sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Alguns problemas comuns na Escrita



Déficits de Percepção Visual- Crianças com problemas de percepção visual podem ter um histórico de problemas de leitura por causa da dificuldade reconhecimento e discriminação formas, letras e números.Por exemplo,se uma criança não consegue  discriminar com precisão visualmente a letra b da letra d ou dificuldade perceber as semelhanças e diferenças visualmente na grafia.Eles podem ter dificuldade com a formação de letras precisas e a legibilidade de escrita pode ser precária. Por exemplo, eles podem escrever a letra mas não conseguem perceber visualmente o erro durante a atividade de escrever. Quando os déficits em habilidades percepção visual são suspeitos, eles podem ser facilmente identificadas por testes padronizados ou informais.
Déficits em Planejamento e Execução Motor.  pobre planejamento motor e execução é referido como dispraxia. A  definição  dispraxia "incapacidade de aprender ou realizar movimentos voluntários esperada para a idade e / ou de inteligência verbal".
Segundo Ayres, dispraxia é geralmente visto como um problema de saída porque o componente motor é mais observável do que o componente sensorial. No entanto, em sua opinião, dispraxia é a incapacidade de integrar as informações sensoriais e motoras, ao invés de produção apenas motora.

Déficits de Coordenação Viso-motora -Pobre integração viso-motora podem levar a problemas com as atividades motoras finas que dependem fortemente de feedback visual. Estes incluem encaixe, empilhar, enfiar uma agulha, desenhar, pintar, colorir, escrever e recortar. 

A escrita manual é habilidade perceptivo-motora complexa que depende da maturação e integração de uma série de habilidades cognitivas, motoras e perceptivas. A criança com déficits percepção visual, planejamento e execução motora ou coordenação viso-motora deve ser encaminhado para uma avaliação com um profissional especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário