OBJETIVO
Sala de recursos é a implementação de serviços de apoio pedagógico especializado (SAPEs) e tem por objetivo melhorar a qualidade na oferta da educação especial da rede estadual, mediante uma reorganização que favoreça a adoção de “novas metodologias”, nas classes especiais bem como a inclusão gradativa do alunado em classes comuns do ensino regular.
Resolução SE 11, de 31Jan-2008
Dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas
Atendimento escolar de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.(n.e.e)
o Preferencialmente, em classes comuns da rede regular de ensino, com apoio de serviços especializados organizados
o Adoção de projetos pedagógicos e metodologias de trabalho inovadores
Alunos com necessidades educacionais especiais
o Alunos com deficiência física, mental, sensorial e múltipla
o Alunos com altas habilidades, superdotação e grande facilidade de aprendizagem
o Alunos com transtornos invasivos de desenvolvimento
o Alunos com outras dificuldades ou limitações acentuadas no processo de desenvolvimento
Ingressantes na 1ª série ou transferidos para qualquer série
o Classes comuns do ensino regular
o Encaminhamento para SAPEs em Sala de Recursos, somente após avaliação pedagógica.
Atendimento
o Orientado por avaliação pedagógica realizada pela equipe da escola, formada pelo Diretor, Professor Coordenador e Professor da sala comum
o Apoio de professor especializado da Diretoria de Ensino e de profissionais da área da saúde
Conselhos de Classe/Ciclo/Série/Termo, ao final de cada ano letivo:
o Aprovar relatório circunstanciado de avaliação, elaborado por professor da área contendo parecer conclusivo sobre a situação escolar dos alunos atendidos pelos diferentes serviços de apoio especializado
o Acompanhado das fichas de observação periódica e contínua, em conformidade com os Anexos I, II e III
Alunos com severo grau de comprometimento
o Necessidades de recursos e apoios que extrapolam comprovadamente as disponibilidades da escola
o Encaminhar às instituições especializadas conveniadas com a Secretaria da Educação
Alunos com significativa defasagem idade/série e severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla
o Não atingindo parâmetros para a conclusão do ensino fundamental:
Expedir declaração com terminalidade específica de determinada série, acompanhada de histórico escolar e da ficha de observação contendo, de forma descritiva, as competências desenvolvidas pelo educando.
o Em casos plenamente justificados mediante relatório de avaliação pedagógica, com a participação e anuência da família, com parecer do Conselho de Classe e Série aprovado pelo Conselho de Escola e pelo Supervisor de Ensino.
Alunos com significativa defasagem idade/série e severa deficiência mental ou grave deficiência múltipla
o Articulação da escola com órgãos oficiais ou com Instituições parceiras do Poder Público para orientação às famílias para encaminhamento dos alunos a programas especiais voltados para o trabalho.
Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPEs)
o Atendimento prestado por professor especializado, em sala de recursos específicos
o Atendimento prestado por professor especializado, na forma de itinerância
Sala de Recursos
o Turmas constituídas de 10 a 15 alunos
o Desenvolvimento de atividades que não deverão ultrapassar a 2 aulas diárias
o Comprovação de demanda avaliada pedagogicamente
o Atendimento de alunos de qualquer série, etapa ou modalidade do ensino fundamental ou médio
o Alunos cujo grau de desenvolvimento seja equivalente ao previsto para o Ciclo I
o Atendimento a alunos de uma única área de necessidade educacional especial
Professor de Educação Especial
o Atendimento prestado ao aluno
o Participar da elaboração da proposta pedagógica
o Elaborar plano de trabalho que contemple as especificidades da demanda existente
o Integrar os conselhos de classes/ciclos/séries/termos e participar das HTPCs e/ou outras atividades coletivas programadas
Professor de Educação Especial
o Orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos
o Oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes comuns
o Fornecer orientações e prestar atendimento aos responsáveis pelos alunos bem como à comunidade
Relatório Pedagógico do professor da sala comum
o As informações a seguir são de uso exclusivo para a montagem do relatório com os alunos com N.E.E., que necessitam de atendimento na sala de recursos, ou seja, um embasamento de fatores para facilitar o seu trabalho. Portanto nenhum aluno será atendido sem o prévio relatório do professor da sala comum.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR DA SALA COMUM QUE ATENDE OS ALUNOS COM NEE
o Diário com informações sobre atividades diferenciadas referentes ao aluno
o Avaliação descritiva junto ao histórico do aluno
o Relatório do professor por disciplina: Português, Matemática, Artes e Educação Física
o Avaliar de acordo com a idade cronológica
o O professor da Sala comum deverá dispor da sua metodologia sempre contextualizada
o Organização de atitudes e limites dentro da conduta de trabalho do professor
o Regras, jogos com o lúdico melhorando a sua organização
o Entendimento da estrutura lingüística (vocabulário restrito), valorizando o desenvolvimento através das condutas. Estimular as atividades partindo do concreto
o O aluno deve vivenciar todos os momentos da escola (contexto)
o Professores da sala comuns com apoio da Sala de Recursos devem:
n Subsidiar
n Dar respaldo à equipe
o Independente das deficiências, o aluno deve compreender as regras e limites
AVALIAÇÃO
A) - INTERAÇÃO AFETIVA, SOCIAL E FAMILIAR.
1) Histórico do aluno
- Descrição das características do aluno (sociabilidade e afetividade)
- Relacionamento com a família e grupos
- Expectativas da família
- Antecedentes de atendimento (caso já tenha freqüentado outra escola)
- Antecedentes de atendimento de outra natureza (clínicos e terapêuticos)
2) Relacionamento do aluno na escola onde está matriculado
- Com os professores e colegas
3) Relacionamento do aluno com o professor especialista
4) Relacionamento com seu grupo social
B) - SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO
- Interesse
- Atenção
- Concentração
- Execução da atividade
- Resistência à fadiga
- Pontualidade (freqüência do aluno)
- Compreensão e atendimento a ordens
- Desenvolvimento de habilidades de vida diária
- Desenvolvimento de habilidades para a vida autônoma
- Organização do material pessoal
- Habilidade sensório-motora
- Percepção e memória visual
- Percepção e memória auditiva
- Percepção de diferenças e semelhanças
- Orientação temporal
- Orientação espacial
- Linguagem e comunicação oral
- Linguagem e comunicação escrita
- Raciocínio lógico-matemático
- Expressão criativa
- Conteúdos pedagógicos: referentes a leitura, escrita espontânea, base alfabética, interpretação de pequenos textos, percebendo qual a fase que o aluno se encontra
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