Professores vejo que a maior dificuldade de voces é organizar o Plano de ação anual dentro do PPP.
aqui segue algumas dicas para vocês...
1. Dados de identificação da escola.
2. Nome do Projeto
3. Nome do professor elaborador e parceiros
4. Introdução: o quadro de levantamento em forma descritiva ( o original vai como anexo) nessa descrição será descrita de forma ampla a dificuldade geral dos alunos e se for altas habilidades será o desenvolvimento superior, como ele aprende que recursos são os mais viáveis (relate só o que já possui) faça uma leve comparação ao desenvolvimento primário usando uma visão holística(ampla).
5. Objetivo geral: coloque um objetivo de pensamento amplo que sugere um resultado final de forma exata. Porque esse será o seu pressuposto de trabalho.
6. Objetivos específicos; use o decreto do AEE e as Leis que são próprias do seu estado, ou município, se for o caso utilize apenas três objetivos para cada aluno, você perceberá que muitos objetivos encontrarão em diversos casos, use essa realidade para estabelecer um ou mais objetivos.
7. Referencial teórico: a principal a ser mencionada é a LDB 9394/96, para o estado de Rondônia existe o Decreto 552 do conselho estadual, na página do MEC/SEESP possui muitos documentos legais que podem orientá-los.
Metodologia: metodologia trata de “como” será desenvolvido o PAP. Portanto, fala acerca do público alvo,organização, desenvolvimento, implementação, recursos e outras questões necessárias para o PAP.Publico Alvo: descreve quem são os beneficiados no PAP. Poderá descrever o contexto, o local e a realidade na qual o público se insere.Organização, desenvolvimento, implementação: descrição de como será o atendimento educacional especializado em termos de organização, desenvolvimento, implementação, cronograma, atividades, etc.Recursos: descrição dos recursos humanos e físicos necessários para o desenvolvimento do PAP.A metodologia não se resume às questões aqui exemplificadas. Cada PAP tem suas características e poderá utilizar outros itens no desenvolvimento da sua metodologia. Você poderá descrever de forma ampla direcionando o atendimento para que não pareça reforço nem laboratório de Psicopedagogia. Lembrando sempre que o AEE não enfatiza conteúdo mas sim o trabalho das habilidades do aluno.
9.Resultados esperados
Descrição e análise dos possíveis resultados da implementação do PAP, quanto ao número de abrangência de alunos, escolas, professores e comunidade beneficiados. Pode-se descrever o tipo de beneficio (diretos e indiretos) que os envolvidos obterão, entre outras questões.
10 Referências
São as referências bibliográficas ou de outras fontes de consulta que foram utilizadas para a construção do PAP. Leis, obras que utilizou para pesquisa, etc.
Plano de Ação Individual que estabelece como trabalhar cada aluno
Aqui segue o roteiro:
1. Identificação(ESCOLA)
2. Nome dos professor: Nonononoo no nononoono
3. Nome do aluno: ANA
Diagnóstico Pedagógico:
Orientação escolar:
Em 2006 a aluna citada obteve atendimento com a Orientação no qual detectou-se a seguinte situação: repetente a quatro anos não apresenta rendimento escolar conhece as vogais e junções, não reconhece dias da semana e apresenta um quadro estacionário na sua evolução intelectual, tanto na língua portuguesa e na matemática.
Em 2010 a professora do ensino regular procurou o AEE para solicitar atendimento de forma que pudesse ajudar procuramos (Ata 011/2....) conversamos com a família sobre a necessidade de um diagnóstico clínico para direcionamento de atendimento.
A aluna foi transferida desta instituição de ensino terminando o ano letivo em outra unidade e retornando esse ano.
PARA OS ITENS ABAIXO UTILIZE MATERIAIS CONCRETOS DE FÁCIL MANUSEIO QUE ALUNO POSSA ENDENDER DE FORMA CLARA OS COMANDOS.
Diagnóstico de 2011: realizado com a professora Maria Lucia, Lusvânia no qual notamos o seguinte desempenho:
Identidade: escreveu o nome de forma não usual porem cursiva, retomando para finalizar a segmentação da letra, ao formar o seu nome na mesa confundiu M e W confundiu o P e o H não reconheceu o D e o T, o S denominou como SA de “sapo” o K confundiu comY, não reconheceu o Y e o Z.(UTILIZE FOTOS, ESCRITA DO NOME, DINÂMICA, ATIVIDADES IMPRESSAS,ETC...)
Lateralidade: confunde as parte bilaterais do corpo e não identifica quando tem um comando duplo e com referencia frontal.
ESQUEMA CORPORAL ,QUEBRA CABEÇA.
Sequência: dificuldade espacial, porem realiza segmentações simples e com duas ou três dificuldades, conseguiu melhor desempenho após a segunda explicação, conhece os conceito de adição e subtração denominando de “mais” e “menos”, realizou adições e subtrações com material concreto e conseguiu abstrair sem a utilização do material.
BLOCOS LÓGICOS, QUEBRA CABEÇAS JOGOS DE ENCAIXE, ATIVIDADES IMPRESSAS, ETC
Oralidade: associação de idéias: não consegue desenvolver um texto oral sem ajuda prende-se a relembrar posicionando sempre o olho para a direita.
RELATO DE FATOS DO DIA-A DIA RELATOS DE HISTÓRIAS FEED-BACK DA AULA ETC...
Teste de escrita: método de Emilia Ferreiro.
Grupo de palavras: Festa de aniversário. Foi a festa de aniversário da prima e relacionou os itens que tinha no ambiente. Selecionamos o seguinte grupo de palavras:
BRIGADEIRO- BEXIGA-UVA- PÃO e a frase foi EU BRINQUEI NO ANIVERSÁRIO.
O desenvolvimento foi o seguinte:
Escreveu para BRIGADEIRO: I_G_O percebendo que faltava uma letra reescreveu: I-G-B-O garantindo uma letra para cada sílaba. BEXIGA escreveu:B-X-G O o processo foi o mesmo. UVA escreveu UA mas quando leu descobriu que não era e não conseguiu escrever novamente. PÃO : escreveu CO e não conseguiu fazer o som nasalisado: Â. Depois tentou escrever da seguinte forma: T ou P mas não conseguiu descobrir. AEU BRINQUEI NO ANIVERSÁRIO. Escreveu E- OI-ACA- A.
CUIDADO O PROF DO AEE NÃO TRABALHA CONTÉUDO DE SALA DE AULA ELE TRABALHA A DIFICULDADE DO ALUNO. ESSA AVALAIAÇÃO É IMPORTANTE PARA SABER ONDE O ALUNO PAROU E COMO VOCE PODE AJUDÁ-LO.
C) Justificativa:
De acordo com o Decreto N° 6.571 de setembro de 2008
§ 1º Considera-se atendimento educacional especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.
§ 2o O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
Art. 2o São objetivos do atendimento educacional especializado:
I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;
II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e
IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
Regulamentado pela Portaria 1281 da SEDUC de novembro de 2010. Contemplado no Projeto Político desta instituição de ensino.
USE A LDB E ANEXOS DO MEC
D) Objetivos
1° Desenvolver atividades de sequenciação: palavras, objetos, etc.
2° Propiciar momentos de atividades para consciência fonológica das palavras em nível silábico.
3° Propor atividades com recursos de lateralidade e temporalidade, envolvendo o esquema corporal e conceitos de dia mês ano, tempo recente ontem hoje amanha, etc.
NO CASO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL VOCE DEVE UTILIZAR O MENOR NUMERO DE OBJETIVOS INDIVIDUAIS QUANDO ELE ALCANSA VOCE SUBSTITUI POR OUTRO.
NO CASO DA CEGUEIRA E DA SURDEZ NÃO SE RECOMENDA O USO DOS TRES OBJETIVOS PORQUE ESSES ALUNOS NÃO POSSUEM UMA DIFICULDADE COGNITIVA .
O AEE ANDA DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO DE SALA E A DIFICULDADE PESSOAL DO ALUNO. NESSE CASO O PROFESSOR DE AEE REALIZARÁ A CONFECÇÃO JUNTO AO PROFESSOR DE SALA REGULAR A FIM DE QUE AMBOS TENHAM UM DESENVOLVIMENTO DENTRO DO ESPERADO.
APLICA-SE OS TRES OBJETIVOS PARA: PC(paralisia cerebral), DEFICIENCIAS MÚLTIPLAS, DEFICIENCIA INTELECTUAL E SURDOCEGUEIRA. NO CASO DOS TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO DEVE TER CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS...
E)Conteúdos
Sequência;
Consciência fonológica;
Identidade;
Lateralidade;
Temporalidade.
F) Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa;
G) Metodologia / Procedimentos
Jogos;
Pranchas;
Tipos de texto;
Rimas;
Jogos on line;
Atividades direcionadas a fase silábica;
Dinâmicas;
Jogos de mesa;
Jogos da memória;
Quebra cabeça;
Histórias;
H) Registro do processo )
Através de relatórios e fotos filmes, de acordo com a necessidade.(CASO PRECISAREM DE UTILIZAR ESSAS FOTOS PUBLICAMENTE FAÇAM O TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA QUE LHES DEÊM RESPALDO)
I) Avaliação e resultados esperados
Conselho de professores com desenvolvimento anual e avaliação individual de cada aluno de forma que ampla e estrita, os registros constam em ata de atendimento e reunião de pais.
Relatório geral a Seduc.
PLANO DE AULA
PLANO DE AEE PARA EDUCANDO - 2012
NOME: .....
ESCOLA: ......
PROFESSORA DO AEE: ...........
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: .........
AGENTE DE ATIVIDADE EM ED. ESPECIAL : .........
Problema levantado após um ESTUDO DE CASO relativo ao educando:
- Diagnóstico apresentado pelo educando de Deficiência Mental Leve a Moderada;
- Dificuldade na leitura, na prática de escrita;
- Dificuldade em relatar por escrito suas opiniões, na interpretação oral e escrita, na ordenação de ideias.
* Nas demais questões cognitivas, motoras e comportamentais não apresenta grandes dificuldades .
OBJETIVOS:
· Produzir pequenos textos que aprimorem a sua imaginação e criatividade;
· Ampliar as habilidades de memorização;
· Aprimorar a linguagem, a construção da língua escrita, comunicação e interpretação;
· Aperfeiçoar sua potencialidade de atenção e concentração.
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento: Durante todo o ano letivo.
Frequência: 2 vezes na semana
Tempo de Atendimento: 1 hora cada atendimento
Composição do atendimento: 1 atendimento Individual / 1 atendimento em dupla
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS :
· Atividades envolvendo situações-problemas;
· Expressão Artística: desenhos, pinturas, modelagens, montagens, dramatizações,...
· Práticas Diversificadas de escrita e ou produções textuais envolvendo LUDICIDADE, sequência de fatos, roteiros como referência, etc.
· Atividades com músicas: apreciação musical, cantos, interpretação de letras de músicas, utilização de instrumentos musicais, construções de paródias a partir de música conhecida,...
· Trabalho com Literatura Infantil: leitura e interpretação oral e escrita, interpretação de imagens, recontos, livros sensoriais, ...
· Jogos de Mesa envolvendo frases, palavras, descrição de figuras, ...
· Softwares Educacionais;
· Prática de descrição, narração, reconto de situações vividas e significativas ao educando, através de aulas-passeio, atividades extra-curriculares,...
MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS:
· Instrumentos Musicais;
· Quebra-cabeças;
· Caixa de sapato com histórias em sequência;
· Dominó por temas (animais, família, profissões, frutas...);
· Jogos de Memória Temáticos.
Adequações de materiais:
Não haverá necessidade de adequações.
Materiais a serem adquiridos:
· Livros de Literatura Infantil;
· Folhas de E.V.A
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
· Professora de sala de aula;
· Equipe Técnico-pedagógica;
AVALIAÇÃO
A observação e avaliação do aluno será realizada durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, sendo correlato aos objetivos propostos neste planejamento.
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