Jogos para matemática
_____________________________________________________________________
Trabalhando quantidades, também construído com rolinhos de papel higiênico(sucata).
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
O Material Dourado Montessori
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operarações fundamentais: os logaritmos.
No ensino tradicional, as crianças acabam " dominando" os logaritmos a partir de treinos cansativos, mais sem conseguirem compreender o que fazem. Como o Materi
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operarações fundamentais: os logaritmos.
No ensino tradicional, as crianças acabam " dominando" os logaritmos a partir de treinos cansativos, mais sem conseguirem compreender o que fazem. Como o Materi
al Dourado a situação e outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos logaritmos. um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
Na Clínica esse jogo tem inúmeras possibilidades para trabalhar com crianças com descalculia e crianças com deficiência !! e entre outros !!!
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
Na Clínica esse jogo tem inúmeras possibilidades para trabalhar com crianças com descalculia e crianças com deficiência !! e entre outros !!!
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Professor Mário Ramão Benevides.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Jogos para alfabetização
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.
Jogo do lince de palavras variadas. Sem foco ortográfico e sim atenção e concentração, orientação espacial, lateralidade.
_____________________________________________________________________
Pingo no I, é um jogo aparentemente pedagógico, porém torna-se psicopedagógico a partir do momento que a criança tem que usar estratégias para tentar combinar as letras e formar a palavra. São muitas possibilidades de jogo com este baralho. Trabalho com crianças disléxicas, disortográficas, crianças em fase de alfabetização e inclusive com aqueles que já sabem ler visando trabalhar cognição.
_____________________________________________________________________
Esse é feito com uma cópia de foto ou de uma figura que vc deseja trabalhar. Este ano eu fiz para o dia dos pais. É um quebra-cabeças, mas fica mt interessante, e trabalha a concentração, noção espacial e percepção.
_____________________________________________________________________
Thereza Bianchi a criança ou adolescente circula todos os nomes referentes a BANHO, pode ser com COZINHA, QUARTO...
_____________________________________________________________________
Jogo com pregadores. Raciocinio,atençao e concentraçao, ortografia, pinçar.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Hoje fiz esse jogo:
Formar a palavra
Material: EVA, figuras, recorte de livros que não estão mais usando, cola e alfabeto.
Pode ser trabalhando, primeira letra, o nome da gravura e sílabas.
Gracilene Vasconcelos
Formar a palavra
Material: EVA, figuras, recorte de livros que não estão mais usando, cola e alfabeto.
Pode ser trabalhando, primeira letra, o nome da gravura e sílabas.
Gracilene Vasconcelos
_____________________________________________________________________
Jogos para coordenação visuo-motora e discriminação visual
Márcia Rodrigues armário de caixinhas de fósforo.
objetivo: trabalhar organização espacial; destreza, coordenação motora fina e visuomotora, sequência de objetos dentro das gavetas, sustentabilidade. Ideal para se construir com o sujeito na clínica psicopedagógica.
objetivo: trabalhar organização espacial; destreza, coordenação motora fina e visuomotora, sequência de objetos dentro das gavetas, sustentabilidade. Ideal para se construir com o sujeito na clínica psicopedagógica.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Jogos para desenvolver coordenação motora fina
Bate pinos
5 Marias
Origami
Tracejado
ALINHAVO
ENCAIXE
QUEBRA-CABEÇA
PETECA
ENCAIXE
ENCAIXE MONTA E DESMONTA
http://www.mamoan.com.br/?op=galeria&act=detalhe&galid=21
TRABALHOS MANUAIS
Coloque a imagem sobre uma almofada velha e dê um lápis à criança e peça que ela perfure segurando o lápis com a pinça (polegar e indicador)
Empilhagem e equilíbrio
Aramados
http://www.trakinasbrinquedos.com.br/peda.htm
Transpor de um recipiente para outro as bolinhas de gude
Enfiar palitos com a pinça
Pegar bolinha com a peneira
Carimbar
Furar massinha com a pinça dos dedos
Pegar bolinha de algodão com a pinça
Pegar objetos pequenos com pinça e colocar dentro da bolinha tênis(cortar a bolinha)
Pegar bolinhas de algodão ou outros objetos com colheres ou pegador para salada
Pegar objetos pequenos(cereais,bolinhas pequenas ou balas)com dedo indicador e polegar da mão dominante e colocar a quantidade dos números representados.
Uso de carimbo ou cola colorida e preencher dentro dos círculos.
Fazer vários pontinhos no papel e colar as bolinhas de papel em cima do pontinhos indicados
uso de clips no papel de cores correspondentes
ou
ou
encaixar um clip no outro
uso de elásticos para puxar e fortalecer os dedinhos.Placa de lego ou madeira com pregos.
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)
Alinhavo com canudinho
Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos.
_____________________________________________________________________
Jogos para figuras geométricas
Silvana Lima , o GEOPLANO é uma tábua com 25 pinos cuja distância de um pino a outro é de 5 cm. Com elásticos coloridos de vários tamanhos, a criança constrói figuras, descobrindo e brincando com conceitos geométricos.
O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir ideias matemáticas, num sentido mais exato, constitui um suporte concreto de representação mental, um recurso que leva a realizar ideias abstractas. Este instrumento é um recurso didáctico que se pode classificar como múltiplo e dinâmico porque permite a representação de numerosas situações que possibilitam o movimento da imagem das figuras no plano e no espaço.
O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir ideias matemáticas, num sentido mais exato, constitui um suporte concreto de representação mental, um recurso que leva a realizar ideias abstractas. Este instrumento é um recurso didáctico que se pode classificar como múltiplo e dinâmico porque permite a representação de numerosas situações que possibilitam o movimento da imagem das figuras no plano e no espaço.
Jogos para aprender as cores
Para os menores auxilia na associação das cores e quantidades que podemos utilizar.
Construído com rolinhos de papel higiênico( sucata), auxilia na discriminação visual com comandos ou não. De acordo com a faixa etária podemos ir aumentando o grau de complexidade.
Silvana Lima
Trabalhando a Atenção - Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro.
_____________________________________________________________________
Material criado pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Constitui-se de 48 peças que combinam quatro atributos em cada uma, sendo estes: tamanho (grande e pequeno) , cor ( amarelo, azul e vermelho), forma( círculo, quadradoe retângulo), e espessura( grosso e fino). Os blocos lógicos são de grande utilidade no auxilio e na elaboração do raciocónio, passando gradativamente do concreto para o abstrato. Com o auxilio dos " Blocos Lógicos" a criança organiza o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho, além de realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação.
_____________________________________________________________________
Jogos para raciocínio logico
Sudoku
O jogo Sudoku existe em revistas nas bancas, mas as crianças não são muito fãs, então fiz este modelo em tabuleiro de EVA com fichas impressas e eles gostam muito. Trabalha bastante atenção, análise, posição espacial. Os números de 1 a 9 devem ser colocados na horizontal e vertical de maneira que não poderão se repetir e para isso precisam observar bem. Com crianças abaixo de 7 anos fiz o Sudoku 4x4 com fichas de 1 a 9.
_____________________________________________________________________
Dominó
_____________________________________________________________________
Tangran
Objetivo: psicomotor(pinçar) alfabeto, orientação espacial, lateralidade.
Material: cartolina branca em circulo, pregadores : de um lado escrita em maiúscula e do outro minuscula. pode ser feito com números e cores.
Material: cartolina branca em circulo, pregadores : de um lado escrita em maiúscula e do outro minuscula. pode ser feito com números e cores.
Tangram
O jogo é composto de sete peças (cinco triângulos, um quadrodo e um paralelogramo), de cartelas com diferentes figuras e é desenvolvido por um participante, que tem por objectivo formar um quadrado com as sete peças.
Para início do jogo, deve-se procurar uma superfície plana. Encontrado o local adequado, o participante deve ter em mente que todas a sete peças devem, obrigatoriamente, ser utilizadas na formação de uma figura, sem a sobreposição de peças.
O Tagram permite milhares de combinações. Exercitando a inteligência e imaginação, o jogador pederá criar figuras inéditas, enriquecendo, assim, o acervo já existente.
O jogo é composto de sete peças (cinco triângulos, um quadrodo e um paralelogramo), de cartelas com diferentes figuras e é desenvolvido por um participante, que tem por objectivo formar um quadrado com as sete peças.
Para início do jogo, deve-se procurar uma superfície plana. Encontrado o local adequado, o participante deve ter em mente que todas a sete peças devem, obrigatoriamente, ser utilizadas na formação de uma figura, sem a sobreposição de peças.
O Tagram permite milhares de combinações. Exercitando a inteligência e imaginação, o jogador pederá criar figuras inéditas, enriquecendo, assim, o acervo já existente.
_____________________________________________________________________
Simon
SIMON. Trabalha estrategia, concentração, atenção, lateralidade, orientação espacial, visual
_____________________________________________________________________
A criança ou adolescente não pode repetir cores .
Material: EVA
Material: EVA
_____________________________________________________________________
Cara a cara - estrategia, atenção, concentração
_____________________________________________________________________
Este jogo é muito parecido com o LINCE. Preparei-o com desenhos e letras . Qual desenho começa com a letra A?
Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.
Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.
Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.
Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.
_____________________________________________________________________
Senha 4 cores
Postado por Simaia Sampaio
Pode ser feito também no papel
A criança utiliza 4 lápis de cores diferentes e as cores iguais não podem se tocar
_____________________________________________________________________
QUARTO
QUARTO - Este é um jogo maravilhoso para trabalhar classificação. Pode ser feito também com biscuit. Usem a criatividade. Com crianças pequenas ela mesma vai pegando a peça e colocando, uma vez de cada, como jogo da velha. Quem formar primeiro uma fileira na horizontal ou vertical de alguma característica ganha: ou alto, ou baixo, ou triângulo, ou quadrado, ou branco, ou marrom, ou com furo. Já com crianças, adolescentes e adultos fica um pouco mais difícil: eu pego a peça e entrego para meu adversário colocar e ele pega a peça e me dá para eu colocar, fica mais difícil e precisa raciocinar muito mais. É excelente para mover as estruturas cognitivas, uma das finalidades principais do trabalho psicopedagógico.
_____________________________________________________________________
Muito simples mas que desenvolve a capacidade de concentração , estratégia e destreza. Construído com qualquer caixa e canudinhos de refrigerante.
_____________________________________________________________________
O jogo Mancala é um dos que mais uso em consultório. Jogo de raciocínio, estratégia, antecipação. pode ser jogado com crianças adolescentes e adultos. Com crianças poderá ser feito com caixa de ovos e feijões.
_____________________________________________________________________
Esse é um dos jogos que mais uso em consultório, é maravilhoso, jogo de estratégia para todas as idades. Trabalha também sequencia e exige muita atenção! Maravilhoso!
_____________________________________________________________________
O jogo UNO auxilia o desenvolvimento como: interação, concentração, percepção das cores, raciocínio lógico e problemas matemáticos ( somas simples)
_____________________________________________________________________
Pictureka!
Baseado no jogo de tabuleiro de mesmo nome, Pictureka é um dinâmico card game da Hasbro (para dois ou mais jogadores).
Descrição: Encontrar figuras é o elemento chave em Pictureka. O jogo possui dois tipos de cards: os de missão e os de figura. As cartas de missão dizem aos jogadores quais elementos eles devem encontrar nas divertidas ilustrações dos cards de figura. Se o elemento encontrado não for obvio o suficiente para convencer a todos, o jogador deve tentar persuadir os demais participantes.
Objetivo: Estas mecânicas funcionam como um excelente exercício de imaginação, argumentação e raciocínio abstrato para crianças.
Pictureka! Seja rápido, encontre primeiro! Exercite os músculos do seu cérebro nesse jogo de criatividade!!! #fica a dica!
Baseado no jogo de tabuleiro de mesmo nome, Pictureka é um dinâmico card game da Hasbro (para dois ou mais jogadores).
Descrição: Encontrar figuras é o elemento chave em Pictureka. O jogo possui dois tipos de cards: os de missão e os de figura. As cartas de missão dizem aos jogadores quais elementos eles devem encontrar nas divertidas ilustrações dos cards de figura. Se o elemento encontrado não for obvio o suficiente para convencer a todos, o jogador deve tentar persuadir os demais participantes.
Objetivo: Estas mecânicas funcionam como um excelente exercício de imaginação, argumentação e raciocínio abstrato para crianças.
Pictureka! Seja rápido, encontre primeiro! Exercite os músculos do seu cérebro nesse jogo de criatividade!!! #fica a dica!
_____________________________________________________________________
Trabalha funções executivas.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Jogos simbólicos
JOGOS SIMBÓLICOS PRAZER DE BRINCAR E APRENDER.
O jogo simbólico é, assim, a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar a sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações.
JOGO SIMBÓLICO EM EVA
Objetivo: Exercitar a capacidade de pensar, de representar simbolicamente bem como: transformar problemas, analisar ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar estratégias, organização do pensamento e da escrita.
Material:
Recortar diferentes formas geométricas, animais, objetos e outros.
Uma folha de papel madeira para a montagem do cenário.
Consigna: Vamos brincar de faz de conta?
Escolha entre essas diferentes formas e monte um cenário.
Desenvolvimento: Deixar o aluno livre para montar, criar e recriar o cenário a partir das diferentes formas ao concluir peça para descrever o cenário e depois criar uma história ou um texto que pode ser verbal ou escrito.
O jogo simbólico é, assim, a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar a sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações.
JOGO SIMBÓLICO EM EVA
Objetivo: Exercitar a capacidade de pensar, de representar simbolicamente bem como: transformar problemas, analisar ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar estratégias, organização do pensamento e da escrita.
Material:
Recortar diferentes formas geométricas, animais, objetos e outros.
Uma folha de papel madeira para a montagem do cenário.
Consigna: Vamos brincar de faz de conta?
Escolha entre essas diferentes formas e monte um cenário.
Desenvolvimento: Deixar o aluno livre para montar, criar e recriar o cenário a partir das diferentes formas ao concluir peça para descrever o cenário e depois criar uma história ou um texto que pode ser verbal ou escrito.
_____________________________________________________________________
Jogos para trabalhar valores e regras
"Siga em frente" - jogo do trânsito. Criei este jogo no intuito de trabalhar na clínica dificuldades com regras e valores.
consiste em um tabuleiro com uma pista, com um semáforo, uma placa de Pare e um carro. Uso da seguinte maneira: Antes de iniciar este jogo, o Pp deve ter em pose informações do cliente. O paciente representa o carro.
O carro anda toda vez que responde alguma pergunta, geralmente situações que envolve regras, por ex: Vc acha certo isto? aquilo? enfim, de acordo com a queixa e as observações no consultório.
Em seguida, ao chegar no semáforo, ele é confrontado com situações pode, não pode... Por ex: ao chegar no semáforo o sinal está vermelho, então se trabalha com placas contendo desenhos ou em outra versão desenha-se situações como: não pode brigar com o irmão ou colega; Não pode gritar: Não pode ficar sem fazer a tarefa. tudo construido com a participação da cça... Se o sinal é amarelo, trabalha-se com situações dos valores, por ex: esperar a vez de ir ao banheiro, de falar, de ajudar, de ser ajudado, de comportamento, de aprendizado.... Sinal verde, atitudes que já estão sendo feitas e estão liberadas para seguir.
ao chegar na placa Pare, pergunte para a cça se ela está preparada para chegar ao destino final, então ganha-se a carteira de motorista e diz que sempre que não seguir as regras perde ponto na carteira e seguindo-as ganha carimbos de passaporte liberado, pode-se criar outros incentivos positivos, a critério.
É interessante com cças de 4 a 7 anos, mas pode ser usado em outras idades e de outras maneiras, tudo vai depender da criatividade e da necessidade.
consiste em um tabuleiro com uma pista, com um semáforo, uma placa de Pare e um carro. Uso da seguinte maneira: Antes de iniciar este jogo, o Pp deve ter em pose informações do cliente. O paciente representa o carro.
O carro anda toda vez que responde alguma pergunta, geralmente situações que envolve regras, por ex: Vc acha certo isto? aquilo? enfim, de acordo com a queixa e as observações no consultório.
Em seguida, ao chegar no semáforo, ele é confrontado com situações pode, não pode... Por ex: ao chegar no semáforo o sinal está vermelho, então se trabalha com placas contendo desenhos ou em outra versão desenha-se situações como: não pode brigar com o irmão ou colega; Não pode gritar: Não pode ficar sem fazer a tarefa. tudo construido com a participação da cça... Se o sinal é amarelo, trabalha-se com situações dos valores, por ex: esperar a vez de ir ao banheiro, de falar, de ajudar, de ser ajudado, de comportamento, de aprendizado.... Sinal verde, atitudes que já estão sendo feitas e estão liberadas para seguir.
ao chegar na placa Pare, pergunte para a cça se ela está preparada para chegar ao destino final, então ganha-se a carteira de motorista e diz que sempre que não seguir as regras perde ponto na carteira e seguindo-as ganha carimbos de passaporte liberado, pode-se criar outros incentivos positivos, a critério.
É interessante com cças de 4 a 7 anos, mas pode ser usado em outras idades e de outras maneiras, tudo vai depender da criatividade e da necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário