terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dicas sobre diagnóstico

O diagnóstico psicopedagógico é um trabalho diferenciado do diagnóstico psicológico, pois durante o mesmo já é possível uma intervenção, uma vez o material utilizado para diagnosticar pode ser utilizado para a intervenção, já que este tem a finalidade de avaliar e estimular o desenvolvimento das estruturas cognitivas.

Provas e testes

As provas operatórias (provas operatórias de Piaget) têm como principal meta investigar os obstáculos epistemológicos, produzidos por diferenças funcionais ou alteração no desenvolvimento de funções. As provas projetivas psicopedagógicas têm a função de apresentar elementos do mundo mental relacionados à aprendizagem.

Correspondência termo a termo

Correspondência termo a termo
Há mais círculos azuis ou vermelhos

Conservação da quantidade de matéria

Conservação da quantidade de matéria
Qual massinha é maior?

Conservação de comprimento

Conservação de comprimento
Qual barbante é maior?

Conservação da quantidade de líquidos

Conservação da quantidade de líquidos
Há mais líquido vermelho ou amarelo?

Conservação de peso

Conservação de peso
Qual é mais pesado?

Classificação: Mudança de critério - Dicotomia

Classificação: Mudança de critério  -  Dicotomia
Separe os quadrados dos círculos

Classificação: Mudança de critério - Dicotomia

Classificação: Mudança de critério  -  Dicotomia
Separe os vermelhos dos azuis

Seriação

Seriação
Organize os palitos do menor para o maior

Quantificação de Inclusão de classes

Quantificação de Inclusão de classes
Há mais flores ou mais margaridas?

Quantificação de Inclusão de classes

A pergunta é feita de propósito para avaliar o nível de compreensão da criança com relação à inclusão de classes.
Ao perguntar se há mais margaridas ou mais flores, a criança será obrigada a formular a hipótese de que flores é um termo utilizado para nomear tanto margaridas como rosas. Neste caso há mais flores.

Maleta de provas operatórias

Maleta de provas operatórias
Você pode encontrá-la em www.psicopedagogavaleria.com.br

Coleção papel de carta

Os testes citados acima são utilizados para avaliar o estágio de operatoriedade em que a criança se encontra. Esses estágios estão voltados para a aprendizagem matemática, uma vez que estão relacionados ao raciocínio lógico, dedutivo, capacidade de antecipação, formulação de hipótese, abstração, etc. Porém, para um diagnóstico eficaz é importante avaliar todas as áreas de conhecimento.

Um teste muito utilizado para avaliar o nível de escrita é a “Coleção papel de carta”, também da autora Chamat. É composto por seis lâminas cujo objetivo é levar a criança a projetar-se nos personagens, levantar as possíveis causas da dificuldade de aprendizagem, analisar os esquemas de pensamento na estruturação das estórias e processar uma análise específica da produção escrita, quanto à estruturação da estória e os tipos de erros cometidos.

Estudo da causalidade e contradição no conto "Os três porquinhos"

Outro teste bem interessante para avaliar o nível de operatoriedade é o estudo da causalidade e contradição no conto dos três porquinhos, da autora Leila Sara J. Chamat. Ele é composto por 8 pranchas com a história dos três porquinhos.

Durante o processo de avaliação são feitas argumentações e contra-argumentações que levam o sujeito a pensar sobre as construções (os tipos de casas), os materiais utilizados, pesado ou leve, o fato das duas casas serem destruídas e a de tijolo se manter intacta. Além de avaliar as questões afetiva e social, indagando sobre o fato de não terem trabalhado juntos e construído apenas uma casa e onde os porquinhos, que perderam a casa, irão morar.

VOCÊ TEM BOA PERCEPÇÃO VISUAL? ENTÃO FAÇA O TESTE PARA DISCRIMINAÇÃO FIGURA-FUNDO ABAIXO.

UMA BOA DICA É FOCAR NOS ESPAÇOS EM BRANCO.

BOA SORTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário