quinta-feira, 31 de julho de 2014

O aniversário do Seu Alfabeto

O aniversário do Seu Alfabeto

Seguem aí algumas atividades:
- Essa é para trabalhar a ordem alfabética. Achei que ia ser difícil, mas me surpreendi com o resultado. É claro que as crianças seguiram a ordem observando o alfabeto da sala. Praticamente todos os meus alunos conseguiram fazer sozinhos.
Obs.: O amigo do “Seu Alfabeto” é o “Seu Numeral”. Tive essa ideia para que as crianças diferenciem os numerais das letras. E eles a identidade de cada um apenas olhando as imagens.
ORDEM ALFABÉTICA

- A seguir estão o “Seu Alfabeto” e o “Seu Numeral”. Falei com meus alunos que eles são super amigos… Por isso são tão parecidos.
SEU ALFABETOSEU NUMERAL

LISTA DE PRESENTES


- Estamos fazendo a lista de presentes do “Seu Alfabeto”. Todos os dias escrevemos o nome de alguns presentes que ele ganhou. Como estamos iniciando o ano, destaco muito a primeira letra de cada palavra e não estou seguindo a ordem do alfabeto. Registro as palavras que eles vão lembrando.





- Trabalhando com a consciência fonológica: (sugestões)
Comparação de palavras:

  • Qual é a maior? - FOTOGRAFIA - PIPA
  • Qual é a maior?  - SAPATO - BONÉ
  • Qual rima? - GATO - CAMISA - SAPATO -
  • Qual rima? - RELÓGIO - TELESCÓPIO - LIVRO - NAVIO -
Usando o baralho “Quem trouxe?” – (CARTAS DO BARALHO)
  • A professora escolhe uma carta e pede que as crianças descubram qual é, apenas ouvindo o som da primeira letra.
  • No caso de vogal, faço apenas o movimento da boca. Assim:

    ALFABETO DA BOQUINHAVOGAISVOGAISALFABETO DA BOQUINHAALFABETO DA BOQUINHA

                                              IMG_20140317_110200



                                              Para nosso “Dia dos jogos”, montei o jogo dos presentes.
                                              A criança vai colocar cada presente em sua caixa, de acordo com a letra.


                                              CARTINHASCAIXA PRESENTECAIXA PRESENTE1CAIXA PRESENTE2CAIXA PRESENTE3

                                              - Na próxima atividade, cada criança recebe um pote com um dado dentro. Balança-se o dado, observa-se a quantidade que aparece na parte de cima e a criança colore o doce que tem o numeral que representa essa quantidade.
                                              JOGUE O DADO



                                              Obs.: As crianças adoram esse momento “barulho”…
                                              Poderá também gostar de:

                                              Nenhum comentário:

                                              Postar um comentário