terça-feira, 6 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA






Alícia Fernández lembra que "aprender é quase tão lindo como brincar" e que aprender e brincar ocupam o mesmo espaço transicional no qual razão e emoção, objetividade e subjetividade se encontram.


Para jogar o homem precisa exercitar uma lógica e uma ética, pois não basta apenas jogar bem para ganhar, mas é preciso ganhar com dignidade. Por isso, o jogo é um material por excelência da intervenção psicopedagógica, na medida em que possibilita o exercício destas lógicas racionais e afetivas necessárias para a ressignificação dos aspectos patológicos relacionados com a aprendizagem humana.

 Existe no jogo, contudo, algo mais importante do que a simples diversão e interação. Ele revela uma lógica diferente da racional. O jogo revela uma lógica da subjetividade, tão necessária para a estruturação da personalidade humana, quanto à lógica formal das estruturas cognitivas.

O jogo carrega em si um significado muito abrangente. Ele tem uma carga psicológica, porque é revelador da personalidade do jogador (a pessoa vai se conhecendo enquanto joga). Ele tem também uma carga antropológica porque faz parte da criação cultural de um povo (resgate e identificação com a cultura); é construtivo porque ele pressupõe uma ação do indivíduo sobre a realidade. É uma ação carregada de simbolismo, que dá sentido à própria ação, reforça a motivação e possibilita a criação de novas ações.
O psicopedagogo utiliza o jogo diferentemente dos demais profissionais, porque o vê como uma técnica que permite a articulação de aspectos objetivos e subjetivos, necessários para que a aprendizagem aconteça sem problemas. Na intervenção psicopedagógica o jogo pode ser utilizado em suas três formas, de acordo com a teoria de Piaget:
  • JOGOS DE EXERCÍCIO: 0 A 2 anos - período sensório-motor;
  • JOGOS SIMBÓLICOS: 2 A 7 anos - período pré-operatório;
  • JOGOS DE REGRAS: a partir do período operatório concreto;
Estas delimitações etárias estão, logicamente, sujeitas à alterações em função das diferenças individuais.
Jogos de Exercício
A principal característica da ação exercida pela criança no período sensório motor é a satisfação de suas necessidades. Pouco a pouco, porém, ela vai ampliando seus esquemas, adquirindo cada vez mais a possibilidade de garantir prazer por intermédio de suas ações. Passa a agir para conseguir prazer. O prazer é que traz significado para a ação. Piaget observou as condutas das crianças pequenas e delas depreendeu que havia um objetivo na repetição incessante das mesmas ações: divertir e servir como instrumento de realização de um prazer em fazer funcionar, exercitar estruturas já aprendidas. Este tipo de brincadeira dá à criança um sentimento de eficácia e poder.
O jogo de exercício é definido por ele com característico desta fase sensório-motora. Entretanto, o ser humano não deixa de jogá-lo só porque cresce e se torna adulto. A cada nova aprendizagem ele volta a utilizar jogos de exercícios, necessários à formação de esquemas de ação úteis ao seu desempenho, pois o jogo de exercício não objetiva a aprendizagem em si, mas a formação de esquemas de ação, de condutas, de automatismo. Por isso, jogá-lo só é necessário para este fim, pois fica cansativa e enfadonha a repetição de ações já interiorizadas.

Jogos Simbólicos
Este tipo de jogo predomina dos 2 aos 7 anos de idade, ou seja, no período pré-operatório de pensamento.
No jogo simbólico a criança já é capaz de encontrar o mesmo prazer que tinha anteriormente lidando agora com símbolos. É a época do "faz de conta", da representação, do teatro, das histórias, nas quais uma coisa simboliza outra: um pedaço de pau "vira" cavalo; vestir uma capa transforma em super-homem; representar o papel de mãe ao brincar de bonecas, dentre outros exemplos.
Os jogos simbólicos têm as seguintes características:
  • Liberdade total de regras (a não ser aquelas criadas pela própria criança);
  • Desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
  • Ausência de objetivo ( brincar pelo prazer de brincar);
  • Ausência de uma lógica da realidade;
  • Assimilação da realidade ao "eu" (a criança adapta a realidade a seus desejos. EX: se presencia uma briga entre os pais, vai brincar de casinha e resolve o conflito por meio dos bonecos.
    A criança é capaz deste jogo porque já estruturou sua função simbólica, ou seja, já produz imagens mentais, já domina a linguagem falada, que lhe possibilita usar símbolos para substituir os objetos. Quando joga jogos simbólicos ela tem a possibilidade de vivenciar aspectos da realidade muitas vezes difíceis de elaborar : a vinda de um irmãozinho, a perda de um genitor, a mudança da escola...Pode lidar com as situações desejantes ( ser um super-homem), penosas ( separação dos pais ), com situações do passado, enfrentar problemas do presente e antecipar conseqüências de ações no futuro.
Ela pode fazer tudo isso, sem riscos, porque nada é real, tudo é fictício. O adulto que observa e interage com a criança no jogo simbólico pode perceber como ela está elaborando sua visão de mundo, como lida com seus problemas, quais são seus sonhos ou suas preocupações. Por isso, o jogo simbólico é tão importante na intervenção psicopedagógica dirigida para as dificuldades de aprendizagem.
Como o período pré-operatório se estende dos 2 aos 7 anos, tendo portanto, uma duração mais longa, verificamos que o jogo simbólico sofre modificações á proporção que a criança vai progredindo em seu desenvolvimento, rumo à intuição e à operação.

Jogo de regras
Os jogos de regras são o coroamento da experimentação da criança com as transformações a que ela chegou quando atingiu a reversibilidade de pensamento operatório concreto. Neles existe o prazer do exercício, o lúdico do simbolismo, a alegria do domínio de categorias espaciais e temporais, os limites que as regras determinam a socialização de condutas que caracteriza a vida adulta.
Os jogos de regras são segundo Piaget, "a atividade lúdica do ser socializado".
Um jogo de regras pressupõe uma situação problema, uma competição por sua resolução e uma premiação advinda desta resolução. As regras orientam as ações dos competidores, estabelecem seus limites de ação, dispõem sobre as penalidades e recompensas. Elas são as "leis" do jogo .
Ao jogar jogos de regras as crianças assimilam a necessidade de cumprimento das leis da sociedade e das leis morais da vida.
Para ser enquadrado como um jogo de regras são necessárias as seguintes características:
  • Que haja um objetivo claro a ser alcançado;
  • Que existam regras dispondo sobre este objetivo;
  • Que existam intenções opostas dos competidores;
  • Que haja a possibilidade de cada competidor levantar estratégias de ação;
Os jogos de regras são necessários para que as convenções sociais e os valores morais de uma cultura sejam transmitidos a seus membros.

As estratégias de ação, a tomada de decisão, a análise dos erros, lidar com perdas e ganhos, replanejar as jogadas em função dos movimentos do adversário, tudo isso é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio, das estruturas cognitivas dos sujeitos. O jogo provoca um conflito interno, a necessidade de buscar uma saída, e desse conflito o pensamento sai enriquecido, reestruturado e apto a lidar com novas transformaçõe

Dica de Jogos caseiros:




Trabalha coordenação motora, linguagem e sílabas. 
 Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e numeros.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • linguagem Fonetica;
  • Línguagem Sílábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.






Classificador



 Material:Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadres de roupa de madeira. 
Objetivos:
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • Quantidades, Cores, classificação.
Sugestão pode ser usadovários de figuras de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também, este jogo também pode ser usado com múmeros, figuras e sílabas, somente sílabas para formar
palavras.


Quatro Operações

 Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos) 
Objetivos: Este jogo pode ser usadode forma bem variada, usando todas as operações matemática.
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • Lógica e noção de quantidade;
  • Cores;
  • Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Sugestão; A operação e os números usados devem ser de acordo com a idade e série da criança.






 Material:Botões ou EVA, papel cartolina ou xamex branco;
Objetivos: Este jogo pode ser até como uma lembrancinha de atividade como o dia do livro, dia da alfabetização ou até mesmo um trabalho de artes.
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • linguagem Fonetica;
  • Letras do Alfabeto
Sugestão pode criar vários tipos deste brinqudo com números, alfabeto maiúsculo, minúsculo , vogais, nome do aluno, como também outros temas trasporte , higiene , etc.





 Material:Garrfa pet de 2lt, para fazer o tapete vc pode fazer em Corel Draw tamanho 2mx2m, ou comprar umas 4 folha de papel peso quarenta, colar e pintar manualmente a dama..
Objetivos:Os jogos de regras são os mais indicados para crianças a partir dos 7 anos, através deles as crianças além de aprenderem o conteúdo, assimilam regras, o mediador (professor ou terapeuta educacional) trabalhar afetividade, coordenação motora, paciência, sentimentos contraditórios - ganharxperder, ansiedade e frusutação.


  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Quantidade, símbolos,regras,afetividade, racíocínio estratégico e lógico, afetividade, ansiedade e etc;
Observação: Alguns pensam que brincadeiras como dama, amerilha e dominó são jogos antigos e ultrapassados. Engam-se. O que é necessário é a motivação e objetivdade ao brincar com esses jogos conhecidos a década, inová-los é sempre necessáros modificando materiais e formatos. 






 Material:Eva,cartolina, papel cartão, figuras impressas.
Objetivos:Temos aqui vários tipos de dados, excelente para trabalhar com o ensino infantil ao 3º ano do ensino fundamental.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Cores, números, quantidades, letras e figuras, animais, cores, objetos, frutas;
Nesta atividade temos uma variedade de objetivos e uma gama de oportunidade que pode ser criada. Dados de vários tamanhos, para criança jogar, classificar, identificar e um tapete com rostinhos para trabalhar afetividade, cores e sequência.






 Material:Borracha de silicone (geralmente comprado em lojas de vendas a varejo de materiais de produções de sapatos e chinelos) papel cartolina ou papel cartão..
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora e equilíbrio);
  • Números, cores, quantidade.
Sugestão- podem ser usados diferentes cores de silicone, na imagem parece EVA mas não é o chamado de Borracha de Silicone de 5mm.






 Material:2 dados, massasinha de modelar , meia caixa de ovos;
Objetivos: 
  • Psicomotricidade(coordenação motora fina);
  • Números, cores e quantidade;
  • Classificação, ordem, sistema decimal, etc.
Sugestão:Este jogo pode ser trabalhado até o 5º ano, mudando apenas os números que vc clocará no fundo, uma sugestão é  que o número não seja desenhado mas sim feito em uma folha separada e apenas colocada no fundo, pq o facilitador poderá mudar quantas vezes quiser.Pode ser trabalhado em grupos ou individual, ou seja cada aluno pode montar o seu joguinho e levar para casa.






 Material:Madeira, brinquedos de madeira e bonquinhos de tecido;
Objetivos: Os jogos símbolicos são uma importante fase nas crianças de 5 até os 8 anos.Através deles as crinaças expõem sentimentos guardados só para elas até então, comotambém reproduzems eu cotidiano, relacão com os pais, professores e amigos.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • Afetividade;
  • Socialização,; Linguagem falada; 
Sugestão: O ambiente pode ser variado, pode ser uma escola.Esta atividade é muito importante na prática psicopedagógica na fase de diagnóstico, mas também pode ser trabalhada no ensino infantil até o 3º ano. O facilitador deve incentivar que os meninos também brinque trabalhando assim temas como preconceito, machismo e respeito.






 Material:Objetos diversos, folha de papel cartolina ou cartão com o desenho do contorno dos objetos.
Objetivos: a variedade de objetos dependerá dos eu objetivo específico.
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos psciomotores, dificuldades de classificação, autistas e até com crianças deficiente visuais onde a modificação seria no contorno poderia ser usado uma cola corida ou glitter para a criança com deficiência visual classificasse sentido a textura do contorno e a forma do objeto.






 Material:Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos:Noções de Quantidade.
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora);
  • Quantidade e números;
Sugestão:a variação dos números dependerá da série  e idade da criança.






 Material:Lã de várias cores e uma grade de aluminio.
Objetivos:
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora fina, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Paciência, equílibrio, posição, espaaço,etc;
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com transtornos psciomotores, crianças com sindrome de down, autistas, deficientes visuais ( habilidades com o tato).




 Material:Este brinquedo é comprado prontp. Base com o formatod os carrinhos e os carrinhos de plásticos.Crianças a partir dos 7 anos.
Objetivos:Fazer o carrinho chefe sair do engarrafamento fazendo jogadas corretas;
  • Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Racíocinio, concentração, lógica, estratégia, memorização,etc;
Sugestão: Esta atividade é recomendada para crianças com dificuldade de concentração e memorização.






 Material:Palitos de picolés, gravetos ou palitos de algodão doce(churrasco), rolinhos de papel higienicos ( ou podem ser feito de cartolinas/ papel cartão coloridos)
Objetivos: Quantidade e identificação dos números.
  • Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Quantidade e números;
Sugestão:Os palitos podem ainda ser pintado de cores variadas para assim trabalhar cores e números ao mesmo tempo, é ideal para o ensino infantil, onde a criança pode fazer na sala de aula e levar para casa. 





 Material:Objetos diversos,estante de madeira com 1m de altura, podem ser usados frutas verdadeiras ou de pláticos.
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • olfato, tato, paladar e visão ( desenvolvimentos sensorial);
  • Quantidade, preço, formas, cores, etc;
Sugestão:Esta atividade pode ser usada de várias formas como representação de uma feira onde as crinaças podem comprar e vender (qui pode ser trabalhar noções de dinheiro,compra venda e troco), para as crianças de maternalzinho e primeiro periodo pode trabalhar as cores das frutas, formato e  nome das frutas.





 Material:Tecido, tinta pra tecido e carrinhos de plático;
  • Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
  • Números, quantidades, cores;
  • Jogo de regras- afetividade, noções de tempo, trânsito, etc;
obs:As imagens dos jogos  foram tiradas da internet e aqui organizadas;

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