“Como uma floresta, o cérebro está ativo algumas vezes, quieto outras, mas sempre cheio de vida. Semelhante à selva o cérebro tem regiões distintas para lidar com várias funções mentais, tais como pensar, sexualidade memória, emoções respiração e criatividade. Ambos, as plantas e animais e a rede de neurônios funcionam tanto de forma competitiva como cooperativa, respondendo aos desafios do ambiente. A lei da selva como a do cérebro é a sobrevivência.” Gerald Edelman Idade ideal para que a criança inicie novas aprendizagens. Períodos cruciais da infância:
(Begley, 1996) Em ambientes enriquecedores há maior crescimento de dendritos, aumentando o número de sinapses e melhorando a aprendizagem. http://www.epub.org.br/cm/n11/mente/eisntein/rats-p.html A sinapse é uma microscópica fenda (Os nomes da imagem foram modificados de inglês para português) Bibliografia MACHADO, Ângelo. Neuroanatomia Funcional. 2ª edição, Atheneu, São Paulo-SP, 1987. GANONG,Willian F. Fisiologia Médica. 5ª edição, Atheneu, São Paulo-SP, 1989. | |||||||||||||||||
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Estímulos cerebrais na dose certa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário