quinta-feira, 31 de julho de 2014

BARALHO DO ALFABETO

No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:

"EU SOU O SENHOR ALFABETO.
QUEM TROUXE O RELÓGIO?"





E as crianças respondem:
"FOI A LETRA R."

E eu mostro a próxima carta.



Aí eu digo:
"QUEM TROUXE O NAVIO?"

E as crianças respondem:
"FOI A LETRA N."

Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.


No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.

Trabalhando com o alfabeto



Descobri essa atividade no “Pinterest” e achei muito legal.
Resolvi então, montar meu baralho e estou compartilhando aqui.
A atividade pode ser feita na rodinha. Distribui-se uma carta do baralho para cada criança e a professora fica com o restante. O ideal é que a professora comece, então ela fica com a letra A.
A professora mostra a carta e diz:

EU TENHO A LETRA A DE ABELHA.
QUEM TEM F?


A criança que tiver a letra F, mostrará sua carta e dirá:
EU TENHO A LETRA F DE FOCA.
QUEM TEM J?

E assim por diante…
Na última letra, será dito:
EU TENHO A LETRA Z DE ZANGADO
E ESTE JOGO ESTÁ ACABADO. (Aproveitando para trabalhar rima.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário