segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estímulos cerebrais na dose certa

 
  “Como uma floresta, o cérebro está ativo algumas vezes, 
quieto outras, mas sempre cheio de vida. Semelhante à
 selva o cérebro tem regiões distintas para lidar com
 várias funções mentais, tais como pensar, sexualidade memória,
 emoções respiração e criatividade. Ambos, as plantas e animais 
e a rede de neurônios funcionam tanto de forma competitiva como 
cooperativa, respondendo aos desafios do ambiente. A lei da selva 
como a do cérebro é a sobrevivência.”  
Gerald Edelman
Idade ideal para que a criança inicie novas aprendizagens.
         Períodos cruciais da infância:
Visão
0 – 2 anos
Controle emocional
0 – 2 anos
Vinculação social
0 – 2 anos
Vocabulário
0 – 3 anos
2ª língua
0 – 10 anos
Matemática e lógica
1 – 4 anos
Música
3 – 10 anos
(Begley, 1996)

 Em ambientes enriquecedores há maior crescimento de dendritos, 
aumentando o número de sinapses e melhorando a aprendizagem.
http://www.epub.org.br/cm/n11/mente/eisntein/rats-p.html





A sinapse é uma microscópica fenda
(Os nomes da imagem foram modificados de inglês para português)






Bibliografia
 
MACHADO, Ângelo. Neuroanatomia Funcional. 2ª edição, Atheneu, São Paulo-SP, 1987.
GANONG,Willian F. Fisiologia Médica. 5ª edição, Atheneu, São Paulo-SP, 1989.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário