quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Algumas atividades e outros conteúdos sobre DÉFICIT INTELECTUAL

Flexibilizando a prática pedagógica
Escolha uma estratégia pedagógica realizada pelo professor para descrever no quadro abaixo. A partir de sua percepção sobre as necessidades educacionais do aluno com deficiência mental, planeje a flexibilização desta estratégia, considerando o seu nível de desenvolvimento acadêmico na área curricular enfatizada. Parta sempre daquilo que você observou que ele já sabe, ou seja, de aprendizagens já desenvolvidas. Tente envolvê-lo na atividade, integrando-o no grupo, sem mudar a programação da aula para os demais alunos. Para organizar melhor o seu planejamento, utilize as fichas abaixo:

Proposta – observada Proposta flexibilizada
Área: Matemática Área: Matemática
Conteúdo: Expressões numéricas Conteúdo: Expressões numéricas e sistema de num. decimal
Objetivos: Efetuar cálculos com precisão Objetivos:
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
Estratégia pedagógica:
Passar no quadro-giz dez expressões numéricas envolvendo as quatro operações em chaves,colchetes e parênteses. Estratégia pedagógica:
Em duplas, distribuir material concreto para os alunos, a fim de facilitar a realização dos cálculos.
Acompanhar cada dupla na realização das atividades no sentido de tirar alguma dúvida tais como enumerar os passos a seguir:
Vamos resolver os cálculos que eliminam primeiramente os parênteses, os colchetes, as chaves até chegar ao resultado.
Usar o Q.V.L. para efetuar as contas
objetivando melhor compreensão por parte do aluno.
Ex.:

5+ {2x [15 +(22-10]: 2} =
DU
22
- 10
-----
12
5+ {2x [15 + 12]: 2} =
DU
15
+12
-----
27
5+ {2x 27 :2} =
DU DU DU
27 54 27
x2 :2 +5
---- --- ---
54 27 32
5+ 27 = 32



Recursos:
Quadro, giz, lápis, borracha e caderno. Recursos:
*Usar o material dourado
*ábaco
*tampinhas
*palitos
* Q.V.L.

Avaliação:
O professor recolherá as atividades e atribuirá um valor a cada questão que mediante o resultado proporá novas atividades. Avaliação:
Todas as duplas serão avaliadas através da observação atenta da professora em todo o processo e do próprio material de registro feito por eles.

Apresente os dois quadros preenchidos para o professor responsável pela sala e peça para ele avaliar suas sugestões. Converse com o professor e veja se a proposta pedagógica elaborada considera as necessidades educacionais do aluno com deficiência mental e se pode ser implementada na sala de aula.


Para desenvolver esta atividade leia o texto de apoio disponível na ferramenta “Material de apoio”,  sobre Alfabetização.

            Você deve escolher um aluno com deficiência mental/intelectual, se não tiver diagnóstico pode ser com dificuldade de leitura e escrita, faça uma avaliação da fase que ele se encontra e trace três estratégias - explicitando a escolha, com base nesta teoria, que possa auxiliar na produção escrita.



O aluno...tem vinte e cinco anos e apresenta Transtorno da leitura que é caracterizado por uma dificuldade específica em compreender palavras escritas. Dessa forma, pode-se afirmar que se trata de um transtorno específico das habilidades de leitura, em que foram eliminadas todas as outras causas. Cujo aluno está na fase  silábica-alfabética, segundo Emília Ferreiro pois:

- Apresenta a escrita algumas vezes com sílabas completas e outras incompletas por ex.:

CAVALO - CVLU;

- Alterna escrita silábica com alfabética:
CAVALO – KVALU ou CVALU


1ª Estratégia

Trabalhar em duplas ou trios, onde os alunos que tenham mais desenvolvimento cognitivo associem aos alunos com dificuldade de aprendizagem para uma troca de conhecimentos e o desenvolvimento de todos.

2ª Estratégia

DISTRIBUIR textos escritos e ilustrados  para que  os alunos hipotetizem sobre o conteúdo que vão estudar criando situações em que eles próprios descubram, pois uma descoberta nunca é esquecida e o que o aluno ganha pronto, não há construção de aprendizagem.
(Trabalhar com textos de propaganda, rótulos de produtos diversos, mais comuns no uso doméstico, enfim, tudo que leve os alunos a serem motivados e a desenvolverem no ato da leitura e da escrita com significante e significado). 
.

3ª Estratégia

Elaborar painéis com esses textos, rótulos e outros, circulando neles as palavras de seu conhecimento e formando-as na carteira com o alfabeto móvel.
Em seguida, partido dessas palavras, formar pequenas frases valendo-se ainda do alfabeto móvel. Colar essas frases nos painéis.

Fazer exposição desses trabalhos para que os alunos se sintam valorizados e para que todos compartilhem novos saberes...



                                             


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