segunda-feira, 24 de março de 2014

COMO FAZER O PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL PARA O AEE



Professores  vejo que a maior dificuldade de voces é organizar o Plano de ação  anual dentro do PPP.
aqui segue algumas dicas para vocês...
1.       Dados de identificação da escola.
2.       Nome do Projeto
3.       Nome do professor elaborador e parceiros
4.       Introdução: o quadro de levantamento em forma descritiva ( o original vai como anexo) nessa descrição será descrita de forma ampla a dificuldade geral dos alunos e se for altas habilidades será o desenvolvimento superior, como ele aprende que recursos são os mais viáveis (relate só o que já possui) faça uma leve comparação ao desenvolvimento primário usando uma visão holística(ampla).
5.       Objetivo geral: coloque um objetivo de pensamento amplo que sugere um resultado final de forma exata. Porque esse será o seu pressuposto de trabalho.
6.       Objetivos específicos; use o decreto do AEE  e as Leis que são próprias do seu estado,  ou município, se for o caso utilize apenas  três objetivos para cada aluno, você perceberá que muitos objetivos encontrarão em  diversos casos, use essa realidade para estabelecer um  ou mais objetivos.
7.       Referencial teórico:  a principal a ser mencionada é a LDB 9394/96, para o estado de Rondônia  existe o Decreto 552 do conselho estadual,   na página do MEC/SEESP possui muitos documentos legais que podem orientá-los.  
          Metodologia: metodologia trata de “como” será desenvolvido o PAP. Portanto, fala acerca do público alvo,organização, desenvolvimento, implementação, recursos e outras questões necessárias para o PAP.Publico Alvo: descreve quem são os beneficiados no PAP. Poderá descrever o contexto, o local e a realidade na qual o público se insere.Organização, desenvolvimento, implementação: descrição de como será o atendimento educacional especializado em termos de organização, desenvolvimento, implementação, cronograma, atividades, etc.Recursos: descrição dos recursos humanos e físicos necessários para o desenvolvimento do PAP.A metodologia não se resume às questões aqui exemplificadas. Cada PAP tem suas características e poderá utilizar outros itens no desenvolvimento da sua metodologia. Você poderá descrever de forma ampla direcionando o atendimento para que não pareça reforço nem laboratório de Psicopedagogia. Lembrando sempre que o AEE não enfatiza conteúdo mas sim o trabalho das habilidades do aluno.
9.Resultados esperados
Descrição e análise dos possíveis resultados da implementação do PAP, quanto ao número de abrangência de alunos, escolas, professores e comunidade beneficiados. Pode-se descrever o tipo de beneficio (diretos e indiretos) que os envolvidos obterão, entre outras questões.

10 Referências
São as referências bibliográficas ou de outras fontes de consulta que foram utilizadas para a construção do PAP. Leis, obras  que utilizou para pesquisa, etc.
Plano de Ação Individual que estabelece como trabalhar cada aluno

Aqui segue o roteiro:

1.      Identificação(ESCOLA)
2.      Nome dos  professor: Nonononoo no nononoono

3.      Nome do aluno: ANA
Diagnóstico Pedagógico:
Orientação escolar:
Em 2006 a aluna citada obteve atendimento com a Orientação no qual detectou-se  a seguinte situação: repetente a quatro anos não apresenta rendimento escolar conhece as vogais e junções, não reconhece dias da semana e apresenta um quadro estacionário na sua evolução intelectual, tanto na língua portuguesa e na matemática.
Em 2010 a professora do ensino regular procurou o AEE para solicitar atendimento de forma que pudesse ajudar procuramos (Ata 011/2....) conversamos com a família sobre a necessidade de um diagnóstico clínico para direcionamento de atendimento.
A aluna foi transferida desta instituição de ensino terminando o ano letivo em outra unidade e retornando esse ano.


PARA OS ITENS ABAIXO UTILIZE MATERIAIS CONCRETOS  DE FÁCIL MANUSEIO QUE ALUNO POSSA ENDENDER DE FORMA CLARA OS COMANDOS.
Diagnóstico de 2011: realizado com a professora Maria Lucia, Lusvânia  no qual notamos o seguinte desempenho:
Identidade: escreveu o nome de forma não usual porem cursiva, retomando para finalizar a segmentação da letra,  ao formar o seu nome na mesa confundiu M e W  confundiu o P e o H não reconheceu o D e o T, o S denominou como SA de “sapo” o K confundiu comY, não reconheceu o Y e o Z.(UTILIZE FOTOS, ESCRITA DO NOME, DINÂMICA, ATIVIDADES IMPRESSAS,ETC...)
Lateralidade: confunde as parte bilaterais do corpo e não identifica quando tem um comando duplo e com referencia frontal.
ESQUEMA CORPORAL ,QUEBRA CABEÇA.
Sequência: dificuldade espacial, porem realiza segmentações simples e com duas ou três dificuldades, conseguiu melhor desempenho após a segunda explicação, conhece os conceito de adição e subtração denominando de “mais” e “menos”, realizou adições e subtrações com material concreto e conseguiu abstrair sem a utilização do material.
BLOCOS LÓGICOS, QUEBRA CABEÇAS JOGOS DE ENCAIXE, ATIVIDADES IMPRESSAS, ETC
Oralidade: associação de idéias: não consegue desenvolver um texto oral sem ajuda prende-se a relembrar posicionando sempre o olho para a direita.
RELATO DE FATOS DO DIA-A DIA RELATOS DE HISTÓRIAS FEED-BACK DA AULA ETC...
Teste  de escrita: método de Emilia Ferreiro.
Grupo de palavras: Festa de aniversário. Foi a festa de aniversário da prima e relacionou os itens que tinha no ambiente. Selecionamos o seguinte grupo de palavras:
BRIGADEIRO- BEXIGA-UVA- PÃO  e a frase  foi EU BRINQUEI NO ANIVERSÁRIO.
 O desenvolvimento foi o seguinte:

Escreveu para BRIGADEIRO:  I_G_O percebendo que faltava uma letra  reescreveu: I-G-B-O  garantindo uma letra para cada sílaba. BEXIGA escreveu:B-X-G O o processo foi o mesmo. UVA  escreveu UA mas quando leu descobriu que não era e não conseguiu escrever novamente. PÃO : escreveu CO e não conseguiu fazer o som nasalisado: Â. Depois tentou escrever  da seguinte forma: T ou P  mas não conseguiu descobrir. AEU BRINQUEI NO ANIVERSÁRIO. Escreveu E- OI-ACA- A.

CUIDADO O PROF DO AEE NÃO TRABALHA CONTÉUDO DE SALA DE AULA ELE TRABALHA A DIFICULDADE DO ALUNO. ESSA AVALAIAÇÃO É IMPORTANTE PARA SABER ONDE O ALUNO PAROU E COMO VOCE PODE AJUDÁ-LO.


C) Justificativa:
De acordo com o Decreto N° 6.571 de setembro de 2008
§ 1º  Considera-se atendimento educacional especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.
§ 2o  O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
Art. 2o  São objetivos do atendimento educacional especializado:
I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;
II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e
IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
 Regulamentado pela Portaria 1281 da SEDUC de novembro de 2010. Contemplado no Projeto Político desta instituição de ensino.
USE A LDB  E ANEXOS DO MEC


D) Objetivos
1° Desenvolver atividades de sequenciação: palavras, objetos, etc.
2° Propiciar momentos de atividades para consciência fonológica das palavras em nível silábico.
3° Propor atividades com recursos de lateralidade e temporalidade, envolvendo o esquema corporal e conceitos de dia mês ano, tempo recente ontem hoje amanha, etc.

NO CASO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL VOCE DEVE UTILIZAR O MENOR NUMERO DE OBJETIVOS INDIVIDUAIS QUANDO ELE ALCANSA  VOCE SUBSTITUI POR OUTRO.

NO CASO DA CEGUEIRA E DA SURDEZ NÃO SE RECOMENDA  O USO DOS TRES OBJETIVOS PORQUE ESSES ALUNOS NÃO POSSUEM UMA DIFICULDADE COGNITIVA .

 O AEE ANDA DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO DE SALA  E A DIFICULDADE PESSOAL DO ALUNO. NESSE CASO O PROFESSOR DE AEE REALIZARÁ A CONFECÇÃO JUNTO AO PROFESSOR DE SALA  REGULAR A FIM DE QUE AMBOS TENHAM UM DESENVOLVIMENTO DENTRO DO ESPERADO.

APLICA-SE OS TRES OBJETIVOS PARA: PC(paralisia cerebral), DEFICIENCIAS MÚLTIPLAS, DEFICIENCIA INTELECTUAL E SURDOCEGUEIRA. NO CASO DOS TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO DEVE TER CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS...


E)Conteúdos
Sequência;
Consciência fonológica;
Identidade;
Lateralidade;
Temporalidade.

F) Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa;

G) Metodologia / Procedimentos
Jogos;
Pranchas;
Tipos de texto;
Rimas;
Jogos on line;
Atividades direcionadas a fase silábica;
Dinâmicas;
Jogos de mesa;
Jogos da memória;
Quebra cabeça;
Histórias;



H) Registro do processo )
Através de relatórios e fotos filmes, de acordo com a necessidade.(CASO PRECISAREM DE UTILIZAR ESSAS FOTOS PUBLICAMENTE FAÇAM O TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA QUE LHES DEÊM RESPALDO)


I) Avaliação e resultados esperados
Conselho de professores com desenvolvimento anual e avaliação individual de cada aluno de forma que ampla e estrita, os registros constam em ata de atendimento e reunião de pais.
Relatório geral a Seduc.



PLANO DE AULA 


PLANO DE AEE PARA EDUCANDO - 2012
NOME: .....
ESCOLA: ......
PROFESSORA DO AEE: ...........
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: .........
AGENTE DE ATIVIDADE EM ED. ESPECIAL : .........


Problema levantado após um ESTUDO DE CASO relativo ao educando:

- Diagnóstico apresentado pelo educando de Deficiência Mental Leve a Moderada;
- Dificuldade na leitura, na prática de escrita;
- Dificuldade em relatar por escrito suas opiniões, na interpretação oral e escrita, na ordenação de ideias.

* Nas demais questões cognitivas, motoras e comportamentais não apresenta grandes dificuldades .


OBJETIVOS:
·        Produzir pequenos textos que aprimorem a sua imaginação e criatividade;
·        Ampliar as habilidades de memorização;
·        Aprimorar a linguagem, a construção da língua escrita, comunicação e interpretação;
·        Aperfeiçoar sua potencialidade de atenção e concentração.

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento:  Durante todo o ano letivo.
Frequência: 2  vezes  na semana
Tempo de Atendimento: 1 hora cada atendimento
Composição do atendimento:  1 atendimento Individual /  1 atendimento em dupla

ATIVIDADES  A SEREM DESENVOLVIDAS :
·        Atividades envolvendo situações-problemas;
·        Expressão Artística: desenhos, pinturas, modelagens, montagens, dramatizações,...
·        Práticas Diversificadas de escrita e ou produções textuais envolvendo LUDICIDADE, sequência de fatos, roteiros como referência, etc.
·        Atividades com músicas: apreciação musical, cantos, interpretação de letras de músicas, utilização de instrumentos musicais, construções de paródias a partir de música conhecida,...
·        Trabalho com Literatura Infantil: leitura e interpretação oral e escrita, interpretação de imagens, recontos, livros sensoriais, ...
·        Jogos de Mesa envolvendo frases, palavras, descrição de figuras, ...
·        Softwares Educacionais;
·        Prática de descrição, narração, reconto de situações vividas e significativas ao educando, através de aulas-passeio, atividades extra-curriculares,...

MATERIAIS  A SEREM PRODUZIDOS:
·        Instrumentos Musicais;
·        Quebra-cabeças;
·        Caixa de sapato com histórias em sequência;
·        Dominó por temas (animais, família, profissões, frutas...);
·        Jogos de Memória Temáticos.
Adequações de materiais:
            Não haverá necessidade de adequações.
Materiais a serem adquiridos:
·        Livros de Literatura Infantil;
·        Folhas de E.V.A

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·         Professora de sala de aula;
·         Equipe Técnico-pedagógica;

AVALIAÇÃO
A observação e avaliação do aluno será realizada durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, sendo correlato aos objetivos propostos neste planejamento.

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