sexta-feira, 2 de novembro de 2012

UTILIZANDO O JORNAL COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA LÍNGUA PORTUGUESA



PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM JORNAL

1.Tema da notícia. (A proposta está prevista para 4 aulas (2 horas/ aula cada)

Primeira aula: O professor levaria vários jornais para a sala de aula e distribuiria aos alunos. Organizaria a classe em grupos e cada grupo ficaria com um jornal. 
a)Começaria com uma conversa informal a fim de saber se os alunos lêem jornais, se têm contato com este meio de comunicação, etc.

b)Incentivaria os alunos a folharem os jornais, a examinarem-no e a destacarem uma página de sua preferência, aquela que mais lhes chamasse à atenção. Os alunos teriam que relatar por que escolheram aquela página e deveriam lê-la ao grande grupo.

c)Chamaria à atenção dos alunos a estrutura do jornal, como os textos são apresentados e qual o motivo deste tipo de apresentação.

d)Pediria para que os alunos observassem por que o jornal apresenta fatos novos a cada dia, diferente de um livro, que normalmente aborda um único assunto.

e)Pediria para os alunos comentarem as impressões que tiveram do jornal, se têm contato com outros textos informativos na modalidade escrita, tais como: revistas, textos da internet, jornais “on-line”, entre outros. O objetivo é que os alunos exponham as diferenças que encontraram comparando os jornais a outros meios de informação.

f)Como tarefa, os alunos deveriam buscar uma notícia no jornal, anotar o  assunto noticiado e pesquisar fora da sala de aula a mesma notícia extraída de outra fonte, poderia ser de revistas, internet, televisão, rádio, etc. Na próxima aula, cada grupo deveria apresentar as diferenças ou semelhanças na forma de relatar o mesmo fato, deveriam principalmente ressaltar as possíveis mudanças de sentido que ocorreram comparando o jornal com outra fonte de informação.
Segunda aula: O professor distribuiria os jornais novamente aos alunos. A classe seria organizada nos mesmos grupos da aula anterior.


a)Cada grupo comentaria a notícia que escolheu na aula anterior e apresentaria como a mesma notícia foi relatada em outro(s) meio(s) de comunicação. O professor chamaria à atenção para as possíveis mudanças de sentido que poderiam ocorrer dependendo do meio de comunicação em que a notícia foi divulgada. Os alunos deveriam comparar os textos veiculados pelos dois meios de comunicação e destacar o efeito que o emprego de uma palavra pode causar, ou seja, a escolha de uma frase ou palavra, por exemplo, pode mudar completamente o sentido da notícia de um mesmo fato.

b)Os alunos seriam convidados a resumir a notícia e, baseando-se nas duas fontes pesquisadas, escrever uma carta (individualmente) a um companheiro de aula relatando a notícia, agora contanto sua versão dos fatos com suas palavras. Para esta atividade seria apresentado previamente um modelo de carta (Anexo 1), este modelo seria utilizado para comentar questões específicas do gênero, ou seja, qual a finalidade de escrevermos uma carta, o tipo de linguagem que empregamos, dependendo do tipo de carta que escrevemos. Para a elaboração desta carta, os alunos deveriam pensar em uma situação ou motivo que lhes levaria a escrever este tipo de texto, ou seja, o que lhes motivaria a escrever uma carta relatando tal notícia e por que escolheriam determinado destinatário. Em outras palavras, o que lhes leva a informar a notícia a um colega, qual a relevância deste colega tomar conhecimento do fato. Nesta carta, os alunos devem relatar a(s) fonte(s) de onde retiraram a notícia. Os alunos iniciariam a atividade nessa aula e terminariam nas próximas aulas.
Terceira aula: O professor pediria para que seguissem a elaboração da carta considerando o modelo apresentado e as considerações acerca do gênero.

a)O professor poderia orientar os alunos durante a elaboração da carta para que eles conseguissem refletir acerca do que estão escrevendo, ou seja, se estão conseguindo alcançar seus objetivos, se as idéias estão claras, se a forma do texto obedece ao já comentado a respeito do gênero carta, etc.

b)Na medida em que os alunos fossem terminando a elaboração do texto poderiam pedir o auxílio do professor para revisá-lo antes de entregar o texto ao destinatário. A carta deverá ser entregue ao destinatário no final da aula.
Quarta aula: Nesta aula, os alunos que receberam as cartas poderiam respondê-las ao colega que lhe escreveu.

a)Os alunos teriam a oportunidade de responder ao colega que lhe escreveu. O professor auxiliaria no que fosse necessário para a elaboração da carta como resposta ao colega.
b)Os alunos seriam convidados a entregar a resposta ao colega.
c)No final da aula, cada aluno comentaria a carta que recebeu e passaria a oportunidade para o colega que lhe enviou a carta, comentar o que obteve como resposta.

Partindo do princípio de que a atividade de produção escrita é uma atividade que pressupõe a “existência do outro” e que “quem escreve, na verdade, escreve para alguém, ou seja, está em interação com outra pessoa”, (ANTUNES, 2003, p. 46) surgiu a idéia das cartas tendo como destinatários os próprios colegas de aula. Desta forma, os alunos saberão previamente que seus textos possuem um leitor. Esse leitor, após compreender o significado do que foi escrito, poderá concordar, discordar ou completar o que foi dito no texto, ou seja, o leitor dará respostas em relação ao texto lido. Mas, o objetivo maior desta produção textual é que os alunos percebam a função comunicativa e social da escrita. By Lully.

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