sábado, 24 de setembro de 2011

Psicopedagogia Clínica


O que é psicopedagogia?
É o estudo do processo de aprendizagem e suas dificuldades. Este estudo tem caráter preventivo e terapêutico, detectando as causas dos problemas de aprendizagem através de provas ( testes ) psicopedagógicos  tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA e  anamnese.
 Geralmente o período  para diagnosticar o problema psicopedagógico dura de 7 à 10 sessões de 50 minutos cada. Em alguns casos, o profissional pode encaminhar o paciente para outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, otorrinos,  entre outros para uma avaliação transdisciplinar.
Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.
Casos em que a Psicopedagogia é altamente indicada:



Afasias, Audiomudez, Disturbios afetivos (ansiedade, inibição, depressão,Dificuldade de leitura e escrita sem causa orgânica, Dificuldade de memorização, atenção e concentração, Distúrbio da lateralidade, Distúrbio na organização têmporo-espacial, Distúrbio motor, Disfalia, Disgrafia, Dislexia, Dislexia Disortografica, Hiperatividade, Instabilidade psicomotora, Gagueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário