Condições para a aprendizagem
O processo de aprendizagem é muito mais complexo do que parece; não está somente voltado às funções cerebrais e sua relação com o processo cognitivo, mas também com a forma particular de processamento de informação, que depende da estrutura cerebral e da estrutura psíquica, mais conhecida por estrutura afetiva.
Na verdade o termo psíquico ou afetivo é utilizado para explicar que cada ser tem uma forma de aprender, de conhecer, de compreender, de interpretar, ou seja de ver o mundo. Esta forma é influênciada por questões emocionais e pela genética.
O desenvolvimento do cérebro e da mente se dá a partir das experiências vividas. Desde o nascimento fazemos parte de um mundo já organizado, com suas normas sociais e sua história e é nesta interação com o meio que construímos, estruturamos e reorganizamos nossa aprendizagem; porém isto só ocorrerá na presença de condições adequadas.
E quais seriam essas condições?
Essas condições estão ligadas a fatores externos, como os aspectos sociais relacionados à família, amigos e escola (incluindo a metodologia utilizada por esta), e aos fatores internos do indivíduo, os quais estão relacionados ao desenvolvimento dos processos neuropsicológicos, conforme veremos a seguir:
PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS
Na verdade o termo psíquico ou afetivo é utilizado para explicar que cada ser tem uma forma de aprender, de conhecer, de compreender, de interpretar, ou seja de ver o mundo. Esta forma é influênciada por questões emocionais e pela genética.
O desenvolvimento do cérebro e da mente se dá a partir das experiências vividas. Desde o nascimento fazemos parte de um mundo já organizado, com suas normas sociais e sua história e é nesta interação com o meio que construímos, estruturamos e reorganizamos nossa aprendizagem; porém isto só ocorrerá na presença de condições adequadas.
E quais seriam essas condições?
Essas condições estão ligadas a fatores externos, como os aspectos sociais relacionados à família, amigos e escola (incluindo a metodologia utilizada por esta), e aos fatores internos do indivíduo, os quais estão relacionados ao desenvolvimento dos processos neuropsicológicos, conforme veremos a seguir:
PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS
- Gnosias ou processamento perceptivo: reconhecimento de um objeto de forma sensorial (visual, olfativo, auditivo, tátil).
- Praxias ou processamento psicomotor: execução de atos voluntários aprendidos durante a vida (comer, vestir, escrever, caminhar, etc.). O processamento psicomotor se dá em três dimensões.
-Motora - equilíbrio, tonicidade, controle e dissociação de movimentos.
-Cognitiva - noção de tempo e espaço.
-Afetiva - está relacionada a forma como cada um aprende. - Atenção
- Memória
- Linguagem
Quando falamos em aprendizagem precisamos sempre levar em consideração: "com o que se aprende", "quem aprende", "como se aprende" e "o ambiente no qual se aprende".
Basta o desequilíbrio em uma dessas situações para que se instalem problemas durante o processo de aprendizagem.
Referência:Dificuldades de aprendizagem, detecção e estratégias de ajuda.
Autoras: Ana Maria Salgado (Psicóloga)
Nora Espinosa Terán (Psicóloga)
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