MINHA CASA, MEU CANTINHO!
OBJETIVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade
Identificar a finalidade e funções da leitura, em função reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifesta por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por pessoas da comunidade extra-escola;
Realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão;
Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
Dominar convenções gráficas;
Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros;
Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA
Compreensão de ações, valores, procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado.
|
Integração e participação ativa na cultura escrita pela ampliação de convivência e do conhecimento da língua escrita.
|
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO
Identificação: do gênero; finalidade; do suporte;
ORALIDADE
Planejamento da fala considerando o objetivo de quem fala, expectativa e disposições de quem ouve, ambiente em que a fala acontecerá;
Ouvir com atenção e compreensão
PRODUÇÃO DE TEXTO
Reconhecimento sobre a finalidade/função de textos de diferentes gêneros;
Domínio das regularidades e irregularidades ortográficas.
ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO LINGUÍSTICA (GRAMÁTICA)
Emprego da letra maiúscula nos nomes próprios e inicio de frase;
Utilização de regras ortográficas básicas de escrita e de regras de pontuação (interrogação, exclamação, ponto final);
Organização do próprio texto de acordo com as convenções de escrita (parágrafo, margem, título, noções básicas de pontuação).
OBJETIVOS DE MATEMÁTICA
Resolver situações-problema que envolva diferentes significados das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais, por meio de estratégias não convencionais ou convencionais de cálculo;
Descrever a localização e a movimentação de pessoas e objetos no espaço;
Ler e interpretar tabelas e gráficos
CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Utilização das regras do Sistema de Numeração Decimal para interpretar, comparar e ordenar quantidades por meio de seus registros nesse sistema;
ESPAÇO E FORMA
Interpretação e representação da posição de um objeto a partir da análise de malhas, planas ou mapas;
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Coleta e organização de dados em tabelas e gráficos.
OBJETIVOS DE GEOGRAFIA
Reconhecer diferentes tipos de moradia humana;
Valorizar a importância da moradia;
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
Meio ambiente e sustentabilidade;
Organização do Espaço Geográfico;
Representação simbólica.
OBJETIVOS DE ARTES
Proporcionar ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma.
CONTEÚDOS DE ARTES
O ser humano como produtor de arte;
Esculturas bidimensionais e tridimensionais
RECURSOS DIDÁTICOS
ü O livro: Os três porquinhos e a Casinha do Tatu
ü Filme: Os três porquinhos
ü Fotos, gravuras;
ü Televisão;
ü Lápis, pincéis, giz, etc.;
ü Cartolinas, papel 40, etc.;
ü Jornais, revistas;
ü Pesquisa de campo;
ü Exercícios variados;
ü Tintas guache, canudos;
ü Palitos de picolé, fósforos, etc.
ü Caixas de vários tamanhos
ü Aulas passeios, etc.
ESTRUTURA DO PROJETO
1ª Etapa
Levante os conhecimentos prévios dos alunos sobre moradias, com indagações:
ü Qual a função da casa onde moramos?
ü De que ela é feita?
ü Existem outros tipos de casa? Quais?
ü Todos os seres humanos têm casa? Etc.
Exiba do filme Os três porquinhos, seguido de conversa sobre as casas que apareceram no filme e seus materiais de construção.
Proponha a produção de desenho sobre a história do filme com elaboração de frase sobre a importância da moradia, e em seguida, exponha no mural da sala de aula.
Realize uma leitura deleite do livro a casinha do Tatu
2ª Etapa
Exiba fotos de casas de vários formatos e materiais de construção distintos no centro da sala, para que as crianças observem e digam sobre o que elas pensam quando veem essas gravuras, alimente a discussão para que os alunos exponham o máximo de informações possíveis.
ü O que aparece nas fotos?
ü De que são feitas?
ü Porque tantas diferenças entre elas?
ü Vocês já viram casas assim?
Escreva em cartaz as informações que as crianças ditarem e exponha juntamente com as gravuras em sala.
Entregue uma lista com materiais de construção com erros ortográficos e peça que transcrevam com ortografia correta cada item da lista.
3ª Etapa
Leia os textos informativos: As habitações em outras épocas e Tipos de moradia.
Realize uma pesquisa de observação do entorno da escola para que os alunos visualizem os tipos de moradias existentes, e preencham o quadro da atividade abaixo:
As casas que cercam minha escola
Moradia
| |
Casa
|
Prédio
|
Material de construção
|
Barro
|
Madeira
|
Gelo
|
Tijolo
|
Tamanho
|
Pequena
|
Grande
|
Telhado
|
Brasilite
|
Laje
|
Telha de barro
|
Portas
|
Madeira
|
Alumínio
|
Janelas
|
Madeira
|
Alumínio
|
Cores
|
Azul
|
Vermelho
|
Amarelo
|
Branco
|
Verde
|
Marrom
|
Rosa
|
Divida a turma em grupos e peça que construam um gráfico para cada item pesquisado sobre a moradia. Ex.: As cores que mais aparecem na pintura das casas, etc.
4ª Etapa
Peça aos alunos que descrevam oralmente como é sua casa, de que é feita e as dependências que existe nela;
Proponha a leitura individual e depois compartilhada do texto informativo para ressaltar as informações ditas pelos alunos.
Realize as atividades impressas abaixo a fim de que os alunos relacionem cada móvel ao seu cômodo da casa
Entregue o questionário abaixo para ser respondido individualmente pelos alunos:
a) Onde fica sua casa? Escreva seu endereço.
b) Há quanto tempo você mora nesse lugar?
c) Quantas pessoas moram na casa com você?
d) O que você mais gosta na sua casa?
d) Você gosta da sua moradia? Por quê?
e) Se você pudesse mudar algo em sua casa, o que modificaria?
Peça que os alunos desenhem o itinerário de sua casa até a escola, destacando as casas que chamam sua atenção durante o percurso.
5ª Etapa
Peça os alunos que realizem uma pesquisa em livros e revistas recortando os tipos de casas e confeccionem cartazes com descrições escritas de suas construções;
Forme com os alunos uma roda de conversa sobre a função, diferenças e semelhanças arquitetônicas das casas em cartaz, iniciando uma discussão sobre os fatores econômicos e sociais como determinantes da moradia: - variações de construção - infraestrutura - saneamento básico - iluminação - pavimentação - área de lazer.
Sugira a criação de fichas com tipos de casas e suas características e com representação pictórica para ser usadas como jogo da memória.
6ª Etapa
Peça aos alunos que leiam e relacionem cada item da atividade abaixo:
Sugira uma produção de um texto aos alunos: o que aprenderam sobre moradia.
Escolha um texto reproduza no quadro sem segmentação e proponha a turma que reescreva o texto efetuando a segmentação correta das palavras.
7ª Etapa
Proponha uma roda de adivinhas para os alunos com os tipos de casa e suas dependências. (Prepare adivinhas com os tipos de casa e suas dependências. Ex.: De madeira sou feita, na água fui construída, como me chamo?).
Realize uma oficina com confecção de casas e do mobiliário com caixas de diversos formatos, por meio do trabalho com papietagem, as atividades devem ser realizadas em momentos diferentes (início e final da aula);
Obs.: (papietagem consiste em colar papel sobre papel, formando camadas sobrepostas aplicadas sobre uma superfície dura).
Exemplos de mobiliário:
Exposição das casas e mobiliários confeccionados.
AVALIAÇÃO
A avaliação do ensino e aprendizagem será contínua, levando em consideração a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades e o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos durante o período do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário