EMENTAO projeto tem como ementa identificar os problemas no processo de aprendizagem dos alunos de séries iniciais, da rede pública de ensino, a partir de Avaliação Psicopedagógica e auxiliar os alunos nas atividades propostas pela escola, através de atendimento psicopedagógico, em função da aquisição das habilidades e capacitações reais para sua idade e nível de conhecimento individual.
OBJETIVOS
- Identificar as causas dos sintomas dos alunos com dificuldade de aprendizagem;
- Tratar as dificuldades observadas através de avaliação psicopedagógica, a partir de atendimento psicopedagógico;
- Criar autonomia no sujeito nas relações de aprendizagem.
METODOLOGIA
A partir das reuniões de classe, professores regentes encaminharão os alunos com dificuldades de aprendizagem, descrevendo tais dificuldades.
As etapas do Projeto são:
A partir das reuniões de classe, professores regentes encaminharão os alunos com dificuldades de aprendizagem, descrevendo tais dificuldades.
As etapas do Projeto são:
1. Avaliação psicopedagógica
2. Divisão dos grupos de alunos por dificuldade de aprendizagem (Máximo de 04 alunos por grupo);
3. Elaboração do relatório psicopedagógico individual, contendo diagnóstico e tratamento indicados;
4. Cada aluno recebe um crachá de identificação, contendo nome da escola, seu nome completo, o ano e turma correspondentes e o número do grupo de atendimento;
5. Cada atendimento tem 50 (cinquenta minutos);
6. Registro do atendimento, descrevendo as atividades propostas para cada aluno, bem como as observações pertinentes as suas atitudes, dificuldades e progressos diante as tais atividades;
7. Registro de presença diária;
8. Relatório semestral do aluno, identificando seu progresso, demandas e possível alta;
9. Análise gráfica semestral dos resultados do atendimento psicopedagógico;
10. Apresentação de resultados e trocas de idéias e opiniões, periodicamente, com a coordenação pedagógica da escola;
2. Divisão dos grupos de alunos por dificuldade de aprendizagem (Máximo de 04 alunos por grupo);
3. Elaboração do relatório psicopedagógico individual, contendo diagnóstico e tratamento indicados;
4. Cada aluno recebe um crachá de identificação, contendo nome da escola, seu nome completo, o ano e turma correspondentes e o número do grupo de atendimento;
5. Cada atendimento tem 50 (cinquenta minutos);
6. Registro do atendimento, descrevendo as atividades propostas para cada aluno, bem como as observações pertinentes as suas atitudes, dificuldades e progressos diante as tais atividades;
7. Registro de presença diária;
8. Relatório semestral do aluno, identificando seu progresso, demandas e possível alta;
9. Análise gráfica semestral dos resultados do atendimento psicopedagógico;
10. Apresentação de resultados e trocas de idéias e opiniões, periodicamente, com a coordenação pedagógica da escola;
ESPACO FÍSICO / MATERIAL PERMANENTEEspaço dentro da escola: uma sala de aula dividida em dois ambientes; sendo usada por dois professores ao mesmo tempo. (uma psicopedagoga e um professor auxiliar capacitado)
PROGRAMA ANUAL DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO1º MOMENTO:
- Alfabeto com letras de forma e cursiva
- Nome completo
- Vogais e consoantes
- Iniciais das palavras
- Organização geral
- Números até 20 (Nome e Quantidade)
- Adição com material concreto
- Lateralidade (Quebra-cabeça, massinha de modelar, brincadeiras utilizando o corpo
- Concentração
- Criatividade (blocos de montar, desenhos, montagens com recorte, pinturas)
- Jogos de estratégia (Sudoku)
- Leitura livre (Pseudoleitura e ritmo de leitura)
2º MOMENTO:
- Calendário
- Data de aniversário
- Número até 50 (Nome e quantidade)
- Atenção, discriminação visual e estratégia (Dominó).
- Adição SEM material concreto
- Jogos de tabuleiro (Trilha, damas).
- Discriminação visual e orientação da atenção (LINCE)
- Construção de texto (Coletivo)
- Quebra-cabeça de 25 a 50 peças
- Sílabas (Grupos ortográficos)
3º MOMENTO:
- Construção de palavras
- Números até 100 (Nome e quantidade)
- Subtração COM material concreto
- Calendário
- Horas
- Jogos de estratégia (Hora do Rush)
- Leitura livre orientada
- Empréstimo de livros de literatura para leitura em casa (senso de responsabilidade)
4º MOMENTO:
- Construção de frases
- Calendário
- Horas
- Valor monetário
- Adição e subtração SEM material concreto
- Quadro posicional
- Construção de texto (Coletivo e individual)
- Estrutura de texto
- Leitura livre (Entonação)
- Pontuação
- Ortografia
As etapas do programa do atendimento psicopedagógico são adaptadas a cada aluno de forma espontânea e gradativa, de acordo com a maturação biológica e cognitiva; respeitando assim o aprendizado real e estimulando o aprendizagem proximal.
________________________________________
DADOS NUMÉRICOS E ANÁLISE GRÁFICA DE DESEMPENHO DOS ALUNOS NO ANO DE 2010
• Número de alunos atendidos pelo Projeto: 79
• Período de atendimento: de Fevereiro a Dezembro de 2010
• Número de atendimento por ano: 2.400
• Período de atendimento: de Fevereiro a Dezembro de 2010
• Número de atendimento por ano: 2.400
TIPOS DE DIAGNÓSTICOS OBSERVADOS• Dificuldades de aprendizagem: defasagem em leitura e escrita; raciocínio lógico; memória; atenção; organização geral
• Distúrbios ou Transtornos de aprendizagem: Dislexia; Síndrome de Irlen; Transtorno de Déficit de Atenção; Hiperatividade; Visão; fala
• Questões emocionais: apatia; agressividade; baixo limiar de frustração.
Observa-se que 62% dos alunos que apresentaram distúrbios ou transtornos de aprendizagem obtiveram melhora moderada ou significativa.
CONCLUSÃO
Conclui-se a importância e a eficácia de elaborar metodologias e práticas pedagógicas que atendam a cada dificuldade do aluno, uma vez que cada indivíduo apresenta uma modalidade de aprendizagem, bem como um tempo e uma resposta particular diante as dificuldades no processo da aquisição de capacidade e habilidades.
E ainda, utilizar o espaço da escola, reforça e valoriza seu papel de construção e reconstrução de competências individuais e valores humanos, como generosidade e respeito às diferenças.
Palavras-chave: psicopedagogia; dificuldades de aprendizagem; dislexia; escolas públicas.
Bibliografia
REFERÊNCIAS
Sugestões de leitura
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Comissão de Educação Básica.
_______. Congresso Nacional. Lei n° 9394/96.
_______. Senado Federal. Constituição Federal de 1988.
AJURIAGUERRA, J. de. A Leitura infantil – Evolução e dificuldades.
CLAVER, Ronald. Escrever sem doer. Editora UFMG.
CONDEMARIM, Mabel. Leitura – Teoria, avaliação e desenvolvimento. Editora Artes Médicas.
CUNHA COUTINHO, Maria Tereza; MOREIRA, Mércia. Psicologia da Educação. Editora Lê.
FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Editora Artes Médicas.
JORM, A.F. Psicologia das Dificuldades em leitura e ortografia. Editora
MORAES, Antônio Manuel Pamplona. Distúrbios de Aprendizagem: Uma abordagem Psicopedagógica. Editora Edicon.
WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia Clínica: Uma visão diagnóstica. Editora Artes Médicas.
Sugestões de leitura
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Comissão de Educação Básica.
_______. Congresso Nacional. Lei n° 9394/96.
_______. Senado Federal. Constituição Federal de 1988.
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CLAVER, Ronald. Escrever sem doer. Editora UFMG.
CONDEMARIM, Mabel. Leitura – Teoria, avaliação e desenvolvimento. Editora Artes Médicas.
CUNHA COUTINHO, Maria Tereza; MOREIRA, Mércia. Psicologia da Educação. Editora Lê.
FERNANDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Editora Artes Médicas.
JORM, A.F. Psicologia das Dificuldades em leitura e ortografia. Editora
MORAES, Antônio Manuel Pamplona. Distúrbios de Aprendizagem: Uma abordagem Psicopedagógica. Editora Edicon.
WEISS, Maria Lúcia. Psicopedagogia Clínica: Uma visão diagnóstica. Editora Artes Médicas.
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