quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Corpo Humano


Parte das aulas sobre o corpo humano com os alunos da Sala de Recurso Multifuncional.


-Com estas aulas os alunos deverão ser capazes de:Identificar todas as partes do corpo; Conhecer as partes do corpo; Reconhecer os sentidos; Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo.





-Atividades de Psicomotricidade;



-Estimular o raciocínio, a socialização e a atenção através de brincadeiras tais como:
-Ginástica orientada com músicas;
- Pular com o pé direito, esquerdo;

- Arremesso de bola com a mão direita, esquerda;
-Montagem de bonecos com o corpo humano;


ATIVIDADES
Música Os Dedinhos ( Eliana )
Polegares, Polegares, onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, eles se saúdam, e se vão, E se vão Indicadores, Indicadores, onde estão? Aqui estão Dedos médios, Dedos médios, onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, eles se saúdam, e se vão, E se vão Anelares, Anelares, onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, eles se saúdam, e se vão, E se vão Dedos mínimos, Dedos mínimos, onde estão? Aqui estão, Eles se saúdam, eles se saúdam, e se vão, E se vão Todos os dedos, todos os dedos, onde estão? Aqui estão Eles se saúdam, eles se saúdam, ese vão, E se vão O professor deve propiciar atividades diversas de Psicomotricidade:


Pular em um pé som ao ritmo de uma música;



Andar em cima de uma linha traçada no chão com uma bola na mão;



Subir e descer escadas ao ouvir determinados sons;



Engatinhar, saltar, com ritmo ou livremente;



Virar cambalhota com auxílio do professor em um colchonete;



Vestir e desvestir-se, com a roupa pedida, a cada ordem do professor;



Dançar em diferentes ritmos;



Pular entre bambolês;


Imitar animais;


Andar em curvas;



Arremessar e agarrar bolas;


Brincar de Morto-Vivo;


Brincar de Estátua; Brincar de cabra- cega;



Inúmeras outras atividades de acordo com a necessidade dos alunos PODERÃO SEREM TRABALHADAS.



Sugestões de Alguns Jogos de Trabalho com corpo e explorando os sentidos:



1-Caçador de tartarugas: Os jogadores dispersam-se pelo pátio: são as tartarugas. Ao sinal, o caçador sai correndo para pegar as tartarugas. Estas evitarão ser apanhadas deitando-se de costas, pernas e braços encolhidos, imitando tartaruga deitada de costas. Enquanto estiverem nesta posição, não poderão ser caçadas. O jogador que for apanhado será eliminado.






2 – Jogo das Cores: Sentados em círculos, os alunos devem aguardar a indicação do professor. Ao indicar uma cor, exemplo: verde – Todos devem sair correndo e tocar em algo da cor indicada.


3 – Me dá um abraço: Os alunos devem estar distantes um do outro. Ao sinal especificado: Três palminhas dadas pelo professor, por exemplo, todos devem correr e encontrar um amigo para abraçar.



4 - Lobos e Carneirinhos: Formação: Traçar no chão duas linhas afastadas cerca de 20 metros uma da outra. As crianças são divididas em dois grupos: lobos e Carneirinhos. Cada grupo se coloca atrás de uma linha. O grupo dos lobos fica de costas para o grupo dos Carneirinhos. Desenvolvimento: Ao sinal do professor, os Carneirinhos saem a caminhar, o mais silenciosamente possível, em direção aos lobos. Quando estiverem bem próximo deles o professor diz: “Cuidado com os lobos”!Estes, então, voltam-se rapidamente em partem em perseguição aos Carneirinhos. Os Carneirinhos apanhados antes de alcançar a linha original (de onde vieram) passam a ser lobos. Na repetição da brincadeira invertem-se os papéis. Sugestão: Antes de proporcionar essa brincadeira, é interessante que se explore o que se sabe e se discuta sobre esses animais: Como são? Quem já viu um carneirinho? Quem já viu um lobo? Onde? Quando? Se viu o que achou do animal? Vamos imitar um lobo? Vamos imitar um carneirinho? Explorar o tema de acordo com o interesse das crianças.








Nenhum comentário:

Postar um comentário