1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Estadual Dona Beti
Disciplina: Ciências
Professor (a): Cristiane Meireles
2. CAPACIDADE REFERENCIAL: (Objetivo Específico)
- Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analizando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
3. OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)
- Conceituar meio ambiente;
- Distinguir os componentes da natureza;
- Analisar a diferença entre o ser vivo e o ser não-vivo;
4. CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
- Conceituais: Meio Ambiente: o ar, a água, o solo, a luz do sol, as plantas e os animais.
- Atitudinais: Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.
5. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
- Informações a respeito do ambiente em que o aluno vive.
6. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
- Projeção em vídeo do filme: "Natureza e Vida", que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui;
- Dividir a turma em 6 grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos.
- Desenhar o meio ambiente em que o aluno vive;
- Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos;
- Proposição de exercício no livro didático;
- Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;
7. RECURSOS:
- Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.
8. AVALIAÇÃO:
- Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.
9. TEMPO PREVISTO:
- 04 sessões h/a.
10. REFERÊNCIA:
PLANO DE AEE
1. Objetivos do plano
1.1. Objetivo geral
Possibilitar recursos pedagógicos necessários para que a aluna seja incentivada a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento partindo de suas próprias experiências, como também se torne independente, autônoma nas atividades escolares e da vida diária e aprenda a conviver e interagir com seus pares.
2. Objetivos específicos de aprendizagem:
1-Perceber-se como ser capaz de aprender acreditando em si mesmo e em suas possibilidades;
2- Melhorar a socialização com os colegas em sala de aula e na escola;
3-Expressar-se oralmente relatando com sequência lógica fatos, acontecimentos vivenciados.
4- Dinamizar a leitura para compreender melhor o mundo em que vive;
5- Produzir texto com coerência, e sequência lógica;
6- Utilizar a escrita de forma funcional (para escrever, bilhetes, recados, expressar seus desejos e opiniões e outros).
7- Utilizar jogos de raciocínio lógico para melhor compreender os conteúdos matemáticos em sala de aula e melhorar sua compreensão de mundo
8 - Se socializar com os colegas na sala de aula participando de atividades e jogos para toda a turma.
3. Organização do atendimento:
• Período de atendimento: março a dezembro de dois mil e onze
• Freqüência: dois atendimentos semanais, oito mensal.
• Tempo de atendimento: uma hora para cada atendimento.
• Composição do atendimento: (x) individual (x) coletivo
• Quando se fizer necessário serão feitas observações na sala de aula regular e em algumas outras atividades em que a aluna esteja participando.
4. Atividades a serrem desenvolvidas no atendimento a aluna:
• Para alcançar o objetivo nº 1, incentivar-se-á Hellen através da valorização de suas ações nos atendimentos, partindo de suas experiências, utilizando jogos, DVDs, filmes, conversas e acima de tudo nunca criticá-la por não ter conseguido alcançar o objetivo proposto, ajudando-a a superar suas dificuldades permitindo-lhe com naturalidade perceber que o insucesso de hoje é a certeza para o sucesso de amanhã e que o importante é não desistir, e sim continuar tentando.
• Para alcançar o objetivo número 2, se possibilitarão a aluna diálogos enfocando a importância de se ter amigos, assim como a leitura de textos variados sobre o assunto, sessão de filmes e outras atividades que lhe permitam convidar algumas colegas para compartilhar com ela esse momento. Elaborar atendimentos em grupo para estimular a socialização.
• Para alcançar o objetivo nº 3, serão elaboradas com a aluna estratégias de leituras variadas, de acordo com o gosto e interesse de Hellen. Os recursos utilizados para este objetivo específico serão: a caixa de areia (a aluna construirá sua história com as miniaturas que escolherá, em seguida contará a história oralmente); após a sessão de filme aluna expressará seu entendimento do mesmo; será incentivada a contar sua compreensão das histórias lidas e histórias do seu cotidiano. Através de figuras, imagens, sequências lógicas relatará oralmente sua percepção e compreensão.
• Para dinamizar a leitura, objetivo nº 4 se fará uso de jogos no computador como (AlFA- ANNI; Dally DOO, sudokids, Menino Curioso, Alfabeto móvel), Textos diversos (quadrinhas, poemas, livro on line, história construída pela própria aluna na caixa de areia, figuras e sequências lógicas vivenciadas.
• Para alcançar o objetivo nº 5, Hellen, após o relato verbal das atividades orais como na caixa de areia, um passeio realizado, uma atividade vivenciada, será incentivada a expressar suas experiências por escrito, como também, fará convites, escreverá cartas, bilhetes para as pessoas que desejar.
• Para alcançar o objetivo nº 6, Hellen utilizará diversos jogos on line e no computador como: Os jogos do Pense Brincando (variedades de jogos matemáticos e de raciocínio onde a criança brinca e exercita sua compreensão matemática; Casa da Matemática da Milli, quebra cabeças variados, sequência lógicas, jogo da velha, Alquerque, Halma, estes últimos são jogos milenares que trabalham o raciocínio lógico, a tomada de decisão, jogo da memória.
• Para alcançar o objetivo número 7, se fará uso de jogos de raciocínio, tomada de decisão, percepção, como: Alquerque, Pentaminó (jogos milenares que trabalham o raciocínio e a concentração), Estratégia (jogo que trabalha a tomada de decisão e conteúdos matemáticos), Tangram, dominó, dama, jogo da velha, Menino Curioso (Jogo no computador que trabalha vários aspectos do raciocínio lógico matemático), também utilizar-se-á atividades xerografadas e em livros como Sudokos. Realizar-se-á várias atividades em grupo, especialmente os jogos. Bem como, atividades que exigirão a escrita e o desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção, concentração e tomada de decisão.
• Para se alcançar o objetivo número 8, se fará jogos que envolvam toda a turma como bingo, cruzadinhas, caça palavras, se fará sessão de cinema e depois cada grupo que será formado através de fichas com características semelhantes, expressará sua compreensão como desejarem através de figuras, textos, poesias, mímicas e outros.
5. Seleção de materiais a serem produzidos para a aluna.
• Quebra cabeças com assunto do interesse da aluna
• Sudokos, cruzadinha, material xerografado com textos diversos sobre o assunto que estivermos trabalhando e outros.
• Confecção de fichas de leitura que serão construída com Hellen com assuntos que preferir.
• Aquisição de jogos matemáticos que trabalhem o raciocínio lógico como: dominós, dama, Tangram, Pentaminó (jogo milenar com oito peças em madeira que trabalha a reposição e encaixe das peças, estratégia (jogo que trabalha o raciocínio lógico de forma muito lúdica) e outros.
6. Adequações de materiais:
• Neste momento adequar-se-á apenas textos e atividades escritas de acordo com o interesse e possibilidades de Hellen.
7. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
• Folhas ofícios, cola, tesoura, lápis comum, lápis cêra e a alcoól, canetas, borracha
• Cartolina guache ou papelão
• Figuras ou desenhos variados
• Livros diversos
• Caixa média, papel colorido, areia
• Miniaturas variadas
• Software que contenham atividades educativas.
• DVDs e filmes que falem sobre amizade.
• Cartão ou papelão para se confeccionar quebra cabeças.
8. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
• A família, professores e equipe escolar são parceiros naturais e já fazem parte do processo, são parceiros permanentes. Então, pretendemos fazer parcerias com outros profissionais que atendem a aluna, como por exemplo, a psicóloga que lhe atende uma vez por semana e outros profissionais da área de saúde e da comunidade quando se fizer necessário.
9. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
• Professor de sala de aula
• Professor da Educação Física
• Colegas de turma
• Diretor escolar
• Equipe pedagógica
• Profissionais da área de saúde que acompanham a aluna, como por exemplo, sua psicóloga.
• Família
Todas essas pessoas receberão essas informações oralmente e através de registros escritos.
10. Avaliação dos resultados:
“A prática avaliativa deve ser capaz de ir além de avaliar a aprendizagem, mas entender o valor individual de cada aluno, propiciando o seu crescimento como indivíduo e como integrante de uma sociedade. E que acima de tudo, seja uma avaliação envolvida com uma prática pedagógica real, inovadora, não excludente e muito amorosa”. (Luckesi, 1996).
Desta forma, a avaliação terá como finalidade se entender a individualidade de Hellen, seu crescimento e desenvolvimento pessoal, sua interação no mundo em que vive, como também, se avaliará todo o processo, recursos e estratégias utilizadas no atendimento à aluna.
11. Indicação de Forma de Registros:
Os registros serão efetuados após cada atendimento, onde serão observados os avanços, obtidos e em que estágios estão esses avanços quanto à autonomia, oralidade, organização do pensamento, raciocínio lógico, auto-estima, socialização e outros.
Serão registrados em um caderno específico para a aluna. Esses registros servirão como base para o relatório final dos atendimentos com a aluna. Também, terá a finalidade de se reformular as atividades nos atendimentos ou de ampliá-las se for o caso. Nesses registros serão relatadas as mudanças constatadas em sala de aula, na escola e na família. O que o atendimento no AEE tem contribuído para o desenvolvimento intelectual e emocional da aluna. O registro mostrará se o atendimento precisa ser reformulado ou mudado completamente a maneira como está sendo conduzido, servirá antes de tudo como um “termômetro” para medir o sucesso ou não dos atendimentos realizados bem como todo o processo do trabalho efetuado.
O que se pretende com esses registros não é medir a quantidade da aprendizagem de Hellen, e sim observar sua evolução, seu crescimento como indivíduo, sua interação no meio em que vive como bem frisou Luckesi na citação acima. A avaliação que se fará será contínua e qualitativa não visa à promoção da aluna e sim exclusivamente se observar seu desenvolvimento pessoal, a interação no ensino regular e na sua vida diária.
As estratégias e metodologia usadas no atendimento será avaliado se observando o sucesso e desenvolvimento da aluna, será realizada pelo professor do AEE, professora da sala regular, família e pela própria aluna, através de entrevista orais e escritas, esta avaliação acontecerá de três em três meses. O professor do AEE avaliará se os conhecimentos obtidos são suficientes para atingir seus objetivos ou não.
12. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.
Os resultados obtidos serão cuidadosamente analisados para que se prossiga ou se retome as ações praticadas. Serão observados se estão de acordo com os objetivos propostos. Será repassado para as pessoas que trabalham e convivem com a aluna. Os resultados obtidos servirão como instrumento para a continuação ou não das ações que estão sendo desenvolvidas.
13. Reestruturação do Plano:
Quando se fizer necessário, ou seja, quando os objetivos não tiverem sendo alcançados o plano será reestruturado, reelaborado com a finalidade de se alcançar as metas planejadas. Se for necessário se estabelecerá novas parcerias, se implementará novos recursos e materiais utilizados como: novos jogos, metodologias e estratégias de aprendizagem, tipo de atendimento, local de atendimento e outros.
Plano de AEE para aluno com TGD
A. Plano de AEE
1. Objetivos do plano:
Desenvolver ações específicas do AEE que facilitam o acesso do aluno com TGD ao conhecimento, a comunidade escolar e convivência social, promovendo sua autonomia e permanência na escola.
2. Organização do atendimento:
- Período de atendimento: Julho a dezembro;
- Freqüência: Duas vezes por semana;
- Tempo de atendimento: Duas horas por dia;
- Composição do atendimento: Individual e coletivo.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
- Explorando o ambiente:
_ Conhecer a escola e os colegas;
- Construção da identidade:
_ Roda da conversa;
_ Ficha do nome;
_ Cantiga do nome (Se eu fosse um peixinho);
_ Brincadeira do abraço (Em círculo, falar o nome de duas crianças para se abraçarem. Sempre os que se abraçaram primeiro chamarão mais uma dupla, até que todos se abracem.
- Desenvolvendo a autonomia:
_ Higiene pessoal;
_ Vestuário;
_ Experiências com alimentos;
_ Organizar brinquedos.
- Músicas:
_ Karaokê;
_ Bandinhas;
_ Cantigas de roda;
_ Músicas infantis.
- Jogos e brincadeiras:
_ Faz-de-conta;
_ Contação de histórias;
_ Blocos de encaixe;
_ Boliche;
_Bolas;
_Quebra-cabeças.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno:
- Ficha do nome;
- Chamadinha;
- Calendário;
- Livros de gravuras ( frutas, transportes, animais, alimentos...);
- Cartazes ( letras e números);
5. Adequações de materiais:
Os materiais devem estar em boas condições de uso, não devendo ser cortantes e pontiagudos e nem pequenos; deve ter controle de estoque e sempre repor quando necessário.
6. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
- Papel cartão;
- Aparelho de som;
- Cd’s;
- Instrumentos musicais;
- Microfone;
- Escova de dente; Toalhas;
- Pasta de dente;
- Papel higiênico;
- Brinquedos;
- Sucatas;
- Fantasias;
- Fantoches;
- Espelho;
- Máscaras;
- Livros de histórias;
- Revistas;
- Tesoura;
- Cola;
- Papel sulfite;
- Blocos de encaixe;
- Boliche;
- Bolas;
- Quebra-cabeças.
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
- Família;
- Secretaria de educação;
- Profissionais da saúde (Psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista, etc).
8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
· Professor de sala de aula comum;
· Professor de Artes;
· Professor da Educação Física;
· Professor de Produção Interativa;
· Professor de Tecnologia;
· Colegas de sala de aula;
· Diretor escolar;
· Profissionais administrativos.
B. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro:
O plano será registrado em ficha de acompanhamento individual, sendo avaliado durante toda a sua execução. O registro da avaliação será contínuo, através das observações diárias do desempenho da criança quanto às atividades realizadas e relacionamento com o grupo.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE:
Espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer vínculos afetivos, exerça sua autonomia e amplie suas relações sociais e consiga realizar atividades do cotidiano escolar.
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