segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1º ENCONTRO DE SALA DE RECURSOS DE PORTUGUÊS



HISTÓRIA CANTADA
A GALINHA ESPERTA

    1- A GALINHA MUITO ESPERTA
    SEMPRE VAI CISCAR NA HORTA.
    ANDA AGORA MUITO ALERTA
    QUANDO FECHA A SUA PORTA( TEREZINHA DE JESUS)

2- ANDA SEMPRE PREVENIDA,
TRAZ NO BOLSO DO AVENTAL,
APETRECHOS DE COSTURA:
LINHA, AGULHA E DEDAL.( TEREZINHA DE JESUS)

3- CERTO DIA A PORTA ABERTA
O RAPOSÃO AVISTOU
FOI O PASSO APRESSANDO
E NA CASA LOGO ENTROU.(TEREZINHA DE JESUS)

4- ESCONDEU-SE ATRÁS DA PORTA
Á ESPERA DA GALINHA
QUANDO, ENTÃO, ELA CHEGOU:
COITADINHA, COITADINHA...( TEREZINHA DE JESUS)

5- PELA ESTRADA BEM CONTENTE
LÁ SE FOI O RAPOSÃO
A CANTAR ALEGREMENTE
COM VOZ FEIA UMA CANÇÃO.( NARRADOR)

6- VAMOS TODOS COLEGUINHAS
ESCUTAR A TAL CANÇÃO
QUE CANTAVA SATISFEITO
ESTE FEIO RAPOSÃO.(NARRADOR)

7- MAMÃE ESTÁ ME ESPERANDO
E CONTENTE VAI FICAR
POIS A ÁGUA ESTÁ FERVENDO
PRA GALINHA COZINHAR.( PEIXE VIVO)

8- LOGO O RAPOSÃO CANSOU,
A GALINHA ERA PESADA
RECOSTOU-SE NUMA PEDRA
E NUM SONO ENTÃO FERROU.( TEREZINHA DE JESUS)

9- E AGORA MINHA GENTE
VAMOS ATENÇÃO PRESTAR
OLHEM BEM NAQUELE SACO
QUE A GALINHA VAI CANTAR:( TEREZINHA DE JESUS)

10- PORQUE SOU MUITO ESPERTINHA
ESTE SACO VOU CORTAR
E UMA PEDRA BEM PESADA
VOU BOTAR NO MEU LUGAR.( ATIREI O PAU NO GATO)


11- RAPOSÃO CHEGOU EM CASA
TODO ALEGRE A ANUNCIAR( NARRADOR)
A GALINHA É TÃO PESADA
QUE A MAMÃE VAI ME AJUDAR.( PEIXE VIVO)

12- E OS DOIS MUITO CONTENTES
NA PANELA DESPEJARAM( NARRADOR)
A GALINHA QUE ERA PEDRA
E POR ISSO SE QUEIMARAM.(TODOS)


cantar, dramatizar a história.
trabalhar com o texto em cartaz.
desenhar: casa, porta, avental, panela raposa, galinha.
escrever as palavras em fichas para associação.

DA CHARADA À CANÇÃO
RESPONDA DEPRESSA

RESPONDA DEPRESSA
NÃO SEJA BOCÓ
TEM NO POMAR
E NO MEU PALETÓ?
EU RESPONDO DEPRESSA
POIS NÃO SOU BOCÓ,
UMA MANGA É FRUTA
E HÁ DUAS NO PALETÓ.

RESPONDA DEPRESSA
NÃO SEJA CARETA
ESTÁS NA PAREDES
E EM SUA CANETA?
EU RESPONDO DEPRESSA
POIS NÃO SOU CARETA
O PINTOR USA TINTA
DIFERENTE DA CANETA.

RESPONDA DEPRESSA
NÃO SEJA BOBÃO
TEM NO JARDIM
E CABE NA MINHA MÃO?
EU RESPONDO DEPRESSA
POIS NÃO SOU BOBÃO
FLOR E CAMISA:
AS DUAS TEM BOTÃO.
Responder depressa as perguntas, formular outras, ilustrar. Etc.
Colocar os alunos sentados em círculo
mostrar 3 cartões com as palavras careta bobão e bocó
jogar uma bola para os alunos e pedir que pronuncie uma rima para cada palavra mostrada.
Troque o cartão sempre que houver demora na resposta.
Fazer mímicas conforme o professor apresentar o cartão etc.
Com alfabeto móvel formar as palavras. Trocar algumas letras e observar o que formou.

COMO ESSE “SÓ”
UMA HISTÓRIA BEM ESTRANHA,
OUVI ATENTA, OUTRO DIA.
ERA HISTÓRIA DE UMA ARANHA
E EU NEM A CONHECIA.

OITO PERNAS ELA TINHA
COMO TODA ARANHA TEM
MAS QUANDO IA E VINHA
NÃO ASSUSTAVA NINGUÉM.

DE SEU TRASEIRO ENORME
A REBOLAR SEM PARAR
SAÌA UMA LINHA FINA
QUE ELA SE PUNHA A ENROLAR.

ENROLAVA, QUE ENROLAVA
FAZIA TRANÇA, DAVA NÓ
SEU TRABALHO PARECIA
O XALE DE MINHA AVÓ.

TECENDO, SEMPRE TECENDO
IA ARMANDO A ARMADILHA
POBRE MOSCA DISTRAÍDA
SERIA O JANTAR DA FAMÍLIA.

FOI QUANDO O FATO SE DEU
FATO COMO ESSE SÓ
UMA COBRA ENGOLIU
A ARANHA ATÉ O GOGÓ

DONA ARANHA ESPERNEAVA
ARRANHAVA ATÉ CANSAR
COM ISSO FAZIA A COBRA
TOSSIR COM FALTA DE AR.

A COBRA FICOU ENGASGADA
COM A JANTA A MEIO CAMINHO
RESOLVEU IR RASTEJANDO
PRA REPOUSAR EM SEU NINHO.

BEM QUIETINHA JÁ ESTAVA
PENSANDO PASSAR MELHOR
QUANDO SENTIU DE REPENTE
UMA FISGADA MAIOR.

ABRIU DEPRESSA A BOCA
MUITO MAIS DO QUE PODIA,
E A ARANHA SAIU CORRENDO
E CORRE ATÉ HOJE EM DIA.
Ler, dramatizar, perguntar quantas estrofes,escrita ilustrada, onomatopeia.

PEIXINHOS, PEIXES E PEIXÕES

NA ÁGUA ELE VIVE
SEMPRE A NADAR
COME LÁ EMBAIXO
NÃO SAI PRA RESPIRAR.

GLUB,GLUB,GLUB
OLHE O TUBARÃO
GLUB, GLUB, MAIS DEPRESSA
DESSE LADO NÃO.

PRATA AZUL, OU AMARELO
GORDO, CHATO OU BEM FININHO
TEM DUAS OU MAIS NADADEIRAS
E UM BONITO RABINHO.

Estribilho

PODE ME CHAMAR CASCUDO
ESPADA, BAGRE OU PINTADO
CAÇÃO, GAROPA OU PESCADA
BAIACU, ROBALO OU LINGUADO.

SUA VIDA É NA ÁGUA
SEJA NO RIO OU NO MAR
E DA REDE E DO ANZOL
VIVE SEMPRE A ESCAPAR.
SANDRA BOZZA.



O CIO DA TERRA

DEBULHAR O TRIGO
RECOLHER CADA BAGO DO TRIGO
FORJAR NO TRIGO O MILAGRE DO PÃP
E SE FARTAR DE PÃO.
DECEPAR A CANA
RECOLHER A GARAPA DA CANA
ROUBAR DA CANA A DOÇURA DO MEL
SE LAMBUZAR DE MEL

AFAGAR A TERRA
CONHECER OS DESEJOS DA TERRA
CIO DA TERRA, A PROPÍCIO ESTAÇÃO
E FECUNDAR O CHÃO.
MILTON NASCIMENTO E CHICO BUARQUE DE OLANDA.

Receita de pão:
2 tablete de fermento
2 copos de leite
1 copo de óleo
1 colher de margarina
3 ovos
3 colheres de açúcar
1 colher de sal
farinha de trigo até dar ponto.

Modo de fazer:
Bata no liquidificador os ovos, o fermento, o leite, o óleo, o sal e o açúcar.
Coloque no recipiente e vai acrescentando a margarina e a farinha.
Amasse bem e coloque na forma untada e asse até dourar.
Bom apetite.
Pedir outras receitas que eles conhecem.
Fazer alguma receita fácil na sala.
Fazer a receita ilustrada.
PRÁTICA DA LEITURA

Em sala de aula a prática da leitura e da escrita é feita através da intertextualidade. O professor oferece uma variedade de gêneros textuais motivando o aluno a ler e escrever, levando-o ao conhecimento de mundo.
A nossa experiência com a leitura e escrita e a visão de mundo é fundamental para que haja um bom desempenho do aluno quanto à aprendizagem tornando-se leitores e escritores capazes.

CONTOS

Os contos de fadas, na versão literária atualizam ou reinterpretam, em suas variantes questões universais, como os conflitos do poder e a formação dos valores, misturando realidade e fantasia. Por lidarem com conteúdos da sabedoria popular é que os contos de fadas são importantes, perpetuando-se até hoje. Podem, ainda, encarnar o mal e apresentarem como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas.

LENDAS

As lendas, em especial, as mitológicas, constituem o resumo do assombro e do temor do homem diante do mundo e uma explicação necessária das coisas. A lenda assim, não é mais do que o pensamento infantil da humanidade. Algumas fazem parte do nosso folclore e são passadas de pais para filhos. De origem muitas vezes anônimas, as lendas são transmitidas e conservadas pela tradição oral.

ARTE E EDUCAÇÃO

A educação pela arte tem uma simples tarefa: proporcionar o convívio com a criação, fonte veiculadora de beleza e equilíbrio, promovendo pessoas saudáveis e respeitadas no seu valor único. Assim , a literatura participa de um diálogo com todas as linguagens de arte, e os leitores transitam, naturalmente, de uma linguagem a outra, tanto na condição de receptores, que se modificam com todos os dados novos da criação do artista, como na condição de agentes que, pelo convívio com a arte e movidos também pela própria criatividade e pela sensibilidade produzem, elaboram, reintegram, criam. Exemplos de atividades que envolvem literatura e arte:
  • ilustração de parlenda
  • resposta ao trecho de um livro antes de sua leitura
  • imaginando cenário poético
  • interpretação de poema
  • colagem poética
  • criação livre a partir de poema
  • adaptação musical
  • retratação poética de um tipo popular com ilustração.
  • Concretização original da ideia de um livro.
PROPOSTA DE TRABALHO


  • Pedir aos alunos que levem figuras, retratos de quadros de pintura e recortes de revistas ou de outras fontes, livros especializados que tragam cores bonitas ou significativas, de acordo com a visão do aluno.
  • Pedir ao alunos que pesquisem outros livros que falem de cores e levem para a sala de aula, para serem lidos com a professora e colegas.
  • Conversar sobre o resultado desse material, deixando que cada aluno mostre o seu, justificando por que ele o escolheu e os sentidos que ele vê.
  • Fazer um painel, na sala, com recortes do material levado por todos.
  • Deixar que os alunos escrevam e desenhem a respeito de cores- sobre sua preferencia ou motivadas pelo painel que for montado na sala
  • passar, em outra aula, a leitura, também silenciosa, do texto. Conversar sobre ele, depois de uma leitura feita em voz alta pela professora, com os alunos acompanhando. Colocar música em alguns trechos.
  • Sobre um espaço(papel) branco os alunos vão, agora criar do branco seu próprio universo.
  • Todos os trabalhos criativos, resultantes da proposta, podem ser expostos em varais, nas paredes ou outros painéis.
  • Lembramos de um componente do livro que não pode ser esquecido( a capa) frente e verso.
  • Nome do autor, do ilustrador e, as vezes, do responsável pelo projeto gráfico que cuida da realização física do livro.
  • Dedicatória
  • páginas que antecedem o texto e que podem trazer alguma ilustração significativa com relação ao todo da história ou com relação ao seu desenvolvimento no sentido de ir levando o leitor para dentro da obra.
  • Ilustração do interior do livro.
  • Título do livro.

LITERATURA E TEATRO

Falando-se em teatro, é impossível não enveredar pela dimensão literária dos textos dramáticos. Porém, a aproximação que se estabelece aqui entre as duas artes é rápida, sem aprofundamento específico na área do teatro. O teatro é uma linguagem viva que toca a alma infantil e juvenil, educando-a poeticamente.
    É a arte que tem o poder de transmitir de corpo presente. A ele, a sensibilidade reage imediatamente, e a poeticidade, fator tão importante na peça infantil, vai direto ao interior dos alunos, fazendo-lhes muito bem.
  • Jogo dramático
  • brincadeiras e jogos infantis
  • expressão corporal sobre um livro
  • confecção de fantoches e cenários para encenação
  • teatro de sombras
  • leitura da obra literária e encenação da peça
  • jogral ou coral falado
  • colagens poéticas

LITERATURA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Na arte dos quadrinhos, a palavra não exerce função primordial. Ela não é imprescindível à estrutura do discurso, já que a comunicação se amplia através da linguagem que se constrói numa direção semiológica.
A informação se dá pela complementaridade de códigos verbais e não verbais, exigindo a participação dinâmica de signos e, como a linguagem cênica, é uma soma de formas de expressão, em que se pode acrescentar também a palavra e determinados componentes de procedência linguística, do âmbito sonoro e gráfico- visual.

JOGOS

Jogar é fundamental e indispensável ao aluno. Jogar com ele, jogar junto a ele, deixá-lo jogar com seus parceiros ou em grupos é um compromisso que todo educador deve ter, uma vez que o jogo favorece o desenvolvimento cognitivo, sócio- afetivo desses alunos, sendo um ótimo auxiliar no processo de alfabetização. O jogo reapresenta sempre para o aluno, uma situação problema a ser resolvida; a solução da mesma deve ser construída por ele. O jogo em grupo, em equipes, gera direito e dever, exige identificação dos participantes dos grupos ao mesmo tempo em que mantém sua individualidade.
Jogar não é simplesmente apropriar-se de uma regra. A perspectiva do jogar que desenvolvemos, relaciona-se com a apropriação da estrutura, das possíveis implicações e tematizações. Qualquer jogo conhecido poderá ter uma função, desde que se encontre o sentido para sua utilização. No entanto, a experiência de jogar certamente “contaminará” de alguma maneira a forma como ensinamos nossos alunos, daí a expressão “ espírito do jogo”.
Esta poderá ser traduzida por muitos aspectos do jogar:
  • dar mais sentido às tarefas e aos conteúdos
  • aprender com mais prazer
  • encontrar modos lúdicos de construir conhecimentos
  • saber observar melhor uma situação
  • aprender a olhar o que é produzido
  • antecipar ações e coordenar informações.
Essas maneiras de agir, influenciam diretamente o ambiente de sala de aula, pois favorecem a aprendizagem e colocam os alunos agentes de seus próprios conhecimentos, autores de suas ações, e portanto, tornam-se mais responsáveis e envolvidos com o que produzem.

SUGESTÕES DE JOGOS

Quem sou eu?
Objetivo: desenvolver a atenção, memória, linguagem oral e socialização.
Desenvolvimento: O professor diz: Vim participar da aula... diz alguma coisa e completa meu nome é fulano. O segundo participante diz: Vim participar da aula.. encontrei fulano e o meu nome é sicrano e assim por diante. É importante que os alunos não escrevam os nomes, mas memorizem.


Jornal falado
Objetivo:desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito e cooperação e a socialização. Sintetizar uma ideia ou fato, e transmití-lo com pronúncia adequada e correta.


Pinga- fogo
Objetivo: desenvolver a argumentação lógica crítica e raciocínio, o espírito de cooperação e a socialização. Argumentar a favor ou contra um determinado tema. (3 ou 4 defendem) os demais argumentam o tema proposto.

Pontuação interessante
Objetivo: desenvolver o pensamento lógico, linguagem oral e escrita. Elaborar uma fita K7 com gravação de um diálogo e enquanto toca os alunos anotam numa previamente dada, os sinais que pontuam o texto. Passar por escrito as frases e solicitar que os alunos pontuem:
a) eu a amo jamais a odiarei
b) Quando Maria toma banho sua mãe diz a ela jogue a toalha
  1. Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta ao alfaiate nada aos pobres
O Rei da mímica
Objetivo: desenvolver a criatividade e o espírito de observação. Comunicar corretamente uma frase de determinado assunto através de mímica e gestos.
Televisão
Objetivo: Desenvolver o espírito criativo, crítico, comunicação visual e a linguagem, apresentar um programa de TV de uma forma diferente. O professor dá o tema.

Qual a mensagem
Objetivo: Desenvolver formas de comunicação( nesse caso, a comunicação gráfica) com os alunos. O desafio é representar uma frase em três partes, por meio de imagens ou desenhos, procurando fazer com que os participantes descubram o conteúdo, articulando as três partes do desenho e construindo uma frase. Quem sorteia a frase a ser desenhada é o “ emissor” da mensagem e o público atua como receptor. Vence o jogador que propõe a frase mais semelhante á original. Ex: de frases que podem ser desenhadas em três partes.

SINAIS DE TRÂNSITO

O trânsito é o movimento de ônibus, carros, motos, caminhões e outros veículos pelas ruas e estradas.
Precisamos ter muito cuidado ao atravessar as ruas. Para evitar acidentes as pessoas precisam obedecer aos sinais de trânsito. São sinais de trânsito:
  • semáforos
  • sinaleiras
  • faixas de segurança
  • placas de sinalização.

O semáforo tem três cores: verde amarelo e vermelho.
Cada cor indica que os motoristas devem fazer.
A cor amarela indica que o motorista deve ter atenção.
A cor vermelha indica que os motoristas devem parar.
A cor verde indica que o motorista deve seguir.
A sinaleira para os pedestres , só tem duas cores verde e vermelha.
A cor verde indica que a pessoa deve parar e a cor vermelha deve passar.
As faixas de segurança protegem os pedestres. Elas servem para ajudar as pessoas a atravessarem a rua . São feitas listras brancas pintadas no chão das ruas e estradas.


ATENÇÃO

Quando o sinal estiver vermelho para o motorista, os carros param e os pedestres podem atravessar a rua.
Algumas cidades tem passarelas para pedestres. As passarelas protegem os pedestres nas avenidas muito movimentadas.
As placas chamadas de sinalização de trânsito, indicam ordem que devem ser obedecidas. Elas orientam os motoristas e pedestres.. se obedecemos a sinalização teremos mais segurança, tanto nas rodovias, quanto nas vias.
Rodovias, chamamos também de estradas, e vias são as ruas onde trafegam os veículos. Para evitar acidentes de trânsito, devemos tomar certos cuidados, como:
  • respeitar as placas de trânsito
  • andar sempre pelas calçadas
  • olhar bem para os dois lados quando atravessar a rua
  • atravessar a rua sempre nas faixas de segurança
  • obedecer á sinaleira para pedestres
  • ao descer de um veículo, esperar que ele se afaste para só depois atravessar a rua.



ATIVIDADES DE PONTUAÇÃO

Estas são atividades de pontuação planejadas por alguns professores. Analise e verifique se são ou não boas situações de aprendizagem.


1- Leia a piada pontuada por Paulo. E você, pontuaria como ele? Se sim, explique por quê. Se não, como você o faria?


ESTAVA O BÊBADO NO VELÓRIO DA VELHA. E TODA HORA CHEGAVA UM, OLHAVA PRA VELHA E ALGUÉM DIZIA:
  • COITADA. MORREU COMO UM PASSARINHO!
    E O BÊBADO LÁ, SENTADÃO, SOLUÇANDO.
    E CHEGAVA MAIS VISITA:
    DE QUE FOI QUE ELA MORREU?
    TADINHA RESPONDERAM. “MORREU COMO UM PASSARINHO”.
  • A NOITE FOI PASSANDO, A MADRUGADA CHEGANDO E O VELÓRIO FICANDO VAZIO.
    LÁ PELAS TANTAS SÓ TINHA O BÊBADO SENTADO NA CADEIRA E UMA FILHA DA VELHA DORMINDO AO LADO DO CAIXÃO.
    ENTRA UMA VISITA, APROXIMA-SE DO CAIXÃO, OLHA A VELHINHA E PERGUNTA AO BÊBADO:
    DE QUE FOI QUE A COITADINHA MORREU? PELAS CONVERSAS QUE EU OUVI, ACHO QUE DERAM UMA PEDRADA NELA. RESPONDEU O BÊBADO.



2- Abaixo, você vai encontrar um texto que fala sobre a preguiça. Vai copiá-lo, substituindo as marcas pelos sinais de pontuação.

MARCOS E JÚLIO SÃO AMIGOS* ELES MORAM NO ESTADO DO AMAZONAS* UM DIA, FORAM FAZER UM PASSEIO PELA FLORESTA COM A PROFESSORA E LÁ VIRAM UMA PREGUIÇA* JÚLIO PERGUNTOU A MARCOS*
*MARCOS, É VERDADE QUE A PREGUIÇA SABE NADAR MUITO BEM*
  • É VERDADE* NA ÁGUA ELA É INCRIVELMENTE RÁPIDA* HÁ MAIS UM DETALHE CURIOSO A RESPEITO DESTE ANIMAL* EXISTEM PREGUIÇAS DE DOIS DEDOS E PREGUIÇAS DE TRÊS DEDOS*
    * JURA* POIS CONHEÇO UMA PREGUIÇA DE CINCO DEDOS*
    * CLARO QUE EXISTE* A PREGUIÇA DE CINCO DEDOS QUE EU CONHEÇO É MEU IRMÃO*

ATIVIDADE DE ORTOGRAFIA


1-Há 11 erros espalhados pelo texto. Encontre-os, anote-os e explique por que são erros.

Bacharel é um famoso cavalo de minha cidade. Sempre passeia com uma ferradura prateada e uma cela chineza, que lhe dão um ar estravagante. Conforme me disseram, seu dono, um simpático estanciero português, pagou pelo animal um preço exagerado, há dezessete anos.
Bacharel é gozado, tem seus truques e seus jeitinhos. Quando corre pelos campos, zigue- zagueia como um míssil atômico, em direção ao horizonte. Toda manhâ, aproveita para roubar abacaxis, beringelas e maxixes das fazendas por onde passa. Mas, vijia muito para que não lhe apanhem nessas fujidas.
Como os outros cavalos, tem ojeriza aos cachorros rabujentos e aos besouros selvagens, zumbindo na sua orelha. Porém Bacharel não teme a ninguém, nem a nada, nem sequer à chegada da velhice. Quando jovem, sonhou em servir o exército e guerrear noutras regiões. Hoje, já mais tranquilo, prefere auxiliar umildemente seu amo.

2-Complete o texto usando am,em,ém,en,an,on e un:

Pescadores e c.....poneses habitav..... aquelas terras que hoje a água cobre, o igarapé do tarumã. Perto dali corria o rio, lerdo e largo. Corria s.....pre e nele o povo pescava.
Veio um t.....po, por....., em que os homens, entr.....do de barco pelo rio, não voltav..... quase n.....ca. Suas canoas, abandonadas, as vezes boiav....., boiav......e vinham encalhar no raso. As vezes apenas os restos delas eram encontradas mas o mais das vezes n..... isso: t.....tos homens for..... pescar e nova notícia não se teve deles ou de seus barcos.
Os pescadores que sobreviver..... remav..... de volta com rede e s.....burá vazios.
Era a mãe-d'água que assim queria. Dizia que ela, com sua voz, c.....tando com maravilha, tinha atraído essas canoas mais e mais ad.....tro. C.....tav..... que esses barcos, arrastados s..... c.....trole, aí virav..... ou afundav.....
dica: há 15 am;4 em; 1 ém; 1 em; 5 an; 1 on; 1 un.









O LOBO E A CEGONHA
3- complete com L ou U:

Um lobo devoro..... sua caça tão depressa, com tanto apetite, que acabo..... ficando com um osso entalado na garganta.
Cheio de dor, o lobo começo... a correr de um lado para o outro so.....tando uivos, e oferece.... uma bela recompensa para quem tirasse o osso de sua garganta. Com pena do lobo e com vontade de ganhar o dinheiro, uma cegonha resolve..... enfrentar o perigo. Depois de tirar o osso, quis saber onde estava a recompensa que o lobo tinha prometido.
    • Recompensa? Berro..... o lobo. Mas que cegonha pedinchona! Que recompensa, que nada! Você enfio..... a cabeça na minha boca e em vez de arrancar sua cabeça com uma dentada deixei que você a tirasse de lá de dentro sem um arranhãozinho. Você não acha que tem muita sorte, seu bicho insolente? De o fora e se cuide para nunca mais chegar perto de minhas garras!
MORAL: não espere gratidão ao mostrar caridade para um inimigo.
Fábula de Ezopo.
4-Leia as palavras e depois faça o que se pede:
canto, tampa samba, cinco, lâmpada, trombada, onça, tanto, ambulância, anjo tinta cumbuca, língua, compra pomba, juntar, pensar, encher, cinto.
Copie as palavras com M antes de PeB de um lado e com N do outro:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5- O texto abaixo foi escrito sem espaço entre as palavras. Rescreva- o fazendo as separações necessárias:
DIRETORA ELIANE,
EUFUIÁBIBLIOTECADEVOLVERALGUNSLIVROSEAMOÇAQUEMEATENDEUDISSEQUEEUTINHAQUERENOVARAMATRÍCULA. EUACHEIMUITOCARO!
PRIMEIROPORQUEPEGUEILIVROAPENASUMAVEZ,DADOQUEABIBLIOTECAFICOUFECHADAPORFALTADEFUNCIONÁRIO,SEGUNDO,QUANDOVOLTOUAFUNCIONAR,EUACHEIQUETERIAODIREITOARETIRARMAISLIVROSPORQUEJÁHAVIAPAGOUMATAXADETRÊSMESESENÃOPUDEUTILIZAR.GOSTARIAQUEASENHORAMEAUTORIZASSEAUSARABIBLIOTECAPORMAISALGUMTEMPOUMAVEZQUEEUJÁHAVIAPAGO.
ROSALVA

6-Grife as formas erradas de escrever:
DOIDICE-CHÍCARA-ARRUMOL- XÍCARA- ARRUMOU- DOIDISE- CHÍCARRA- ARUMOU.







7-Ao escrever a poesia, um aluno escreveu com alguns erros, circule as palavras escritas incorretamente :

ATENÇÃO DETETIVE
SE VOSÊ FOR DETETIVE
DESCUBRA POR MIN
QUE LADRÃO ROUBOU O COFRE
DO BACO DO JARDIN
E QUE PADRE DISE AMÉM
PARA O AMENTOIN.

SE VOCÊ FOR DETETIVE,
FAÇA UM BOM TRABALIO:
ME ENCONTRE O DENTISTA
QUE ARANCOU O DENTE DE ALHO.
E A VASOURA SABIDA
QUE DEIXOU A LOCA VARRIDA.

SE VOCÊ FOR DETETIVE
UM ÚLTIMO LENBRETE:
ONDE FOI QUE ESCONDERAN
AS MANGAS DO COLETE
E QUEM MATOU OS PIOLHOS
DA CABESA DO AUFINETE?
Dica: tem 14 erros.

8- Leia o trecho abaixo e circule todas as letras maiúsculas, observando em quais situações elas aparecem.

O limpador de placas de rua era um homem feliz. Gostava do que fazia, gostava de suas ruas e gostava de suas placas. E quando alguém perguntava o que gostaria de mudar em sua vida, respondia sem vacilar:- Nada, absolutamente nada!
Decerto tudo teria continuado assim se um belo dia uma mãe e seu filho não tivessem parado ao pé da escada azul!
-Olhe mamãe, Rua Guimarães Rosa! Já passamos pela Rua Villa-Lobo e pela praça Noel Rosa. Você sempre diz que aqui é o bairro dos poetas, dos escritores e dos compositores. Mas está parecendo que é o bairro das flores e dos bichos!
    • O que ? A mãe olhou admirada para a placa: Não- disse rindo Guimarães Rosa foi um escritor que inventou muitas histórias e...Nesse momento, um ônibus e dois caminhões barulhentos passaram por ali e não deu mais para ouvir o que a mãe estava dizendo. Quando o barulho diminuiu, a mãe e o filho já tinham ido embora.
O limpador de placas de rua ficou olhando espantado para a placa com o nome “Guimarães Rosa” De repente, percebeu que, como aquele menininho, também não sabia coisa nenhuma sobre Guimarães Rosa ou sobre aqueles nomes que ele limpava todo santo dia.
Isso não pode ficar assim !Pensou.
FIM
SENHOR!
QUERO PEDIR-TE ALEGRIA PARA AJUDAR MEUS ALUNOS A COMPREENDER AS MATÉRIAS QUE LECIONO. QUE EU SAIBA TRATAR A TODOS COM BONDADE E JUSTIÇA. SÓ ASSIM TEREI A CERTEZA DE ESTAR CUMPRINDO INTEGRALMENTE A MISSÃO QUE ME CONFIASTE.
AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário