sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Atividades Pedagógicas que Estimulam a Construção do Conhecimento:

É importante para o aluno com necessidades educacionais especiais (NEE) o estímulo através de jogos pedagógicos variados e histórias em sequência.
Essas atividades que são extremamente simples fazem toda a diferença na construção do conhecimento do aluno NEE.
Com relação às histórias em sequência, elas ajudam o educando a organizar seu pensamento diante das cenas apresentadas. Ao identificarmos qual a lógica que o aluno usou no momento em que organizou a sequência da história, podemos questioná-lo para saber o que ele estava pensando e em que definiu a ordem da história.
Após a organização da sequência da história, podemos fazer tentativas de escrita sobre a mesma, de acordo com o nível de cada educando, seja escrevendo palavras ou frases referentes a cada parte da história, ou até mesmo trabalhando com a letra inicial dos desenhos que aparecem na história.
Essa escrita pode ser variada podendo ser feita de forma convencional ou através de recursos de tecnologia assistiva, como por exemplo, o computador ou alfabetos móveis (EVA, madeira, letras móveis).
            Outra atividade que dá bastante efeito são jogos pedagógicos de formação de palavras ou jogo de memória (desenho x palavra). É interessante após o jogo, fazermos uma atividade escrita sobre o mesmo, com objetivos específicos para cada aluno de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário