sábado, 19 de janeiro de 2013

Dificuldades de Aprendizagem: Conceitos e Abordagens


 Dificuldades de Aprendizagem: Conceitos e Abordagens

Este texto trata do tema dificuldades de aprendizagem, colocando em foco o papel do professor enquanto o profissional responsável pela educação formal do aluno X o aluno no papel de aprendiz.
  • Toda vez que um aluno apresenta baixo rendimento escolar a culpa é dele ou do professor? Eis a questão: Será uma dificuldade de aprendizagem ou dificuldade de ensinagem!
Devemos levantar várias hipóteses quando o tema é a dificuldade em aprender. Pois muitos são os casos em que o aluno não aprende por causa do professor. Sendo assim, vou comentar sobre os dois temas.


Dificuldade de Ensinagem

Muitos são aqueles que escolhem a profissão por amor, dinheiro ou oportunidade, muitas vezes alcançada em um concurso público. De fato aquele que escolhe por amor, tem tudo para ser um excelente profissional, seja em qual área for. Enquanto aquele, que escolhe por dinheiro, poderá muitas vezes se perder, não encontrar identificação e dái desencadear uma dificuldade em transmitir o que sabe. Como ocorre naquela famosa frase dita por alguns alunos: Sinto que meu professor(a) sabe muito sobre determinado assunto, mas não sabe explicar! Quem nunca ouviu essa frase? Aqueles que veem no concurso público a oportunidade de ter um emprego estável, ótimo pensar assim. Mas se ainda não tiver amor e desejo pela profissão dificilmente obterá com êxito o sucesso escolar. Além disso, podemos dizer que tal dificuldade ocorre por outros motivos: falta de qualificação profissional, falta de atualização, desmotivação, desinteresse pela profissão. Sendo esses motivos, muitas vezes ocasionados pela desvalorização que infelizmente a educação apresenta. De fato, quando a dificuldade de aprendizagem ocasionada ao aluno tem como ensinante o causador, devemos sinalizar o alerta. E provavelmente, não só um aluno será prejudicado e sim vários.

 
Dificuldades de Aprendizagem: 
Após descartar a dificuldade de aprendizagem pela dificuldade de ensinar do professor, buscamos outras causas.Essas poderão ser de origem: cognitiva, emocional e orgânico. E é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
  1. Origem orgânica, pode ser bastante definidas e claras, levando- nos a supor que a área emocional e o ambiente familiar tiveram pouca ou nenhuma participação no seu aparecimento e determinação.  Seria o caso dos distúrbios de ordem neurológica ou metabólica, que implicam numa perda da capacidade de aprendizagem.
  2. Origem emocional, quando a dificuldade ocorre por causa do fator emocional, é preciso detectar o que pode ser a causa dessa dificuldade. Uma separação dos pais, mudança de escola, mudança de residência, entre outros. Será preciso trabalhar essa causa, para então a criança apresentar o sucesso escolar.
  3. Origem cognitivaa criança nasce com distúrbio ou transtorno que dificultará o seu processo de aprendizagem. Entre eles mais comum são: Dislexia, Discalculia, Disortografia, TDAH, Disgrafia, Dislalia.

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