sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TERAPIA COGNITIVA PARA CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM



A terapia consiste em levar a criança a construir seus esquemas motores, a coordenar esses esquemas e a interagir com os objetos do seu meio, a fim de aprender os limites de suas ações, as propriedades dos objetos e as regularidades da natureza. Estabelecendo-se a organização da experiência em termos de espaço de tempo e de causalidade.
Exemplo: Para que uma criança compreenda o que é uma flor, ela deverá ser conduzida a um jardim, ser ensinada a mexer na terra, a plantar a semente, na esperança de que nasça uma planta e que finalmente a flor apareça. É somente assim que se forma a invariância do conceito, e que a flor fica no interior do sujeito.
O caminho da terapia é o mesmo nas condutas das crianças normais. Deixar a criança passar todas as etapas, a partir da sucção, da apreensão, do puxar, do empurrar, do reunir objetos, do empilhar, do ordenar, separar etc., tudo isto com a ajuda dos jogos especificamente solicitantes em um determinado sentido.
Em primeiro lugar levar a criança a construir os esquemas de ação e coordená-los para que que em seguida levar a construção do real, no sentido d que ela compreenda os limites de suas ações.
Em relação ás propriedades dos objetos e as regularidades da natureza. Podemos por exemplo,mandar a criança colocar um cubo de madeira num recipiente de água, um pedaço de pão e bola de plástico, e pedir-lhe para retirar os objetos e enxugá-los, para que observe os efeitos diferentes que a água produz sobre substâncias diferentes e para notar como sua ação de secar( enxugar) se relaciona com as propriedades das diversas matérias.
Solicitar que a criança despeje água sobre o cimento, terra, madeira, a fim de observar as diferentes consequências.
Fazer que ela sinta em sua própria pele os efeitos do vento, do sol, da água, assim por diante, conforme iniciativa do terapeuta, e se deve ser repetido conforme o necessário.
Favorecer a colocação, a aplicação e a coordenação dos esquemas aos objetos, organizando a experiência de acordo com o tempo, com o espaço e com a causalidade. sobre essa base, elas aprenderão a distinguir o significante do significado e  ordenar seus mundos nas representações. Depois é que as intervenções audiofonológicas tomará sentido, assim como as solicitações em favor da aquisição das noções de conservação, classificação e seriação.
A terapia deverá sempre começar pela observação da natureza, seguida de experimentação. O jogo com crianças tem obtido sucesso, ensinando a criança a observar a natureza e a fazer experiência para compreender as relações que se repetem e que aí se configuram. Depois, a partir das observações e das experimentações, pode se pedir para que relate aquilo que ela viu e realizou, para que cada vez, ela represente melhor o real. Após a conquista do real ela será capaz de distinguir  o real da fantasia.
A terapia consiste em favorecer a evocação das representações do mundo o qual ela vive, transportando o passado recente para o presente. Criar um elo de relações entre elas até que obtenha uma história do próprio discurso.
1- Solicite que estruture o real ao nível das representações;
2- Solicite que efetue classificações e seriações a fim de atingir as operações;
3- Solicite que formule explicações, compreenda o mundo físico e em particular os objetos, anteriormente estruturado ao nível da ação;
4- Trabalhar o mundo da poesia e da música, do mito e do conhecimento científico, o procedimento figurativo do conhecimento é a percepção e a imagem mental sob todos os seus aspectos. By Lully 

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