoras finas (abotoar, amarrar sapato, ...) | |
Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta | |
Não memorizar nomes ou símbolos | |
Dificuldade em pegar uma bola |
Início do ensino fundamental - Alfabetização
Dificuldades mais identificadas :
fala. | |
aprender o alfabeto | |
planejamento e execução motora de letras e números | |
preensão do lápis | |
motricidade fina e do esquema corporal. | |
separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o ) | |
habilidades auditivas - rimas | |
discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b., | |
diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v | |
orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano) | |
orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva |
Ensino Fundamental
Dificuldades mais identificadas:
atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica, decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade. | |
soletração de palavras | |
ler em voz alta diante da turma | |
supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha | |
Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada | |
seqüência de letras em palavras Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em). | |
Fragmentação incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola | |
planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo | |
enunciados de problemas matemáticos e figuras geométricas | |
elaboração de textos escritos expressão através da escrita | |
compreensão de piadas, provérbios e gírias | |
seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. mapas | |
copiar do quadro |
Ensino Médio
Dificuldades mais identificadas:
Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas. | |
Leitura vagarosa e com muitos erros | |
Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas | |
Dificuldade em planejar e fazer redações | |
Dificuldade para reproduzir histórias | |
Dificuldade nas habilidades de memória | |
Dificuldade de entender conceitos abstratos | |
Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes | |
Vocabulário empobrecido | |
Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade |
Ensino Superior / Universitário
Dificuldades mais identificadas:
Letra cursiva. | |
Planejamento e organização. | |
Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem). | |
Falta do hábito de leitura. | |
Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas). |
Diagnóstico
Os sintomas que podem indicar a dislexia,
antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de
aprendizagem, não confirmam a dislexia. Os sintomas podem ser
percebidos em casa mesmo antes da criança chegar na escola. Uma vez
identificado o problema de rendimento escolar, deve-se procurar ajuda
especializada.
AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
A equipe multidisciplinar, incluindo
Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo Clínico inicia investigação
detalhada e verifica a necessidade do parecer de outros profissionais,
como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. É muito
importante o parecer da escola, dos pais, o levantamento do histórico
familiar e a evolução do paciente.
Outros fatores deverão ser descartados, como
déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais,
lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas
anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos
escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes
são conseqüências, não causa da dislexia).
A equipe multidisciplinar deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia.
Essa avaliação é importante tanto na
identificação das causas das dificuldades apresentadas, quanto permite
orientar o encaminhamento adequado para o caso individualizado.
Não existe teste único, patognomônico (sinais/sintomas constantes, caraterísticos da doença) de dislexia.
O diagnóstico deve ser realizado por
profissional (ais) treinado (s), empregando-se uma série de testes e
observações, em geral, trabalhando em equipe multidisciplinar, que
analisará o conjunto de manifestações de dificuldades
Testes auditivos e de visão podem ser os primeiros a serem solicitados.
Entre as avaliações mais solicitadas encontram-se testes:
Cognitivos | |
Inteligência | |
Memória auditiva e visual | |
Discriminação auditiva e visual | |
Orientação | |
Fluência verbal | |
Testes com novas tecnologias |
Tratamento após o diagnóstico de Dislexia.
Uma vez diagnosticada a dislexia, segundo as
particularidades de cada caso, o encaminhamento orientado permite
abordagem mais eficaz e mais proveitosa, pois o profissional que
assumir o caso não precisará de um tempo para identificação do
problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes.
Tendo conhecimento das causas das
dificuldades, do potencial e a individualidade do paciente, o
profissional pode utilizar a linha terapêutica que achar mais
conveniente para o caso particular. Os resultados devem surgir de forma
progressiva.
Em oposição à opinião de muitos se pode
afirmar que o disléxico sempre contorna suas dificuldades e acha seu
caminho. O disléxico também tem sua própria lógica e responde bem a
situações que estejam associadas a vivências concretas.
A harmonia entre o profissional coordenador e
o paciente e sua família podem ser decisivos nos resultados. O
mecanismo de programação por etapas, somente passando para a seguinte
quando a anterior foi devidamente absorvida, retornando às etapas
anteriores sempre que necessário, deve ser bem entendido pelo paciente
e familiares
Sistema Cumulativo
Os serviços de educação especial podem incluir
auxílio de especialistas, tutorias individuais, aulas especiais
diárias. Cada indivíduo tem necessidades diferentes, por isso o plano
de tratamento deve ser individualizado. Da mesma forma, é importante o
apoio psicológico positivo, já que muitos estudantes com dificuldade de
aprendizado têm auto-estima baixa.
Prevenção
Os transtornos de aprendizagem tendem a
incidir em famílias e a dislexia é um deles. As famílias afetadas devem
fazer o máximo esforço para reconhecer precocemente a existência do
problema.
Quando incide em famílias sem antecedentes, o
diagnóstico pode ser feito na pré-escola, se os professores detectarem
os primeiros sinais. A terapia precoce proporciona os melhores
resultados
Mitos que não podem crescer
1- A dislexia é contagiosa?
Não. Ela é usualmente hereditária.
Não. Ela é usualmente hereditária.
2- Uma pessoa pode ser medianamente disléxica?
Sim. Ninguém apresenta um quadro com todos os sinais de dislexia.
Sim. Ninguém apresenta um quadro com todos os sinais de dislexia.
3- A dislexia é uma doença?
Não.
Não.
4- A dislexia pode passar sem que se tome alguma providência?
Não. Quanto antes ela é identificada e são tomadas as medidas de tratamento, maiores podem ser os benefícios do tratamento.
Não. Quanto antes ela é identificada e são tomadas as medidas de tratamento, maiores podem ser os benefícios do tratamento.
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